Um dos raros historiadores que não são de esquerda e um ilustrador brasileiro que fez sucesso na Marvel desenhando o Hulk. Essa dupla inusitada formada por Laudelino Lima e Joe Bennett foi a convidada desta semana do programa Papo com Ela e Dagô.
Lima e Bennett estão trabalhando numa parceria para contar a vida de Dom Pedro I numa história em quadrinhos de 250 páginas organizadas em cinco volumes. Lima começou o projeto durante as comemorações dos 200 anos de Independência do Brasil, quando ficou indignado com a leviandade com que os fatos eram tratados por professores e especialistas militantes.
Por dois anos, ele pesquisou publicações dos séculos 19 e 20 e montou uma linha do tempo com mais de 1,3 mil fatos relacionados a Dom Pedro I e ao processo de Independência. Só depois Lima convidou Bennett para o grande projeto. Os dois analisaram uma cena específica em que freiras carmelitas são levadas à guilhotina durante a Revolução Francesa (fato que acabou levando à Independência do Brasil).
Joe Bennett é o nome artístico do paraense Benedito José Nascimento. Na entrevista, ele conta também que foi cancelado na Marvel por causa de uma perseguição política fútil. Ele é conhecido no mundo inteiro por sua série Hulk Imortal.
Apresentado por Adriana Reid e Dagomir Marquezi, o Papo com Ela e Dagô vai ao ar todas as quartas-feiras, às 20h30, nos canais da Revista Oeste e da Umbrella Mídia, no YouTube.
Leia também “Há uma relação direta entre as saidinhas e os crimes violentos”
Entrevista maravilhosa, informativa, didática, tudo de melhor com dois profissionais de primeira. Excelente! Parabéns!
Interessante.
Vai ser uma visão interessante da vida de D. Pedro I desmistificando um monte de asneiras que se tem publicado sobre ele. No Brasil a sua melhor biografia foi escrita em 3 volumes por Octavio Tarquínio de Souza. Só como lembrete, sou também historiador, brasileiro, Mestre e doutorando pela Faculdade de Letras da Universidade de Lisboa. E sou de direita. Me inclua na lista das exceções.
Este programa foi alguma coisa excepcional. Chamou a minha atenção para a nossa verdadeira história. Estou aguardando a publicação desse livro. Parabéns aos autores.