O presidente Lula, sempre que fala ou que tenta fazer alguma coisa, vai ficando cada vez mais parecido com esses jogos especialmente atrozes do recém-começado Campeonato Brasileiro — tão desesperadamente chatos que um dos piores problemas das transmissões esportivas é, justamente, a hora de passar os “Melhores Momentos”. Não há melhores momentos, esta é a questão. Numa das últimas rodadas, para se ter uma ideia, passaram no intervalo como “melhor momento” uma falta chutada dois metros por cima da trave; se essa foi uma das jogadas mais interessantes, imagine-se o resto do jogo. O governo Lula está assim, um ano e quatro meses depois de ter começado — e já a caminho do seu show do meio-tempo. Só tem piores momentos. Alguém é capaz de citar, honestamente, três coisas boas, ou duas, ou pelo menos uma, do Brasil Que Voltou? Vão acabar escolhendo como grande jogada alguma bola para a lateral, dessas que a defesa comemora como se tivesse ganhado a Copa do Mundo.
A última aquisição do presidente para esse tipo de “compacto do jogo” foi uma exibição típica do nível das prioridades que tem hoje na cabeça. “Eu, se pudesse, iria fazer um decreto: é proibido mentir”, disse ele num desses seus discursos para plateias imaginárias e em circuitos rigorosamente fechados. “Quem mentir vai ser preso.” Deixe-se de lado, para simplificar a conversa, a atual mania de Lula e da esquerda nacional pelo verbo “prender” — só pensam nisso, desde que voltaram para o governo. O sobrenatural, na sua ideia de “decreto”, é que ele, Lula, seria o primeiro a ser preso se fosse proibido por lei mentir no Brasil. Logo ele? O presidente, em matéria de mentira, tornou-se um personagem de Chico Anysio — a exata caricatura do político que não diz a verdade nunca, em nenhuma circunstância, porque o seu instinto não deixa. É o que fica comprovado em 40 anos de carreira. Ele começou a mentir quando subiu no primeiro palanque. Não parou mais.
Lula já disse em público, em vídeo gravado, que mentia de propósito sobre o número de crianças abandonadas no Brasil em suas palestras no exterior, para deixar a plateia mais chocada. Falava em “25 milhões” de menores jogados na rua — até alguém lhe dizer para baixar a bola, pois o número era impossível. Ao voltar ao governo, fez um escândalo com os móveis que teriam “sumido” do Palácio da Alvorada e que depois foram encontrados lá mesmo. “Levaram tudo”, acusou ele, deixando claro que a culpa era “do Bolsonaro”. Há pouco, depois de dizer que a ação militar de Israel em Gaza era um novo “Holocausto”, revelou que “12,3 milhões de crianças” já tinham sido mortas nas operações — mais um número demente, levando-se em conta que isso é mais que a população total de Gaza e de Israel, juntos. A maior mentira de todas as que tem dito ultimamente talvez seja o seu próprio “decreto” para proibir a mentira. Segundo ele, sua prisão se deve a uma “mentira”. Daí a necessidade da proibição.
Lula não foi preso por causa de mentira nenhuma. Foi preso pela decisão de dez juízes diferentes, em três instâncias sucessivas — os dois juízes da primeira instância, os três desembargadores do TRF-4 e os cinco ministros do STJ que o condenaram pelos crimes de corrupção passiva e lavagem de dinheiro. É justamente o contrário. O presidente da República está solto por uma mentira, isso, sim — a mentira judicial que o tirou da cadeia e o colocou onde está, sem que ele tenha sido absolvido até hoje de nenhuma das acusações pelas quais foi condenado. É nisso, na verdade, que está a doença sem cura do governo Lula. Foi criado em cima de uma mentira — e optou, aí já por vontade própria, por continuar mentindo até hoje. É por isso que só há piores momentos. “Nada vem do nada”, diz o Rei Lear, de Shakespeare. É o Lula-3 em estado puro: não produz nada, não cria nada, não pensa em nada. Como poderia ser diferente, se o presidente é o maior nada do seu próprio governo?
É tudo um imenso relógio suíço made in Pedro Juan Caballero. Em quase um ano e meio, o que o sistema Lula deu de prático ao Brasil? Deu a volta do imposto sindical e a “regularização” dos motoristas de aplicativo — que não querem ser regularizados
O fato é que Lula decidiu viver dentro de uma ficção permanente; não se interessa, já há muito tempo, pela realidade. Aí não há solução. Nenhum governo consegue funcionar se mente até para si mesmo. Como poderia funcionar, ou propor alguma solução coerente para qualquer problema real, se está de relações rompidas com o mundo dos fatos? Lula diz que a corrupção ao longo dos seus governos, considerada pelo Banco Mundial como a maior da história humana, foi uma invenção do FBI para “acabar com a Petrobras”. Caso encerrado: se alguém acha que os Estados Unidos, com um PIB que se aproxima dos US$ 30 trilhões, estavam mesmo preocupados com uma petroleira de Terceiro Mundo, então não dá, realmente, para esperar mais nada. É simples: se Lula opera o tempo todo em obediência a um sistema de miragens, é inevitável que todo o seu governo seja apenas uma coleção de miragens. Começou com a farsa da “equipe de transição” de 900 pessoas. Continua transitando até hoje.
Os 900 cérebros da “equipe de transição” não conseguiram produzir uma única ideia útil. Por simetria, e pela lógica, o governo que saiu disso não conseguiu produzir uma única solução em seus 16 meses de existência — nenhuma, para nada. É tudo um imenso relógio suíço made in Pedro Juan Caballero. Em quase um ano e meio, o que o sistema Lula deu de prático ao Brasil? Deu a volta do imposto sindical e a “regularização” dos motoristas de aplicativo — que não querem ser regularizados. Deu o “arcabouço fiscal” que está a caminho do cemitério antes de sair da maternidade. Deu o novo mapa-múndi do IBGE, em que o Brasil aparece no centro geográfico da Terra. Deu o ministro Juscelino, aquele que voa de avião da Força Aérea Brasileira para assistir a leilão de cavalo. Deu o “Conselho de Ética”, que considera correto o pai do ministro despachar no gabinete do filho. Deu o veto do presidente à lei que restringe a odiada “saidinha”. Deu Janja.
Lula, como escreveu o jornalista Mario Sabino, não governa — brinca de Lego. Não está claro, até agora, se conseguiu montar a primeira casinha, mas o certo é que continua vidrado na intensa atividade de não fazer nada. No momento, por exemplo, Lula está em mais uma viagem à Colômbia — já fez 28 outras excursões ao exterior desde que foi declarado presidente pelo TSE e pretende fazer mais seis neste ano. Ir à Colômbia numa hora dessas, com a coisa do jeito que está, e pela segunda vez? Qual seria a possível utilidade para o interesse público de uma viagem à Colômbia? Fica parecendo a peixe graúda que está encarregada de cuidar da dengue no Ministério da Saúde e que foi passar férias de um mês na Índia, justo no momento em que a epidemia começa a pegar pesado. A mídia que leva a sério o Itamaraty e repete os seus comunicados de imprensa diz que Lula foi cumprir uma importante “agenda bilateral”. Que agenda? Consta, ali, que vai debater a importação de maconha colombiana para fins medicinais.
Nada poderia ilustrar tão bem essa comédia quanto a visita de Lula a uma nova fábrica da JBS — a mesma em que anunciou o seu “decreto” para proibir a mentira. Nem é preciso comentar, a esta altura, como seria possível o presidente da República ir a uma empresa que confessou na Justiça ser culpada de corrupção — e que acaba de receber o perdão de uma dívida de R$ 10 bilhões por via do ministro Dias Toffoli, o “amigo do amigo”. O que chama a atenção é que, enquanto o ex-presidente Bolsonaro continua atraindo multidões a cada vez que aparece em algum lugar, Lula continua não podendo pôr o pé na rua. Tem de falar dentro de lugares como a JBS — e o pior é que nem lá está dando certo. Seu público eram os funcionários da própria empresa, dos quais o patrão esperava comparecimento em massa. Não deu. De um jeito ou de outro, muitos escaparam desse mico — e Lula acabou falando para um auditório em que metade das cadeiras estava vazia. E daí? Pouco depois ele já estava voando para a Colômbia.
Leia também “Um homem sem medo”
Se digitar o que penso IREMOS TODOS PRA CADEIA
É isto aí, estamos lascados!……
Nós, na década de 1980, lutávamos pela volta plena da democracia, pois não havia eleições diretas para presidente, governadores e prefeitos das capitais. A maior bandeira de luta era combater a censura. Pintamos os rostos de verde e amarelo em prol da liberdade de imprensa e eleições gerais. E agora, os mesmos que levantavam tais bandeira da liberdade, querem censurar e sem limites escudados em fakes News. O Brasil entrou num bolha de hipocrisia e letargia
Acho injusto julgar Lula pelos resultados, pois ele ainda não apresentou seu plano de governo, assim não há como comparar o que se vê com suas metas e objetivos, ainda ocultos.
É muita hipocrisia para uma só pessoa. O indivíduo mente por uma necessidade como a de respirar.
Ler Guzzo é a certeza de que veremos nossos pensamentos e opiniões melhor expressos que por nós mesmos. Obrigada , mestre , por mais esse magnífico texto .
Magnífico texto ,como sempre o retrato de um governo que entrou pela porta dos fundos .
Pelo menos 80% das cadeiras estavam vazias. Vejam o vídeo com atenção.
A LJ prendeu a maior mentira que este pais já viu. o stf soltou. Quadrilha.
Esse traste é um cadáver insepulto. Brasil, pobre país rico desgovernado por uma mentira ambulante.
Lula é a encarnação do Macunaima, de Mário de Andrade: o herói sem caráter! E o governo dele, em termos de realizações úteis para o Brasil e o povo, repete incessantemente sua frase preferida: ‘Ai, que preguiça!’
Esse desgoverno é um acinte para as pessoas de bem.
Aí eu penso: será que alguma “excelencia” do primeiro escalão lá de Brasília lê um artigo assim? Meu Deus, onde chegamos!
Lula encarnou de vez o Odorico Paraguaçu e Nós….já se sabe, não é?
J. R. Guzzo cirúrgico como sempre.
Lula decretar proibição a mentira é a piada pronta.
É um fantoche junto com Câmara e Senado nas mãos do Supremo Imperador Alexandrus I, o Calvo.
O dilmo não tem chão para pisar neste país. Isto é fato!
A leitura dos artigos de Guzzo justifica a minha assinatura da revista.
Ao ver um produto da friboi, na prateleira do supermercado, saiba que ali é fruto de corrupção.
E o cara que defendeu o nine hoje é simplesmente ministro do supremo!!! Dá vontade de vomitar.
Guzzo, você não gostaria de entrevistar FHC para o grande “democrata” dizer qual tipo é a nossa que tem Lula/Alckimin/Moraes no comando do regime?. A proposito lembre-o do que confessou em seus “diários da presidência”, sobre a interferência que fez na PF, na IMPRENSA, e o que falou do PT, LULA, DIRCEU entre outros escritos que admirei no passado como ex tucano envergonhado, agora bolsonarista.
Desfaçatez e cara de pau!
Corrigindo: análise profunda e acurada
Quando a gente pensa que Guzzo se superou, vem um texto magistral que deixa a todos boquiabertos com uma análise profunda e acusada da realidade. É um deleite e um alento ler seus artigos. Força mestre Guzzo. Estamos com você.
Parabéns ao STF. Tirou um criminoso da cadeia e o pos na cadeira da presidência!!!
stflixo é vaga bundo porque temos um congresso mais vaga bundo ainda.
O maior inimigo de Lula, aquele que vai derrotá-lo, é invisível, seu nome, Alzheimer, responsável por sua demência e um poderoso estimulante a mentiras com ares de verdades. Os sintomas já começaram a aparecer.
Guzzo, brilhante como sempre…e também lembrou muito bem o personagem do grande Chico Anísio ” Justus Verissimo que dizia: eu quero que o povo se dane”…é isso. Aliás, outra lembrança muito boa no texto é a questão de montar uma casinha com o brinquedo Lego, desafio: se colocar Lula e um chimpanzé para montar a dita casinha quem vai terminar primeiro??? E não é por nada não, sempre que vejo uma foto do Lula, miro nos olhos porque o olhar de uma pessoa diz tudo e no nosso presidente vejo algo de etílico, estou errado???
Mestre Guzzo texto brilhante. O título diz tudo, “Presidente do Nada”, sem povo, eleito pelas sacrossantas urnas do TSE.
VER GO NHA!
É por esses e outros artigos do Guzzo, entre outros articulistas , q me mantenho fiel a assinatura da Oeste. Sensacional. Melhor q um retrato, uma verdadeira fotografia desse governo de faz -de -conta . Parabéns pela profundidade e extrema lucidez do artigo.
Este descondenado, asqueroso e repugnante ser, jamais será aceito pela grande maioria dos brasileiros que prestam e respeitam a democracia, a liberdade e o estado democrático de direito, dos que reconhecem a ilegitimidade de um governo, o qual, à cada dia vai ficando mais e mais inútil, já atingindo o status de governo do nada, como muito bem se expressou o nosso GUZZO da revista OESTE. Aos que o escolheram e o colocaram na presidência da nossa República só lhes resta fazer o L de ladrão, ou o L de ELon Musk, o empresário americano estabelecido no Brasil com sua empresa X, ex tuiter, à qual compete por exigência das leis americanas, respeitar as leis dos países onde as mesmas estejam estabelecidas. Tão sòmente isso. Ao assim proceder, ou seja, não se submeter às exigências impostas por autoridades judiciais brasileiras, as quais foram consideradas ilegais pelo jurídico desta sua empresa que não autorizou, teria sido interpelado pelas autoridades judiciais do Brasil que a ameaçou de multas e prisões, tendo o seu proprietário, o senhor Elon Musk encaminhado a situação para o congresso dos Estados Unidos para tomar as devidas providências em defesa dos interesses da sua empresa. Aguardemos os próximos capítulos.
Por que existe esse arcabouço de mentiras? É simples, eles querem ficar com todo dinheiro que arrecada
Brilhante e perfeito como sempre, Mestre Guzzo!
Faço das suas palavras as minhas. Só me resta agradecer a j. R. Guzzo.
A “agenda” do DESgoverno do LULADRÃO CARNIÇA consiste em vingança e viagem, sempre alternado e se repetindo!
Texto brilhante. Tudo dito sobre um presidente do nada.
Lula.3 está sendo o pior momento que já vivemos nesse país. Mais nefasto que o de Dilma que sofreu impeachment em seu segundo mandato por falir o Brasil. Veio associado com uma.parceria corrupta do STF, e está aí não só para mentir como para destruir e impor uma ditadura comunista nunca vista.Hoje a liberdadede de expressão está ceifada, apenas resiste bravamente na Revista Oeste e em poucos que respeitam fatos verdadeiros e lutam para sobreviver.
As pessoas seguem um líder por causa da visão que ele tem. Quando esta visão se descobre miragem, permanecem em torno dele os teimosos e os soldadinhos de chumbo. Aqueles por que não largam o osso mesmo quando em posição desvantajosa e estes, por que se permitiram ser vitaliciamente formatados em suas almas.
Mestre J.R.Guzzo: NADA é a melhor definição para Lula, porém seus 900 colaboradores, em poucos dias, destruíram TUDO o que o governo anterior construiu.
Mais um excelente dexte do grande J. R Guzzo.
Não perco nenhum, e sempre me surpreendo com a sua forma genial de escrever.
Deus continue te abençoando meste Guzzo.
Este padrão de pensamento é repetitivo ao longo das eras: economia de bolhas…não importam a nação, o povo, a ordem e o progresso…Importa apenas o quanto podem saquear para arrumarem suas vidas e de seus descendentes, amiguinhos, capachos e seitas amigas por várias gerações.
Revista Oeste, o que falta para juntar Ed. Camargo no mesmo patamar dos outros comentaristas políticos? Se já é, por favor! .Ponha ele no pódio junto aos outros.
Pinóquio é um raro caso de síndrome de Pigmalião auto refletida! Apaixonou-se loucamente por ele mesmo; isso já há muito tempo. E é uma paixão duradoura, doentia, aparentemente contraditória pois paixões duram 2 anos. Essa ilusão é irrigada e incensada por bajuladores de ocasião, sanguessugas, vermes oportunistas, toda essa corja atrás “do deles”, de sinecuras e oportunidades de corrupção que orbitam esse tipo de comandante. Pinóquio não tem como voltar atrás, tem que seguir em frente, mesmo em delírio, porque se cair em si, ter consciência da farsa que é, e que sempre foi, se olhar para seu vazio interior, a solução é dar um tiro na cabeça. Parafraseando T.S.Elliot : Pinóquio é um homem oco. Um homem empalhado. Nos outros amparado. O elmo cheio de nada. Ai de ti!
O Lula nem sabe quem é o Guzzo. Não leu nenhuma coluna da Oeste e nunca assistiu a Oeste sem Filtro. Lula nem está aí com as críticas feitas a ele (se ele sabe). Pra ele o que importa é iludir os escravos do PT e viajar, pois os médicos dizem que viajar ajuda na saúde física e mental… Portanto, caro articulista, o seu comentário não chega nem no bafo do Lula e nem na garota que o acompanha desde a cadeia do Paraná.
E então, cabe o velho chavão: “daria para rir, se não fosse trágico”. O país se afunda na lama e na miséria, mostrando-se uma vergonha imensa perante o mundo, enquanto do comandante do exército se manifesta no dia do exército dizendo que defende a democracia e a soberania nacionais, enquanto eu me pergunto com outro chavão: “soberania de quem, democracia de quem, cara pálida?”
J. R. Guzzo podia nos poupar de ver essa figura abjeta. Essa fachada nojenta, repulsiva, asquerosa e repugnante do ex-presidiário causa náuseas e ânsia de vômito.
Um NADA com uma equipe de ‘NADAS’ que vão nos levar a PARTE ALGUMA. Ou melhor, já estão nos levando à destruição.
Um nada que está tirando TUDO de bom do nosso Brasil.
Se você passa tempo com pessoas malucas, insanas e perigosas, lembre-se: suas personalidades são doenças socialmente transmissíveis; como a água despejada em um recipiente, a nossa maioria acaba se transformando – ou permanecendo – na pessoa de quem nos cercamos. Podemos escolher a nossa tribo, mas não podemos mudar o fato de que a nossa tribo é o nosso destino. Pensando nisso, “cruz credo” como chegamos a esse ponto de termos pela terceira vez esse parasita duplo que vive no sangue dos milionários e nas feridas dos miseráveis no comando da nação brasileira? Será que os erros do passado não foram suficientes para o povo aprender e ficar alerta? Ou será que fomos contagiados e nos tornamos trapaceiros mentirosos como o Luladrão e estamos mentindo para nós mesmos?
Somos governados por um charlatão semi-analfabeto que se comporta como um adolescente delinquente que se sente entitulado aos frutos do nosso trabalho, sem sofrer quaisquer consequências por estar errado. Quando um número suficiente de pessoas passarem a entender esta realidade, o quanto antes deixaremos de colaborar com o parasita e seus comparsas do STF, até desapareçerem por completo. Mas, eles nunca poderão ser eliminados pelo voto, pois como já sabemos as urnas inauditáveis são fraudadas.
Não existem tiranos se não houver escravos. Não existem exploração se tivermos consciência de que estamos sendo usados como animais de sacrifício por alguns lobos que se encontram no poder. Vamos analisar a situação que nos encontramos e comparar com coisas ou situações que acontecem na natureza, e também na política brasileira.
Dez lobos atacam um rebanho de mil cervos e os canibais conseguem o que querem, ao passo que se mil cervos não fugissem e atacassem os dez lobos, eles esmagariam todos os lobos!
É exatamente isso que está acontecendo em nosso país, dezenas de milhares de pessoas que não conhecem sua verdadeira força estão procurando um buraco para escapar de dez estúpidos lobos políticos que estão dominando nosso país e vivendo no luxo de glamorosas mansões palaciais, as nossas custas. Eles conseguiram esse status e estilo de vida insultando nossa inteligência e roubando as eleições.
Até quando você vai tolerar ter 50% do seu salário sendo confiscado todo mês para satisfazer os caprichos da matila de petralhas?
Os nossos antagonistas são covardes. Os esquerdopatas petralhas são covardes, se os engajar-mos e sairmos na trocação eles saem correndo, eles morrem de medo de serem pisoteados pelos servos. É só isso que esta faltando para recuperar-mos nosso país, um líder efetivo e a união de todos. O limite dos golpistas aproveitadores e sua ousada desfaçatez, a opressão e usurpação que fazem, isso tudo, somente é prescrito pela resistência que apresentamos as invectivas chulas e insultos que apresentam a nossa inteligência. Hoje, vivemos em um país governado por criminosos, é difícil encontrar justiça. O molusco de 9 dedos, é um revolucionário que possui similaridades com outros revolucionários que inscreveram as palavras “Ordem” e “Progresso”, “Liberdade” e “Justiça” nas suas bandeiras e depois mataram, torturaram e suprimiram toda a liberdade viva em nome da sua nobreza, e de seus caprichos.
Eles querem que você seja pobre, para que possam ser ricos.
Eles querem você fraco, para que possam ser poderosos.
Eles querem que você seja estúpido, para que possam ser inteligentes.
Eles querem que você seja culpado, para que possam ser inocentes.
Você não percebe isso, então você não passa de um escravo, servindo eu mestre.
Ótima análise de uma realidade lamentável. Uma crônica para uma crônica. Muito bom.
Ed, muito boa a descritiva, é a realidade nossa hoje, infelizmente.
Lula é um ladrão cretino, ordinário e asqueroso. Mas o que dizer de quem votou nele?
Quem votou nele é tão ladrão quanto ele, Odair.
Quem votou nele não elegeu ele.