Pular para o conteúdo
publicidade
Henri Farman cruza a linha de chegada e vence o Grand Prix d'Aviation pelo primeiro voo circular de 1 quilômetro oficialmente observado, em janeiro de 1908 | Foto: Wikimedia Commons
Edição 200

Imagem da Semana: mais de 1 quilômetro

Pioneiros da aviação competiram ferozmente para realizar voos em aeronaves mais pesadas que o ar entre 1904 e 1908

Daniela Giorno
-

Há 116 anos, em janeiro de 1908, o aviador franco-britânico Henri Farman conquistou um feito histórico: realizou o primeiro voo circular de 1 quilômetro oficialmente observado. A façanha lhe rendeu um prêmio de 50 mil francos ao ganhar, na França, o Deutsch de la Meurthe-Archdeacon Grand Prix d’Aviation.

Farman venceu a competição com uma aeronave mais pesada que o ar, o Voisin 1907 biplano, desenvolvida pelos irmãos Charles e Gabriel Voisin. Na época era comum os primeiros exemplares de aviões receberem o mesmo nome de seus criadores.

Henry Farman e Gabriel Voisin | Foto: Wikimedia Commons

A competição entre os pioneiros da aviação para realizar voos nesse tipo de aeronave foi intensa, especialmente entre 1904 e 1908. No entanto, o ano de 1908 marcou alguns recordes, sobretudo para Farman. Ele completou o primeiro voo de circuito observado de 2 quilômetros em 21 de março, e também pode ter sido a primeira pessoa a transportar um passageiro durante o voo, no mesmo mês. Em outubro, completou o primeiro voo cross-country na Europa, de Châlons a Reims.

Um biplano Voisin 1907 preparado para voo | Foto: Wikimedia Commons

Os irmãos Wright, que desenvolveram a primeira máquina voadora mais pesada que o ar a efetivar um voo controlado, recusaram-se a participar do Grand Prix d’Aviation, que documentava as conquistas. Embora tivessem voado distâncias significativamente maiores nos anos anteriores, jornais europeus e outros aviadores estavam céticos em relação às suas realizações.

Em 1906, dois anos antes da vitória de Farman, o brasileiro Alberto Santos Dumont havia sido o primeiro homem a decolar a bordo de um avião impulsionado por um motor a gasolina. Em outubro, ele voou uma distância de cerca de 60 metros, a mais de 2 metros de altura. No mês seguinte, bateu um novo recorde: percorreu 220 metros, a uma altura de 6 metros. Esses foram os primeiros voos a serem oficialmente homologados pelo Aeroclube da França para uma aeronave mais pesada que o ar. Sua conquista foi documentada no suplemento ilustrado do francês Le Petit Journal.

Manchete de capa do Le Petit Journal com ilustração de um dos primeiros voos de Santos Dumont, realizado em 12 de novembro de 1906 | Foto: Wikimedia Commons

Daniela Giorno é diretora de arte de Oeste e, a cada edição, seleciona uma imagem relevante na semana. São fotografias esteticamente interessantes, clássicas ou que simplesmente merecem ser vistas, revistas ou conhecidas.

Leia também “Segurança reforçada”

1 comentário
  1. Paulo Fernando Ramos Serejo
    Paulo Fernando Ramos Serejo

    O “avião” dos irmãos Wright decolou de uma catapulta e de uma catapulta “até um martelo voa”. A relação peso da aeronave/potência do motor impede o voo por sua própria força. E, ao contrário do 14-Bis e demais aeronaves da época, nunca conseguiram fazer uma réplica para demonstração do “primeiro voo”.

Anterior:
Acusar Israel de ‘genocídio’ é uma vergonha para a humanidade
Próximo:
Raquel Gallinati, delegada: ‘O que realmente mata pretos e pobres no Brasil é a corrupção’
Newsletter

Seja o primeiro a saber sobre notícias, acontecimentos e eventos semanais no seu e-mail.