Agricultores flutuam em barquinhos de madeira no canal de Satla Union, em Bangladesh, para colher delicados e vibrantes flores de lótus cor-de-rosa, também conhecidos como nenúfares, ninfas ou lírios aquáticos. As flores só desabrocham em um horário específico durante as enchentes sazonais, que vão de agosto a novembro no país asiático.
Habitantes locais trabalham desde muito cedo, das 6 às 8 horas, no canal. Vestem-se com blusa de manga longa e chapéu feito à mão para proteger o corpo e a cabeça do intenso calor do sol. Cada flor é cuidadosamente colhida e armazenada dentro do barquinho de madeira para, em seguida, ser vendida no mercado local enquanto ainda está fresca.
As ninfas rosas brilhantes são usadas para decoração e para fazer chá. Seus talos são comestíveis e podem ser consumidos crus, com pasta fermentada ou molho refogado, ou cozidos, em sopas azedas e hotpots. Os nenúfares ajudam os habitantes locais a obter um rendimento adicional, especialmente durante a época das cheias, que atinge o seu pico em outubro.
Daniela Giorno é diretora de arte de Oeste e, a cada edição, seleciona uma fotografia relevante na semana. São imagens esteticamente interessantes, clássicas ou que simplesmente merecem ser vistas, revistas ou conhecidas.
Essa seção é literalmente um bálsamo nesse mundo desconcertado
Obrigada pela mensagem, Silas! Abraços