A E6, uma importante autoestrada que liga o sul da Suécia à Noruega, foi gravemente atingida por um deslizamento de terra no último sábado, 23. O acidente ocorreu nos arredores de Stenungsund, na costa oeste sueca, a cerca de 50 quilômetros ao norte de Gotemburgo, segunda maior cidade do país.
O deslizamento provocou vários metros de deslocamento na rodovia, deixando-a totalmente destruída nos dois sentidos, além de danificar diversos edifícios próximos. Três pessoas ficaram feridas quando seus carros caíram no vão que se abriu no asfalto.
O foco principal agora é compreender o que aconteceu. Jornais suecos informam que os acontecimentos estão sendo investigados como crime ambiental, e alguns órgãos de imprensa foram rápidos em atribuir o deslizamento às “mudanças climáticas”. No entanto, indícios apontam para uma deficiência no plano de construção — o município teria deixado de checar adequadamente as escavações. Há, ainda, suspeitas de que uma falha no aterro sanitário pode ter desencadeado a destruição da rodovia.
Existe uma pressão para reabrir a autoestrada o mais rápido possível. A Administração Sueca de Transportes estima que serão necessários “muitos meses” para a restauração da E6.
🔴 Läs min ledare om jordskredet i Stenungsund: "Vänstern är så desperata att klimathetsa"
— Kent Ekeroth (@kentekeroth) September 27, 2023
De hoppades att raset skulle bero på "klimatförändring"https://t.co/AZmw8RvlJq
Daniela Giorno é diretora de arte de Oeste e, a cada edição, seleciona uma fotografia relevante na semana. São imagens esteticamente interessantes, clássicas ou que simplesmente merecem ser vistas, revistas ou conhecidas.
Leia também “Céu colorido na Inglaterra”