Há 33 anos, o coronel Cássio Araújo de Freitas trabalha na Polícia de São Paulo. Agora, toda essa experiência é aplicada no comando estadual da corporação. Sob sua gerência estão 80 mil policiais militares.
“O bom serviço público é quando o cidadão nem percebe que está sendo servido, de tão certo que deu o planejamento”, disse o coronel em entrevista ao programa Papo com Ela e Dagô. “O bom policial é o que tem emoção, o que vibra, o que corre riscos para ajudar as pessoas.”
Freitas falou sobre a quantidade de furtos e roubos de celulares no Estado e afirmou que os aparelhos são revendidos, inclusive em países como Bolívia e Venezuela, e até mesmo na África. O coronel reforçou a importância de a vítima fazer o boletim de ocorrência para que seja possível mapear os crimes. Também deu dicas para evitar ser alvo de ladrões.
Para o comandante da PM, o uso da tecnologia é fundamental no controle de grandes eventos. Como exemplos, Freitas citou o uso de drones no Carnaval e em jogos de futebol. O mesmo equipamento é usado para sobrevoar a região da cracolândia, no centro da capital paulista.
O coronel revelou também como é a atuação de policiais à paisana, infiltrados entre civis para trabalhar em conjunto com colegas fardados. Em manifestações, a ordem é ter cautela, não utilizar armas de fogo, trabalhar com instrumentos alternativos e separar brigas.
Sobre as saidinhas temporárias, ele acredita que não são boas para a sociedade. “Há uma relação direta entre as saidinhas e os crimes violentos”, conta. “O criminoso sai, comete o crime e volta para a prisão.”
Apresentado por Adriana Reid e Dagomir Marquezi, o Papo com Ela e Dagô vai ao ar todas as quartas-feiras, às 20h30, nos canais da Revista Oeste e da Umbrella Mídia, no YouTube.
Leia também “Meu tigre come 15 quilos de carne por dia”