Se o Congresso engolir a indicação de Flávio Dino, a audaciosa demonstração de covardia vai apenas reiterar que, no Brasil, o que está péssimo sempre pode piorar. Mas a composição do Supremo Tribunal Federal não precisou ser reforçada por um comunista maranhense desprovido de notório saber jurídico e ilibada reputação para assumir a liderança do ranking das mais vergonhosas desde o nascimento do Pretório Excelso. Para isso bastou o desempenho da gaúcha Rosa Weber, ocupante até recentemente da vaga ainda sem dona. Mesmo um Flávio Dino terá de dar duro para merecer o lugar que foi da ministra que enxergou nas depredações ocorridas em 8 de janeiro a versão moderna do ataque militar japonês à base norte-americana de Pearl Harbor.
A criadora do Dia da Infâmia à brasileira fez bonito num timaço. É o que berram as capivaras em miniatura dos dez parceiros de Rosa Weber, relacionados pelo critério de antiguidade no Egrégio Plenário. Confira:
Gilmar Mendes: Escolhido pelo presidente Fernando Henrique Cardoso, estreou em junho de 2002 e tem emprego garantido até 2030. Joga nas 11. Decano desde o ano passado, é também o chefe supremo da bancada majoritária, ministro da guerra contra a Constituição e o equilíbrio dos Poderes, porta-voz da Corte em momentos de crise brava, conselheiro dos hesitantes, diretor do departamento de conversões, técnico e capitão do Timão da Toga, organizador de seminários no exterior e gerente da usina de habeas corpus para culpados.
Cármen Lúcia: Indicada por Lula, chegou em junho de 2006 e só sairá em 2029. A performance da ministra é dividida em três fases. Na primeira, ouvia conselhos do pai em conversas telefônicas diárias e decidia com sensatez. Com a orfandade, passou a consultar Celso de Mello e a acompanhar o voto do então decano. Com a aposentadoria do Pavão de Tatuí, tornou-se a discípula mais esforçada de Gilmar Mendes. Na primeira fase, era favorável à prisão depois da condenação em segunda instância. Agora é contra. Aconselhada pelo pai, virou manchete com a frase “cala a boca já morreu”. Instruída por Gilmar, aprovou a censura com prazo de validade.
Dias Toffoli: Nomeado por Lula, assumiu em outubro de 2009 a vaga que será reaberta em 2042. Reprovado duas vezes no concurso de ingresso na magistratura paulista, achou melhor fazer carreira no PT. Foi assessor de José Dirceu, advogado do PT, advogado de Lula e chefe da Advocacia-Geral da União. Em seus dois primeiros anos no STF, colegas mais velhos usavam o codinome “Estagiário” para referir-se ao novato. Manuscritos recentes avisam que vai aposentar-se sem ter conseguido virar juiz.
Luiz Fux: Escolhido por Dilma Rousseff, entrou em 3 de março de 2011 e ficará no emprego até 2028. Único magistrado por concurso do STF, tocar guitarra tornou-se seu hobby quando era juiz de Direito no interior fluminense. Pela silenciosa performance dos últimos quatro anos, o aplicado guitarrista transformou em hobby o julgamento de processos no Supremo.
Luís Roberto Barroso: Indicado por Dilma, chegou em junho de 2013 à Corte que deixará em 2033. Atual presidente do STF, protagonizou em março de 2018 um instrutivo bate-boca com Gilmar Mendes. Acusado de “dar uma de esperto”, Barroso foi à réplica: “Você é uma pessoa horrível. A mistura do mal com o atraso e pitadas de psicopatia”. As batalhas contra Jair Bolsonaro encerraram a desavença. Na festa de posse de Barroso, ambos foram fofos. “A história de Vossa Excelência é lastro seguro de dignidade”, afagou Gilmar. “Guardarei no coração essas palavras dirigidas a mim”, derreteu-se Barroso. Essa troca de carícias verbais prova que o antigo tribunal virou partido. Muitos juízes de verdade optaram pela ruptura definitiva depois de gravemente ofendidos. Políticos togados só não se reconciliam com manés perdedores e gente que amola.
Edson Fachin: Premiado por Dilma, está no STF desde junho de 2015 e vai aposentar-se em 2033. Chegou ao tribunal por ter sido cabo eleitoral no Paraná da madrinha candidata à reeleição. Admirador juramentado do MST e simpatizante confesso do marxismo-leninismo, fingiu durante dois anos que apoiava a Operação Lava Jato. Rasgou a fantasia ao anular todas as bandalheiras cometidas por Lula com uma vigarice de assustar qualquer rábula: o ex-presidente presidiário só poderia ser julgado em Brasília, nunca em Curitiba. O inventor da Lei do CEP também esbanjou criatividade em sua passagem pelo Tribunal Superior Eleitoral. Foi ele quem descobriu, por exemplo, que a maior produtora de fake news destinada a brasileiros é a Macedônia do Norte.
Alexandre de Moraes: Nomeado por Michel Temer, chegou ao Supremo em março de 2017 e pretende continuar acampado por lá até 2043. Entre o dia da posse e janeiro de 2019, pensou no que fazer. Há mais de quatro anos anda fazendo o exato contrário do que ensinou nas aulas de Direito Constitucional e reiterou numa pilha de livros sobre Direito Constitucional. Numa sequência de assombrar o mais audacioso chicaneiro, recriou o preso político, o exilado político e o perseguido político. Sem pausas para tomar fôlego, inventou o inquérito secreto em que o próprio ministro figura como réu, delegado, promotor, juiz e julgador de recursos, o flagrante perpétuo, a prisão preventiva sem prazo para acabar, a prisão provisória sem prazo de validade, a captura por rebanho, o julgamento por atacado, a condenação sem sentença, a meia-liberdade, o réu sem direito a advogado, o Programa Nacional de Distribuição de Tornozeleiras Eletrônicas e a multa com cinco zeros, fora o resto. No momento, usa o que lhe resta de imaginação para explicar a morte sem julgamento de Cleriston Pereira da Cunha, impedido pela permanência na cadeia de tratar doenças crônicas letais.
Nunes Marques: Indicado por Jair Bolsonaro, chegou ao STF em novembro de 2020 e vai sair em 2047. Já teve um almoço reservado com Lula. A dupla informou que a conversa foi bastante cordial. Almoços, jantares e conversas do gênero serão reprisados nos próximos 24 anos com a bancada majoritária no STF. Nunes Marques vai deixando claro que não tem vocação para discordar de quem manda.
André Mendonça: Nomeado por Jair Bolsonaro, instalou-se na Corte em dezembro de 2021 e ali ficará até 2047. Chegou lá com a imagem de “terrivelmente evangélico”. Evangélico Mendonça é, mas nada tem de terrível. Parecia disposto a enfrentar a feroz bancada liderada por Gilmar Mendes. Ao julgar outro pedido de habeas corpus encaminhado por Cleriston Pereira da Cunha, formalizou a rendição. Além de negar-se a salvar o condenado à morte, Mendonça fez questão de remeter a Moraes uma cópia da decisão repulsiva.
Cristiano Zanin: Nomeado por Lula em agosto deste ano, tem emprego garantido até a aposentadoria em 2050. O currículo do calouro Zanin se limita a duas anotações relevantes. Primeira: ele foi o principal advogado de Lula. Segunda: Gilmar Mendes achou tão comovente o esforço do jovem doutor que, numa sessão do Supremo, fez questão de homenageá-lo com outra invenção — o choro convulsivo sem lágrimas.
Entrosamento é o que não falta ao Timão da Toga. O problema é a plateia. Se é que existem, seus torcedores nunca aplaudem os craques que, quando dão as caras em qualquer rua de qualquer país, são invariavelmente hostilizados por quem os reconhece. As coisas pioraram com a morte de Cleriston. A imensa torcida adversária perdeu o medo de manifestar-se nas ruas. E tem tudo para indignar-se mais ainda caso entre em campo um Flávio Dino. É um campeão de impopularidade. E está irremediavelmente fora de forma.
Leia também “Um morto assombra o Supremo”
Sinceramente, uma Suprema Corte que não vale o que a gata enterra! Uma vergonha!
Será que esse Timaço tem TORCIDA ?
Nós precisamos de inimigos perante essa corte ? Não . Como é bom ler seus artigos querido Augusto Nunes !
sem torcedores, sem honra, sem escrúpulos… time deprimente… vergonhoso…
O Brasil está vivendo um pesadelo de horrores com inédita indecência de alto a baixo !!!
Parabéns Sr. Augusto Nunes, pelo brilhante texto !!
Maior lástima é o governo Bolsonaro não ter fechado o congresso por um tempo até frear o “Centrão” e sumir com os comunistas, deposto os bandidos fantasiados de togados do STF, colocado juízes sensatos no STF que estaria vazio, feito uma nova constituição, alterando a forma que ministros do STF são escolhidos, não ter criado o referendo popular e, por fim, ter libertado o Brasil dos crápulas. Extrema lástima.
Augusto Nunes rasga o verbo nas suas ironias ao Clube dos Cafajestes.
Este timaço que ficará registrado como o pior na história jurídica deste país tupiniquim só alcançou esta glória por omissão ou medo do Poder Legislativo.
Os presidentes das duas casas, especialmente o Rodrigão, que sonhava em ser o centro avante rompedor e que ocupa a presidência do Senado e do Congresso, estão a serviço do consórcio STF/PT/TSE.
A luz no fim do túnel, e se não fecharem o túnel, é o retorno do povo nas ocupações de ruas e avenidas do país para como dito na Operação Lava Jato, “estancar” a sangria do STF a Constituição Federal e todos os ritos jurídicos consagrados nas democracias de verdade.
PIOR COMPOSIÇÃO DO STF DA HISTORIA JURIDICA DO BRASIL !!!!.
ESTAMOS NUMA ENCRUZILHADA O POVO NECESSITA DECIDIR SE ESTA CORTE É NECESSARIA !!!
POIS NÃO EXECUTA SUAS OBRIGAÇÕES CONSTITUCIONAIS E AINDA É POLITICA, ONDE UM MINISTRO DIZ QUE DERROTAMOS O BOLSONARO NUMA ELEIÇÃO, E ATÉ É CRIADORA DE LEIS E PORTARIA QUE SÃO ATIVIDADES DE QUEM FOI ELEITO PELO – PORQUE NA DEMOCRACIA O PODER EMANA DO POVO.
ESTAMOS NUMA DEMOCRACIA RELATIVA !!!!!
Nenhum deles merece estar no STF. Uma mistura de politicagem com amadorismo e desrespeito completo pela Constituição e pela população do País. Virou uma espécie de ditador com 11 cabeças diferentes de costas para o País. O STF do Brasil é parecido com o Brasil do Lula. Um completo fracasso em resultados e valores. Mais uma instituição que só presta desserviços para a população. Pobre Brasil, e olha que não estamos considerando a existência do “Bozo Mito” ou de um suposto golpe imaginário feito sem armas.
Descreveu bem o time da vergonha.
Talvez esse time satânico tenha um torcedor enrustido: Rodrigo Pacheco.
Esse queria participar do time….mas por enquanto vai ficar de fora. E com a graça de Deus vai ficar de fora do governo de Minas também.
Ficha corrida da quadrilha. Só dou desconto, e ainda aguardo para ver, Nunes Marques e Andre Mendonca.
Eu era torcedor do Íbis, mas muito decepcionado com o medíocre desempenho do mesmo, comecei a ver com com bons olhos o STF Futebol Clube, que ao meu ver tem um ótimo esquadrão capitaneado por Giba, um ataque invejável com Veludo, Careca e Farofa e com a nova contratação de Piolho e ainda mais, seus dirigentes correm atras de um ponta esquerda para dar mais apoio ao meia Bigode. Diz a crônica esportiva especializada que pode ser Jamanta. Adeus Íbis.
Muito bom! Rir pra não chorar…
vocês são ingênuos… com Dino estaremos a mercê da pena de morte e prisão perpétua ligalizada, pois já existe de fato. Dino está vestindo uma fantasia de carnaval que logo-logo jogará no lixo. Sua alma está voltada para q cartilha de Stalin, a organização da Gestapo e o mundo dos por~es da KGB. O pessoal está preparando terredo para perseguições políticas mais avançadas e destruidores. Jà estão mostrando os dentes na questão dos judeus que para Dino e parte do STF devem ser destruídos plenamente como seus irmãos cristãos. Com estte coquetel identitário ideológico passarão a perseguir os tais de bolsonaristas que podem não ser bolsonaristas e simplesmente contra o PT, o comunismo ou a ditadura do judiciário. A Globo e seus companheiros de mídia farão o papel de propaganda e de reportagens mostrando onde estão os brasileiros que pretendem atos antidemocráticos, como votar e eleições limpas.
Caro Augusto Nunes, você simplesmente se superou. Parabéns
Sr. Augusto Nunes, parabéns pelo excelente artigo !!
Desejo que algum historiador, inclua este texto nos livros de história deste gigante adormecido, que infelizmente tem um congresso (minúsculo mesmo), em letargia e coma profundo na UTI, do faz de conta que funciona.
Pobre Brasil, você não merece isso !!!
Simplesmente sensacional seu artigo! É deplorável saber que neste time o “tal notório saber jurídico” é igual ao Brasil “um país do faz de contas”! Enquanto o parlamento não assumir o protagonismo para o qual foram eleitos, tudo permanecerá estático. O que o parlamento está esperando para assumir este protagonismo?
Excelente texto. Só faltam para completar o timaço o goleiro Bruno, Daniel Alves e Robinho!!!
Este timaço tem o empregão mais garantido do que as estrelas do futebol nas arábias que tem de correr atrás de boladas sob um sol escaldante mais forte que o sol de Brasília
Master, IT’S amazing, fantastic and MARVEL!!! Opening my MIND. QSL TKsss Att.
Grande Augusto Nunes, sempre cirúrgico, maravilhoso e necessário. Texto brilhante
Me deu um mal estar tremendo ver até quando essas criaturas vão permanecer no Supremo. Inaceitável, isso tem que ser mudado,
Augusto Nunes é certeiro ao identificar nessa, a mais vergonhosa das composições já vista no STF. Já não disfarçam seu despudor e assumem às claras sua defesa desmedida de persongens da esquerda independentemente da gravidade dos crimes cometidos.
A foto deste time tem de ficar no túnel de acesso ao inferno, lá terão torcedores.
O que todos esses vigaristas possuem em comum, alguns mais do que outros, é o fato de estarem com os pés na cova. Esses despótas continuam tendo que viver no país e mesmo com as medidas de segurança que adotam, mais cedo ou mais tarde também serão vítimas da violência, criminalidade e caos que ajudaram criar.
Quem seria o “treinador”desse time horrendo? Não vejo outro, o próprio Satã!
Personagens de um circo de horrores.
Ah, Augusto, que tristeza. Fico pensando que, mesmo se o Dino for barrado, nada melhor virá no lugar.
Oh Yara porque não!!! Virá o Bessias, lembra dele?? A escolha é difícil ou o roto ou o remendado é essa a herança de Lula para o Brasil. Dando outro pitaco no seu comentário penso que o Dino não será barrado por um congresso já velho conhecido nosso.
Que time patético! Vassalagem, venalidade, corrupção, lodo ( a rodo) e por aí vai….Que tristeza!
Texto, impecável Mestre Augusto Nunes, time dos horrores .Uma Suprema Corte para enterrar qualquer país. Lamentamos ter um Senado omisso e covarde , capaz de aprovar um comunista, cínico, mentiroso ,arrogante, cerceador da liberdade com uma ficha corrida de assustar qualquer um.
Senado Federal que vergonha. O eleitor não esquecerá de todos que aprovarem o traste do Dino.
time dos `desacovardados`( é só assistir as opiniões antigas, quando ‘estavam acovardados’) pelo Zé D(aniel), com uma ajudinha essencial dos PCC’s (o daqui e o do outro lado do mundo), e que é homem de palavra – prometeu em Madrid, e cumpriu que iria ‘tomar o poder’ ( que é muito diferente de ganhar eleições), soltou o ‘encantador de burros’, depois se soltou, e elegeu o ‘ex-chefe’ da época do mensalão através do puxadinho do stf, o tse…afinal, já dizia Stalin, votos não tem a menor importãncia, e sim quem os conta…depois dino planejou e executou o incêndio do Reichstag tupiniquim ( teve o cuidado de assitir de camarote e apagar os vídeos), o Xdão já sabia do plano pois antecipou que ‘tinha muita gente pra prender e multar’, e agora os dois vão ser os chefes ‘supremos’ da versão tupiniquim da gestapo…
esperar o que!!!!!!!!!!!!!!!!!!
Esse time não jogaria a terceira divisão da Liga do Sudão!
Será? Eles iam mudar o regulamente para ser campeão invicto. Gol do adversário não vale e do lado deles qualquer lateral marca 3 gols.
Já que o STF instituiu a pena de morte no Brasil, convém vocês fazerem uma reportagem que mostre quem mais está no corredor da morte.
Esta “escalação ” ao stf de Augusto Nunes é perfeita e me remete ao meu tempo futebol na querida e amada futebol de VARZEA…. POIS ESTES 11….. ESCALADOS
SAO ESCOLHIDOS A DEDOS : NO MOMENTO 9 la vai:
ZE , MANE E GABRIE
DORA ,CAROLA E PISTOLA
HUGO ,SABUGO , E REFUGO ,MEU IRMÃO ,E EU !!!!
Ou seja Augusto com respeito à VÁRZEA esta seria escalacao do stf…. TEMOS rir… e muito
Este time foi escalado pelo saudoso Chico Anisio
Brilhante
composição suprema (já incluso o comuna):
Boca Mole
Faquinha do Mal
Sapo Boi
Cabeça de Ovo
Bruxa de Blair
Atarracado
Crente Cagão
Peruquento
Bambi Star
Doutor Beócio
Engomadinho
O q esperar dessa gente?
Com essas Fichas Corridas todos estão no lugar errado. Pena que não haja um Senado Federal decente para resolver essa ilegalidade. Parabéns Augusto pelo artigo.
Com esse curriculum e essas caras da foto em grupo em que com suas togas de pretinho básico e posse, mais parecem os guardas do castelo de Drácula que os guardiões da Constituição Brasileira. É sobretudo deprimente saber quantos anos mais ficaram no cargo. Tem que parar as infulas dictatoriais desses ministros deprovistos de moral e saber para o alto cargo que ocupan.
Pois é isso, ilustre Augusto Nunes. Esse “timaço”(sic), como você rotulou, não poderia ombrear nem mesmo com o folclórico time do Íbis de Pernambuco.
Como já estamos fartos de saber, são pessoas descompromissadas consigo mesmas em termos de dignidade, descompromissadas em relação à Constituição (e as leis), descompromissadas com a assim chamada Distribuição de Justiça (tarefa magna do Poder Judiciário), descompromissadas com o país.
O único e “inegociável” compromisso que demonstram de maneira saracoteante e ridícula é com o próprio ego, com sua incontrolável necessidade de estar em evidência, de cumprir a agenda totalitária de um governo comunista sem pé nem cabeça, mas que está aí como se portador de cabeça e pé.
A FOLHA CORRIDA dos excelentíssimos ministros fala por si só: ministrinhos. Despachantes de Luxo? Juristas de Aluguel? quem sabe. Somente o tempo responderá. Pior será se o escorregadino chegar lá.
Grande Mestre Augusto Nunes!
Linda síntese das qualificações dos integrantes da Seleção Teratológica Judicial do brasil. Lembro-me com frequência das palavra do grande poeta e patriota Olavo Bilac quando escreveu “criança, ama com fé e orgulho a terra em que nasceste; criança! não verás nenhum país como este”. Lembro-me desses versos, porque o grande poeta e patriota acertou que jamais se veria um país como este. Pena que, ao escrever, ele via um Brasil que era o exato inverso do que este país é hoje.
Parabéns mestre Augusto Nunes !
E o Lula é o ” cartola ” do time.
A ficha corrida dos ministros é explicativa, nada a acrescentar. Saiu Rosa Weber e entra Dino.Como disse Augusto, um time sem torcida do povo não pode durar.A decadência dessa corte de justiça que não obedece a Constituição chegou ao nível mais baixo do Brasil. Mas a resistência existe e veio para ficar. Parabéns Revista Oeste.
Irremediavelmente fora de forma kkkkk… matou a pau Augusto.
Opa, nesse caso o Brasil da decência não perde nada..sai uma nulidade e assume outra..Parabéns pela reportagem mestre Augusto Nunes..você é o nosso guia, aliás toda a equipe da Oeste.. pra cima.