O PT está em guerra interna, e o ministro Fernando Haddad é alvo de “fogo amigo”. Ao menos é isso que o próprio PT, com a ajuda de quase toda a imprensa, quer que pensemos. O ministro da Economia está “ortodoxo” demais, ou “austericida”, nos termos petistas. Já é basicamente um “neoliberal”, alguém que sucumbiu ao “mercado”. Olhamos aquele incompetente prefeito paulista, autor de uma tese em defesa do socialismo, mas vemos Armínio Fraga, Pedro Malan, quiçá Paulo Guedes!
Quem cai nessa ladainha? Não duvido de disputa interna, claro. Lula não é eterno, e o PT nunca foi capaz de produzir outra liderança. A turma de Gleisi Hoffmann vai fritar Haddad de olho no espólio político. Mas daí a acreditar num verdadeiro racha, numa real disputa por visões essenciais de mundo, vai uma longa distância. É preciso ser ingênuo demais para enxergar Haddad como um defensor da responsabilidade fiscal contra um PT raiz hostil ao mercado.
Por que Haddad virou ministro, em primeiro lugar? Foi por mérito próprio, por histórico de resultados, por experiência na área? Claro que não! Haddad é o poste de Lula, apagado sem o chefe decidir jogar alguma luz. Ele foi escolhido justamente por ser uma sombra do líder petista, por não ter força própria. A mídia tucana tenta criar o Haddad independente, ortodoxo, sensível aos anseios do “mercado”, mas crer nisso é algo bem absurdo. Especialmente para quem já conhece o modus operandi da esquerda.
A estratégia das tesouras sempre foi utilizada pela esquerda. Por quanto tempo o PSDB não foi vendido pela imprensa como oposição liberal ao PT, como um partido… de direita?! Mas esse teatro não cola mais depois do advento das redes sociais e de uma verdadeira direita, que vem sendo perseguida de forma implacável pelo sistema podre e carcomido, pelo consórcio tucanopetista. O intuito do teatro é jogar a janela de Overton cada vez mais para a esquerda, até um ultrarradical como Guilherme Boulos ser visto como um esquerdista moderado, enquanto um esquerdista radical feito José Serra (ou o próprio Haddad) ser tratado como de direita.
Quem vê cara não vê coração — e no coração de Haddad corre o sangue vermelho do socialismo
Com esse contexto em mente fica mais fácil identificar o show patético em curso no país, que quase toda a velha imprensa tenta empurrar para o público. Haddad é o corajoso defensor da responsabilidade fiscal lutando bravamente contra uma ala mais radical e obsoleta do PT. Haddad, o fiador do mercado! Haddad, uma espécie de Paulo Guedes com uma “face social”. Pinta de tucano ele sempre teve — e por isso mesmo era o petista escolhido para disputar votos das elites paulistanas. Mas quem vê cara não vê coração — e no coração de Haddad corre o sangue vermelho do socialismo.
Teatro chinfrim
É incrível como o brasileiro, ao menos aquele que assiste à GloboNews, cai fácil em truques tão baratos. Notem como a indicação de um comunista para o STF passou como algo banal, com a imprensa normalizando ou tratando como brincadeira a confissão de Lula, todo feliz, por ter conseguido colocar um companheiro de luta comunista na Suprema Corte. Extremista só Bolsonaro, só a direita, não é mesmo?
Enquanto isso, o projeto totalitário de poder do Foro de São Paulo continua avançando. E os tucanos do “mercado” continuam discutindo baboseiras, tomando o partido de Haddad na “disputa interna” do PT, que é controlado de forma centralizada por Lula há décadas. Quando os petistas olham as reações dos “liberais” tucanos, caindo feito patinhos nesse teatro chinfrim, eles devem morrer de rir…
Leia também “Narrativas patéticas”
O desserviço do conglomerado Globo é o maio problema.
Que vergonha ter sido tucano desde a fundação do partido até 2019, ano que se revelaram os maus caráter FHC, DORIA, JEREISSATI, SERRA e recentemente ALCKIMIN. Que plano diabólico traçaram para derrotar o bolsonarismo, que reconstruiu este pais, com competentes ministério e apoio popular mesmo tendo sofrido 2 anos de pandemia e com primeiro ano 2019 de boicote parlamentar. Enfim, a Argentina e os EEUU devem revigorar a centro direita na América e voltaremos a reconstruir nosso pais.
Concordo. A quadrilha petista é capaz de tudo, inclusivo simular disputa interna.
Nunca foi tão verdadeiro o que este brilhante texto diz. Lembro com pesar, o estúpido aqui, acreditar no PSDB. Muito triste!
Não fique tão triste. Qual era a alternativa ao PT na época?
ESTAMOS FALANDO DO PLANO BASEADO (OU MESMO IGUAL) AO DA CARTILHA DE ANTONIO GRAMSCI. O QUE EU NÃO CONSIGO ENTENDER É O PORQUE TODOS ACEITARAM UMA DERROTA DE BOLSONARO NAS URNAS QUANDO TODOS SABEM QUE ISSO NÃO OCORREU!
Muito obrigada, Rodrigo. Aonde dói muito é pensarem e nos tratarem como se fôssemos idiotas….. ninguém percebe nada! Eles simulam rachas internos para amenizar a perseguição à direita. Grata pela coragem de externar o q sentimos.
Sim, concordo. No coração de Haddad corre o sangue vermelho do socialismo, e, debaixo daquele crânio bem provido de cabelos, há uma massa encefálica que não é cinza, é marrom.
São todos farinha do mesmo saco do mesmo saco.
O zero experiência e ignorante Haddad, logo após a morte do Luladrão logo em breve pois ja esta com o pé na cova, ele desaparece como um passe de mágica.
A razão obedece a si mesma; mas a ignorância se submete a tudo o que lhe é ditado.
zero experiência? imagina, o poste fez dois meses num curso de economia,,,,,,
E passou colando, confessou o poste.
Muito bom Constantino, Haddad é e será um eterno poste do Lula, obviamente eterno com prazo definido para terminar (soa meio incoerente)…..Lula gosta desse teatro que ocorre entre seus seguidores, para dar a impressão que seu governo adota o sistema de debates para melhorar o entorno. Pura demagogia. Tão hipócritas quanto os petistas são os tucanos, que o diga o campeão deles Geraldo Alckmin e depois por tabela Fernando Henrique e outros….
O Fernando Rico Escamoso, é o pior deles, porque é o pai intelectual de todos eles .Poucos fizeram tão mal ao País quanto ele. Ratificou tratados que condenaram o Brasil à eterna subserviência. Tem uma biografia tão suja que nenhum crápula com pós graduação pode tentar igualar.
Esses caras todos do PT são ladrões de carteirinha. Pergunta ao MP de São Paulo quem é Haddad, quando passou 4 anos na prefeitura
33 processos por improbidade e enriquecimento ilícito.
Haddad no círculo dos economistas competentes é uma piada de mal gosto. Gosta de acordar tarde e tocar violão para seu grupo da Vila Madalena.Aqui em São Paulo, criou muitas ciclovias que jamais foram usadas pelos paulistanos,ficaram desbotadascom o tempo.Incompetencia tem nome :Haddad.
Já brigam agora, imagina como vai ser quando Lula partir desse mundo.