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Ilustração: Revista Oeste/Midjourney
Edição 205

A culpa tóxica do Ocidente

É espantoso observar a inércia com que a cultura que mostrou maior capacidade de fornecer qualidade de vida recebe o bombardeio diário de porta-vozes das ideias que mais produziram miséria

Ubiratan Jorge Iorio
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“Eu, que tenho alimento suficiente e uma vida bastante confortável, sinto culpa (embora eu não tenha relação pessoal direta com você) porque você passa fome ou é destituído de seus direitos civis e sofre de opressão política.”
(James Burnham)

Qualquer análise factual simples é suficiente para identificar com clareza os ataques sistemáticos que o Ocidente está sofrendo, com investidas incessantes — ora dissimuladas, ora abertas, mas cada vez mais ostensivas —, com vistas a destruir todas as suas instituições. As agressões começam com a distorção da própria concepção filosófica da natureza humana e chegam à política, à economia, à religião, à cultura, às artes e à maioria dos costumes, enfim, a tudo o que possa lembrar a nossa tradição. Nada escapa aos detratores em sua ânsia destruidora dos princípios, valores e instituições forjados ao longo de séculos de aprendizado e aperfeiçoamento, que estabeleceram a civilização e aboliram a barbárie.

Sem dúvida, nós, os ocidentais, estamos em uma guerra de âmbito mundial, mas travada sem mísseis, porta-aviões e caças supersônicos, em que o objetivo dos nossos inimigos é quebrar o processo evolutivo natural da civilização e substituí-lo pela utopia de uma sociedade global que chamam de justa, igualitária, inclusiva, diversa, verde e uma penca interminável de vários outros adjetivos bonitos e politicamente corretos, supostamente imprescindíveis e impostos com a cumplicidade da imprensa. Embora dispense os armamentos convencionais (ou aparente fazê-lo), essa guerra tem um enorme potencial destrutivo sobre as realizações que a humanidade alcançou.

Os inimigos da civilização querem demolir tudo, apagar a história e recomeçar do zero, recriando outra, nova em folha (mas velha em falha), de acordo com o seu modelo racionalista extremado, profundamente autoritário. É um exótico “Exército de Brancaleone”, em que se destacam socialistas, comunistas, identitários de gênero, globalistas, feministas, ambientalistas, representantes de “povos originários”, esquerdistas em geral e outros grupos, cada um dos quais com características peculiares facilmente identificáveis, mas que guardam muitos objetivos em comum, dos quais o principal é, simplesmente, em nome do “bem da humanidade”, mandar na vida alheia.

No front ocidental, a vítima desses ataques, infelizmente, identifica-se há décadas um processo de diátese, algo como uma predisposição mórbida para entregar os pontos e que, nos últimos anos, vem se exacerbando, não sendo implausível supor que em pouco tempo atingirá um ponto de ruptura. O filósofo norte-americano James Burnham (1905-1987), escrevendo nos anos 1960 do século passado (portanto, há 60 anos), relatou as origens e características de sua dinâmica no livro O Suicídio do Ocidente — Um Ensaio Sobre o Significado e o Destino do Esquerdismo, em que procurou, em tempos de guerra fria, apontar o declínio cultural e acelerado da civilização ocidental, especialmente a partir da década de 1930, e propor respostas para a importante pergunta: como o Ocidente chegou a esse ponto?

Livro O Suicídio do Ocidente — Um Ensaio Sobre o Significado e o Destino do Esquerdismo | Foto: Divulgação

Para isso, Burnham analisou a evolução da ideologia esquerdista desde a sua origem, mostrando a concepção que seus defensores têm da natureza humana, suas crenças infundadas, suas falácias e ao mesmo tempo seu poder atrativo, concluindo que aquilo que denominou de tendências suicidas ocidentais não tem ligação com a escassez de recursos, a pobreza ou com alguma queda de poder militar, e sim com a corrosão dos elementos intelectuais, morais, éticos e espirituais da sociedade ocidental. A partir dessa deformação, Burnham critica o comunismo e outras formas de totalitarismo, cujo objetivo é exilar as liberdades individuais da sociedade ou, preferencialmente, matá-las, substituindo-as pela centralização de poder e pela gestão burocrática.

Passaram-se 60 anos e, obviamente, muitas coisas aconteceram. A União Soviética, o Muro de Berlim e a guerra fria saíram de cena, as Torres Gêmeas desabaram, o terrorismo cresceu no mundo, a China ascendeu à categoria de grande potência, a Europa foi invadida por milhões de fugitivos da fome ou de ditaduras, a Ucrânia foi invadida pela Rússia, o Hamas assassinou inocentes em Israel, houve crises, guerras localizadas etc. Mas a profecia de Burnham de que o Ocidente estava cometendo suicídio ao aceitar passivamente a corrosão de seus valores e instituições promovida por seus inimigos esquerdistas está prestes a se consumar. Seis décadas depois, o Ocidente subiu ao terraço do arranha-céu e ameaça se atirar lá de cima, aos gritos dos progressistas e globalistas de “Pula! Pula!”.

Queda do Muro de Berlim, em 1989 | Foto: Wikimedia Commons

O que mais espanta em tudo isso é a passividade com que o Ocidente aceita a artilharia pesada de seus inimigos, como que assumindo uma culpa por algo que não fez ou, se fez, foi por circunstâncias específicas de tempo e lugar, que ele mesmo descartou ao atestar que não era bom, seja moralmente, seja por qualquer outro motivo revelado pelos fatos, por exemplo, os horrores da escravidão. É uma culpa tóxica, situação descrita pela psicologia como aquela em que os indivíduos se sentem culpados por ações que não praticaram ou que estavam fora do seu controle.

Não é curioso, também, reparar que muitas manifestações de ativistas contra o racismo, a homofobia e o machismo acontecem exatamente nos países em que esses grupos mais desfrutam de respeito?

Convenhamos que é “forçar demais a barra” apontar o dedo para alguém cujo tataravô foi dono de escravos no sul dos Estados Unidos ou no interior do Estado do Rio de Janeiro e acusá-lo de escravagista, além de lhe atribuir culpa e lhe enviar o boleto de uma “dívida histórica”. No entanto, muitos brancos aceitam passiva e toxicamente uma culpa que não lhes cabe, sendo aplaudidos por esse motivo, enquanto, ao mesmo tempo, atribui-se sumária e automaticamente a muitos negros conscientes, cujos antepassados foram escravos, mas que negam essa suposta dívida, a pecha de traidores da causa antirracista. A mesma atitude de julgar seletivamente, ou seja, de acordo com as preferências ideológicas, vale para mulheres que se opõem ao feminismo, homossexuais contrários à ideologia de gênero, pobres que não se consideram vítimas do capitalismo e índios que não querem ser tratados como bibelôs para turistas.

Não é curioso, também, reparar que muitas manifestações de ativistas contra o racismo, a homofobia e o machismo acontecem exatamente nos países em que esses grupos mais desfrutam de respeito? Entretanto, se nos deixarmos iludir pelo “plim plim” do noticiário convencional, é provável que passemos a acreditar que, de fato, o Ocidente é o grande responsável pelo que existe de pior no mundo e que nos sintamos culpados pelo Holocausto e pela escravidão, ao mesmo tempo que ignoramos a existência nos dias atuais de campos de concentração, de escravidão e de torturas a cristãos e a outras minorias em nações não ocidentais.

É “forçar demais a barra” apontar o dedo para alguém cujo tataravô foi dono de escravos no sul dos Estados Unidos ou no interior do Estado do Rio de Janeiro e acusá-lo de escravagista | Foto: Shutterstock

É espantoso observar a inércia e a toxidade da culpa com que a cultura que mostrou maior capacidade de fornecer progresso econômico, qualidade de vida e segurança recebe o bombardeio diário a que é submetida por uma infinidade de porta-vozes das ideias que mais produziram pobreza, miséria, más condições de vida e insegurança, além de guerras e êxodos. É digno de nota também que os arautos da nova ordem mundial, embora sejam livres para viver em qualquer lugar do planeta, prefiram continuar a morar nos Estados Unidos e na Europa, ou seja, nas nações mais representativas da cultura ocidental.

É ponto pacífico que os valores em que acreditamos servem de guias para nossas condutas. Uma das características dos inimigos do Ocidente foi a alteração paulatina, ao longo do século passado, da ordem de importância de quatro valores fundamentais (dos quais ninguém, supõe-se, discorda), a saber: liberdade individual, soberania nacional, justiça e paz. Para os progressistas do século 19 essa era, rigorosamente, a ordem; depois, até mais ou menos os anos 1930, a justiça ascendeu ao primeiro posto, e a ordem passou a ser justiça, liberdade individual, soberania e paz; da Segunda Guerra aos anos 1960, a escala de prioridades passou a ser justiça, liberdade individual, paz e soberania; em seguida, desde que as armas nucleares deixaram de ser monopólio dos Estados Unidos, a nova ordem adotada passou a ser paz, justiça, liberdade individual e soberania; e, atualmente, a ordenação inclui um novo elemento com precedência sobre os demais e passou a ser meio ambiente, paz, justiça, liberdade individual e soberania. É a primazia da “Mãe Terra”.

Essas trocas de posições mostram resumidamente o crescimento nas hostes progressistas da importância relativa das ideias de reformas sociais e do Estado provedor, assim como a passagem da ênfase da soberania para o internacionalismo. Malgrado os dois maiores inimigos atuais do Ocidente a saber, o progressismo e o globalismo não sejam o mesmo fenômeno, é muito difícil encontrar alguém que aceite ser chamado de progressista, mas que não goste de ser chamado de globalista ou vice-versa. Um se alimenta do outro.

Quanto ao conservadorismo, embora não enfatize prioridades dentro dos quatro valores, podemos dizer que, muito provavelmente, nos dias atuais, atribua maior realce à liberdade individual e à soberania nacional do que no passado, até para que possa sobreviver. Conservadores, em princípio, não são contra mudanças, a não ser que sejam radicais e impostas de cima para baixo por meia dúzia de cabeças iluminadas o que, sem dúvida, é exatamente o que vem acontecendo. A própria civilização ocidental nada mais é do que o fruto, permanentemente renovável, de um longo processo de mudanças, porém sempre baseadas na prudência. Além disso, parece óbvio que a trajetória evolutiva do Ocidente sempre contemplou mais mudanças do que a dos outros países e regiões, muitos dos quais ainda mantêm hábitos pré-medievais. Para o conservador de 2024, é impossível duvidar que os maiores perigos que rondam a nossa civilização sejam exatamente as ameaças às liberdades individuais e à soberania nacional.

Cada vez mais a tradição ocidental vem sendo acusada de ser ultrapassada e de ser causadora de vergonha, deixando de ser festejada como um arranjo superior e passando a se tornar motivo de constrangimento. Seus inimigos recorrem a um procedimento que tem se mostrado infalível: criticam praticamente tudo que faz parte da ordem social do Ocidente, mas condenam principalmente o que é mau dentro dessa ordem, gerando estados de alarmismo, mas sem proporem nada de concreto em substituição, a não ser uma vaga sociedade do futuro, em que reinarão a paz, a harmonia, a satisfação das necessidades materiais e a justiça “social”. Assim, de tanto ouvir que os colonizadores foram malvados, o sujeito acaba sentindo vergonha de ser descendente de europeus; de tanto escutar que as mulheres sempre foram maltratadas, termina manifestando vergonha pelo simples fato de ser homem; e, de maneira geral, as maiorias são levadas a se sentirem culpadas perante as minorias, sem qualquer razão racional e moral para isso.

Quadro Desembarque de Pedro Álvares Cabral em Porto Seguro em 1500, de Oscar Pereira da Silva (1922) | Foto: José Rosael/Museu Paulista da USP

A guerra contra a cultura ocidental está em todos os lugares, o tempo inteiro: nos jornais impressos e eletrônicos, nas estações de TVs e rádios, nas escolas e universidades, do maternal ao pós-doutorado, nos estádios e quadras, nos palcos e telas de cinema, em casa, nas ruas, nos escritórios, em muitas igrejas e ONGs, em cima e embaixo, na cidade, na praia, no campo, na chuva e no sol. Todas as instituições culturais do Ocidente, em especial o seu principal fundamento, que é a tradição judaico-cristã, enfrentam enormes pressões para se afastarem de seu passado e, muitas vezes, para simplesmente abandoná-lo.

Se não reagirmos a tempo e continuarmos permitindo que os críticos deturpem e reescrevam à sua maneira o nosso passado, teremos que aceitar trocá-lo pelo futuro que eles planejam para todos nós, um amanhã sombrio, em que não seremos donos de nada, mas seremos muito realizados e felizes, simplesmente porque eles querem que nos sintamos assim e porque só assim é que pagaremos as nossas “culpas”.


Ubiratan Jorge Iorio é economista, professor e escritor.
Instagram: @ubiratanjorgeiorio
X (Twitter): @biraiorio

Leia também “A paranoia ambientalista”

13 comentários
  1. Sebastiao Márcio Monteiro
    Sebastiao Márcio Monteiro

    Excelente texto. Imprescindível para se compreender o mundo atual.

  2. REGINA RADESCA ALVARES RODRIGUES
    REGINA RADESCA ALVARES RODRIGUES

    Texto brilhante. Expressou da forma mais completa, contundente, e didática, o que milhões de pessoas pensam e sentem. Aplausos.

  3. Erika Massi Nogueira Bianchini
    Erika Massi Nogueira Bianchini

    Excelente esse texto!!! Parabéns!!

  4. Fábio Rogério Rocha
    Fábio Rogério Rocha

    Que texto maravilhoso. Que capacidade de síntese absurda da história e das condições atuais de nossa sociedade. Obrigado Sr. Ubiratan Jorge Iorio

  5. Candido Andre Sampaio Toledo Cabral
    Candido Andre Sampaio Toledo Cabral

    Normalmente é a turma que não larga as benesses do Ocidente. Europa e EUA, notadamente.

  6. Marcelo Gurgel
    Marcelo Gurgel

    Assustador.

  7. Pedro Cunha
    Pedro Cunha

    Professor, me sinto horrando lendo seus textos e artigos. Nossa, quanta riqueza de conhecimento e conteúdo. Parabéns!

  8. Erasmo Silvestre da Silva
    Erasmo Silvestre da Silva

    Progressista, conservador, globalista, eu sou sem me indetificar com os estereótipos, simplesmente por negar a semântica. Progressista porque a evolução é evidente, conservador porque se não conservar o meio-ambiente não preservamos a vida, globalista porque fazemos parte e interagimos com o planeta. O marxista do século XIX era bem intencionado mas a mente humana é mística e sabe elaborar as cojecturas

  9. Modestino Jose Povoas de Salles
    Modestino Jose Povoas de Salles

    Excelente….

  10. Reginaldo Corteletti
    Reginaldo Corteletti

    Cordeiros ao matadouro. Liberdades, história, crenças, humanidade, construção do bem estar, família; deve ser esquecido. Seremos gado alimentado por uma casta.

  11. Jorge
    Jorge

    “Culpa tóxica” ?
    Como é possível transferir idéias do domínio biológico para o domínio moral?
    Modificando o significado dos símbolos da linguagem!
    É isso que os progressistas estão fazendo, destruindo a linguagem de uso corrente e reescrevendo a história.
    Quem utiliza-se de psicotrópicos, de qualquer tipo, como forma de “recreação”, está ocultando uma verdadeira culpa tóxica, está se intoxicando quimicamente, para tentar fabricar uma pseudo realidade, que não criará os elementos necessários para uma experiencia verdadeira de desenvolvimento mas, destruirá às condições naturais para a criação da mesma, um suicídio, que pode até parecer heróico mas, que é completamente negligente para com as diversas possiblidades de desenvolvimento que estão espalhadas pelo mundo.
    Para mim, culpa tóxica é isso !
    O mundo está cheio de gente com culpa tóxica!
    Tem até ministros que defendem o desenvolvimento, da indústria da culpa tóxica!
    O mundo se tornou um grande consultório psiquiátrico , gerenciado pela classe política, os mais abastados fazem psicoterapia, enquanto os menos favorecidos alimentam às indústrias farmaceuticas, para tentarem diminuir o impacto de um estado feudal tributador, na saúde mental de quem precisa se desenvolver.
    Veredito : Culpados!

  12. JOSE CARLOS GIOVANNINI
    JOSE CARLOS GIOVANNINI

    Muito mais que excelente…

  13. Rosangela J . Dias
    Rosangela J . Dias

    Texto excelente.

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