Pular para o conteúdo
publicidade
Foto: Rafael Trafaniuc/Shutterstock
Edição 197

Narrativas patéticas

O Brasil avança a passos largos rumo a um modelo autoritário, quiçá ditatorial, e economicamente falando temos uma única certeza: vem mais imposto por aí

Rodrigo Constantino
-

A semana entre o Natal e o Réveillon acaba ficando um tanto perdida, mas serve para reflexões importantes sobre os rumos da nação. É aquele clima de retrospectiva do que passou e expectativa do que vem pela frente. E, de maneira um tanto resumida, podemos fazer um só prognóstico com bom grau de acurácia: se hoje a coisa está ruim, amanhã estará pior. Não quero soar pessimista nesta época do ano, repleta de esperança, mas é a análise inapelável diante do governo que temos.

Tenho dito desde o começo de 2023 para que ninguém se desespere de uma só vez, pois é mais recomendável diluir o desespero no tempo. Para o brasileiro decente, patriota, trabalhador honesto, o ano foi de uma pancada por dia, de derrota atrás de derrota. O Brasil avança a passos largos rumo a um modelo autoritário, quiçá ditatorial, e economicamente falando temos uma única certeza: vem mais imposto por aí. 

No âmbito moral nem é preciso lembrar: “descondenaram” o corrupto e o colocaram de volta à cena do crime. Quem pode levar a sério algo assim? O amor venceu, o Brasil está de volta, e isso significa, na prática, o retorno das quadrilhas que sempre assaltaram os cofres públicos. As estatais são vistas como vacas leiteiras e cabides de emprego, as máfias sindicais salivam diante da volta do imposto nefasto que alimenta os pelegos, os empreiteiros corruptos foram “perdoados”, tudo conspira contra o povo. 

Ilustração: Jozef Micic/Shutterstock

As instituições estão aparelhadas, os ministros supremos seguem a serviço de um partido, perseguindo seus adversários, e, diante disso tudo, a velha imprensa atua para impor narrativas patéticas, como se o público fosse totalmente idiota. O governo esbanjador vai aumentar impostos? Isso é bom para a economia, diz a militante disfarçada de jornalista. O presidente flerta com as piores ditaduras socialistas do mundo? A democracia foi salva em 2023, mente a blogueira petista disfarçada de jornalista. É tudo muito cínico e cara de pau.

Alexandre de Moraes continua com sua sanha persecutória, punindo manifestantes como se fossem terroristas prontos para um golpe antidemocrático. Em 2024, ele vai atrás dos “financiadores” e dos “influenciadores” de tais atos “golpistas”, pois criou narrativas patéticas e precisa, agora, seguir até o final para “validar” sua tese absurda

Mas a realidade se impõe. As vendas de Natal, por exemplo, foram as piores em três anos, segundo a Serasa. A classe média começa a sentir os efeitos de um governo irresponsável, enquanto é acusada pelo próprio presidente de “consumista” por desejar mais de uma televisão em casa. Não obstante, o governo lulista torra mais de R$ 100 mil só num tapete! Qualquer veículo de comunicação independente estaria apontando para essas incoerências absurdas, mas o jornalismo praticamente morreu, à exceção desta Revista Oeste e um ou outro jornal ou rádio. Está tudo dominado!

Em Macapá, a Polícia Federal abordou manifestantes que protestavam contra Lula. A “polícia do Dino” alegou que algumas pessoas seguravam cartazes com “imputação de crime” ao chefe do Executivo. Durante quatro anos, todo “artista” ficou livre para chamar Bolsonaro de genocida, jogar futebol com uma réplica de sua cabeça à guisa de pelota ou coisa pior. Agora a PF atua a serviço da “causa de Lula”, como se fosse uma guarda particular do líder populista. Exatamente como acontece em toda tirania comunista, vale lembrar. 

Alexandre de Moraes continua com sua sanha persecutória, punindo manifestantes como se fossem terroristas prontos para um golpe antidemocrático. Em 2024, ele vai atrás dos “financiadores” e dos “influenciadores” de tais atos “golpistas”, pois criou narrativas patéticas e precisa, agora, seguir até o final para “validar” sua tese absurda. Tudo aponta para a Venezuela, mas se alguém falar em risco comunista será recebido com risinho de deboche pela mídia corrompida e pelos ministros supremos — a serviço dos comunistas. 

Alexandre de Moraes e Lula | Foto: Ricardo Stuckert/PR

O Brasil tem desanimado bastante, para dizer o mínimo. Mas precisamos manter a esperança. Não há mal que dure para sempre. Para reagir, porém, temos de ser realistas. E o primeiro passo é rejeitar com veemência a turma que finge haver no país um clima de normalidade institucional. São os cúmplices dos corruptos, os comparsas dos comunistas, que repetem as narrativas patéticas: Lula “salvou a democracia”, o STF é o “guardião da Constituição”, e os bolsonaristas representam uma “ameaça golpista”. É tudo tão ridículo que só mesmo a classe jornalística, quase toda prostituída, pode fingir acreditar.

Leia também “República das bananas”

19 comentários
  1. Apolinário de Almeida
    Apolinário de Almeida

    A foto desses dois trastes, que tanto mal fazem ao Brasil ficará na historia. Nem todo o dinheiro do mundo vai compensar para esses dois, quando finalmente tiverem que confrontar com a justiça restabelecida e pagarem o que devem ao povo, ao Estado brasileiro, às famílias dos presos políticos, do Clesão. Todos os atos inconstitucionais que promulgaram, toda perseguição, calunia, injurias e difamações, prisões e torturas psicológicas e humilhação que impuseram aos perseguidos e presos deste sistema ditatorial que tomou de assalto o Estado!

  2. Herbert Gomes Barca
    Herbert Gomes Barca

    mais um excelente artigo Consta !!
    essa é a pura realidade nesse país ?

    “rejeitar com veemência essa turma que finge haver no país um clima de normalidade institucional”

    tô contigo Consta !!!

  3. Candido Andre Sampaio Toledo Cabral
    Candido Andre Sampaio Toledo Cabral

    Exato, Constantino. Assino embaixo sem mudar nenhuma vírgula.

  4. Helio Silva Fialho
    Helio Silva Fialho

    Parabéns, Constantino, pelo excelente e REALISTA artigo! Este é o retrato de um Brasil decadente e açoitado, mais uma vez, pelas tempestades da corrupção e da imoralidade.

  5. José Luís da Silva Bastos
    José Luís da Silva Bastos

    Até quando um STF de advogados vai cometer estes absurdos?

  6. Elimar Littig Klippel
    Elimar Littig Klippel

    Esta galera do poder temporal acha que somos imbecis. Eu queria pressa, mas é preciso ser resilientes quanto a tudo que está acontecendo com o Brasil. É difícil…, mas a minha esperança está naquele que tem Todo o Poder, nos céus e na terra. Creio que a seu tempo tudo será resolvido.

  7. Frederico Oliveira dos Santos Melo
    Frederico Oliveira dos Santos Melo

    Análise perfeita! Feliz ano novo, Constantino!

  8. Ana Kazan
    Ana Kazan

    Rodrigo, muito obrigada pelo seu texto. Voce nunca decepciona. Esta muito difícil viver nessa matrix empurrada goela abaixo de “estado democratico de direito”, manutencao da democracia, e combate aos fascistas, entre tantas, tantas, tantas outras supostas “verdades”. Como voce mesmo disse: nós não somos idiotas!

  9. Antonio Carlos Neves
    Antonio Carlos Neves

    Constantino, creio que com a recente vitória de Milei na Argentina e possível vitória de Trump nos EEUU teremos energia e apoio para voltarmos pacificamente às ruas, sem medo, para exigir respeito a Constituição e a direita brasileira, com certeza a maioria da população.
    Constantino, procure saber para nos informar, aonde esta FHC e o que pensa dessa atual democracia. Vale lembra-lo do que escreveu em seus diários da presidência, com relação a imprensa, a PF e a tantas outras atitudes antidemocráticas que confessou nesses diários.

  10. Luiz Fraga
    Luiz Fraga

    Tenho uma certa idade e já não acredito que viverei para ver este País “dar certo” (se é que um dia isso irá acontecer).

  11. Guilherme Marchiori de Assis
    Guilherme Marchiori de Assis

    Esse país é realmente patético. Não está, é patético, por votar em um comunista condenado, corrupto e ladrão dos cofres públicos. Não espero nada de bom para 2024, 2025 ou 2026!

  12. Marcelo Gurgel
    Marcelo Gurgel

    O túnel é muito longo e a luz está apagando.

  13. Erasmo Silvestre da Silva
    Erasmo Silvestre da Silva

    Esperar o quê desse hamas brasileiro?

  14. Luiz Antônio Alves
    Luiz Antônio Alves

    Faz tempo que alertas tem sido feitos. Vem aí a pena de morte e a prisão perpétua de direito (de fato já existem).

  15. Celso Ricardo Kfouri Caetano
    Celso Ricardo Kfouri Caetano

    È isso mesmo Constantino, é triste ver a imprensa vendida adulando o governo e passando para aqueles que ainda tem paciência em ouvir sua cantarola, verdades distorcidas da realidade. Não se preocupam como jornalistas em ser imparciais e pensar que quem mente tira do outro o direito de saber a verdade. Os impostos virão, os aumentos virão, porque não temos grupo técnico que elabore planos econômicos e financeiros visando contenção de gastos, corte de excessos, remanejamento dos valores poupados para a sociedade e outras coisas…. temos é um ministério certamente o pior de todos os tempos.

  16. Ed Camargo
    Ed Camargo

    Os esquerdopatas petralhas sómente entendem a linguagem da força e violência. Comecemos a falar na língua deles.

  17. MNJM
    MNJM

    Acredito que teremos um 2024 muito difícil. O comunismo tomando conta do país, porém a cretinice diz q vivemos uma democracia, só cego acredita nessa balela.
    A quadrilha q tomou o poder destruirá o país, querem o povo cada vez mais miserável e de boca fechada (ditadura).

  18. Carlos André Ramos Borges
    Carlos André Ramos Borges

    Não vejo solução pelas vias normais e legais destes cenários: urnas eletrônicas,classe política comprada, maquina estatal tomada pela esquerda (Judiciário, MP, Policia Federal, Defensoria, etc) vão impedir qualquer mudança razoável. Somente um processo de ruptura, secessão para mudar este panorama.

    1. Emilio Sani
      Emilio Sani

      ou a natureza resolver o caso…antes que o ‘sistema’ se torne tão forte que consiga impor janjita no lugar do xuxu…afinal, luladrao nunca se preocupou em formar sucessores, mesmo porque é um psicopata incapaz e sem vontade de fazer isso, e o pt acaba assim que a natureza agir.

Anterior:
Democracia invertida
Próximo:
Retrospectiva 2023 (diet)
Newsletter

Seja o primeiro a saber sobre notícias, acontecimentos e eventos semanais no seu e-mail.