O consórcio comandado pelo Supremo Tribunal Federal voltou a golpear a Constituição. Embora até agora nada prove o envolvimento de Jair Bolsonaro — ou de qualquer outro brasileiro — numa tentativa real de golpe de Estado, o passaporte do ex-presidente foi confiscado. Como afirma J.R. Guzzo no artigo de capa desta edição, o STF vem funcionando como se o Brasil estivesse sob um estado de sítio decretado em segredo numa reunião virtual (e sigilosa) dos superjuízes.
“Talvez nada ilustre isso tão bem como a prisão do presidente do PL por três dias, com audiência de custódia e tudo, porque a PF encontrou em sua casa uma arma com registro vencido”, observou Guzzo. “Isso não existe e nunca existiu na Justiça brasileira, mas aí é que está — na vida como ela é, Alexandre de Moraes provou que está podendo prender quem ele quiser. Daí soltou, para provar que está podendo soltar na hora que quiser.”
Como agora os novos donos do poder agem sem disfarces, fica mais visível o já impressionante acervo de irregularidades e medidas fora da lei. Segundo pesquisa divulgada nesta semana, quase 50% dos entrevistados acham que o país “vive sob uma ditadura do Judiciário”, e praticamente 20% afirmam que juízes “cometem abusos e ultrapassam suas atribuições”. “Uma maioria está desconfortável com o papel desempenhado pelo STF, que parece ter se desconectado de vez de sua premissa original na Praça dos Três Poderes”, mostra a reportagem de Silvio Navarro.
Os brasileiros também vão descobrindo que o país está à deriva. Em outra pesquisa do Instituto Paraná, os entrevistados foram convidados a citar “uma obra, medida administrativa ou benefício à população que o governo do presidente Lula realizou ou está realizando até o momento”. Mais de 70% das pessoas não souberam o que responder.
Enquanto o Brasil permanece atolado no autoritarismo ostensivo, na corrupção, na ausência de segurança pública e no analfabetismo funcional, os Estados Unidos avançam na era da inteligência artificial. A empresa Curio acaba de lançar o primeiro brinquedo com IA para crianças pequenas. Alheio às teorias conspiratórias que o incriminam, o boneco Grok permitirá às crianças aprenderem naturalmente o princípio básico da inovação.
“A tecnologia envolvendo inteligência artificial não é mais uma questão para um futuro próximo”, afirma Dagomir Marquezi. “É de agora, urgente, imediata. Quem não souber lidar com a IA vai ficar definitivamente para trás.”
Em entrevista a Cristyan Costa, Ronaldo Caiado, governador de Goiás, resume numa frase a era em que estamos: “Em pleno século 21, o Brasil ainda enfrenta mortes provocadas por picada de mosquito”.
Boa leitura.
Branca Nunes
Diretora de Redação
A revista Oeste tem a mesma função do Prático no porto. Confiamos plenamente.
Parabéns, não nos deixem a deriva
A revista Oeste é um Oásis maravilhoso dentro desta imprensa imunda lacradora e vendida.
Vamos a leitura.
Deveria ser feita uma correção no texto acima. Não houve golpe nem sequer tentativa. No mais o texto está bom.
Dona Redação: muito boa a apresentação. Comparilhei no meu facebook. Estou como um astronauta da Nasa, mas ainda entendo que uma ditadura diabólica pode sim acelar o pressário da Baby Consuelo. É uma questão de sorte.
O Brasil é como aquele corno que se acha moderno e liberal, a mulher vai cometendo avanços em pequenas vantagens, vai aumentando, aumentando, quando ele menos espera, chega do trabalho abre a porta do quarto e na cama do casal tem quatro pés fora do lençol e diz pra mulher, fiz umas horas extras, passei no mercado comprei essa carne de sol, vou preparar com macaxeira…Vê se esse nojento aí quer?
A vida como ela é aqui por essas bandas de bananeiras é, em terra, um território sem Leis; no ar, é zona de mosquito mortal; por mar, é embarcação à deriva. Oeste tem funcionado como âncora.
*Revista Oeste – Edição 204* *Parabéns e não abandonem o Brasil*
Nem matando Jair Bolsonaro, a esquerda retrogada brasileira, a qual nos faz lembrar as trevas da antiga União Soviética sob o tirano Brejnev, conseguirá ver-se livre dele, talvez pelo contrário, pois o Jair, apesar das suas fraquezas, é o enviado de Deus para liderar a libertação do Brasil e do povo brasileiro das trevas que o PT (partido das trevas) e seus puxadinhos representam nesta terra. Suba ou desça, Deus está, como sempre esteve e estará no controle de tudo e todos. Quanto mais fazem pra seus vís objetivos, mais se afundam diante de Deus e dos homens como na antiga Torre de Babel. Desconhecem que o mal por sí só se destroe, de há tempos já não falam a mesma língua, resultando disso tudo, a auto destruição, indo parar no lugar em que todos os protagonistas deste caos merecem, a cadeia e na desonra perante a nação. Aqui se faz, aqui se paga. è a lei da semeadura, na qual o semear é livre, mas a colheita é obrigatória. É só esperarmos um pouco mais, e agirmos naquilo em que nos compete como cidadãos. A parte de Deus, sempre está e estará sendo feita, e não há quem impeça. Creio eu e todos que confiam na Palavra de Deus, e ele não é o homem para que minta e nem o filho do homem para que se arrependa.