Pular para o conteúdo
publicidade
Ilustração de um computador quântico | Foto: Bartlomiej K. Wroblewski/Shutterstock
Edição 223

‘A computação quântica pode revolucionar a guerra contra o crime organizado’

Especialista no assunto, Moshik Cohen explica que, nos próximos anos, o combate ao narcotráfico e ao terrorismo deverá ganhar um poderoso aliado

Eugenio Goussinsky
-

Na corrida para o avanço tecnológico, a computação quântica começa a ganhar destaque. Ela abre um universo de alternativas. Com sua atuação, diversos setores da sociedade deverão passar por profundas transformações.

O rastreamento de operações financeiras, por exemplo, poderá se tornar bem mais veloz e preciso. E pode culminar em um sistema integrado mundial, o Quantum Financial System (QFS) — uma ideia que, embora ainda não implementada, torna-se cada vez mais possível. Com ele, o combate ao narcotráfico, terrorismo e crime organizado ganhará um poderoso aliado.

YouTube video

O tamanho de um computador quântico é menor do que o de um computador convencional. Tudo pode ser processado em pequenos aparelhos. As informações são armazenadas em sistemas quânticos submicroscópicos, por meio de elementos como o campo magnético dos elétrons, os níveis de energia dos átomos ou a polarização de fótons. 

O alcance e a velocidade desses processadores, baseados nos qubits (bits quânticos), podem ser até 100 milhões de vezes maiores que os dos convencionais, baseados nos bits. Os bits não conseguem combinar os códigos 1 e 0 ao mesmo tempo, por isso são binários. Já os qubits têm essa capacidade de processar tudo ao mesmo tempo, o que amplia suas possibilidades de forma exponencial.

O israelense Moshik Cohen, de 43 anos, Ph.D. em computação quântica pela Universidade Ben-Gurion, é um dos que desenvolvem projetos quânticos em áreas como aeroespacial, automotiva, de defesa, inteligência artificial (IA) e semicondutores. Proprietário da Wisense Technologies, Cohen conta de que maneira a computação quântica poderá nos próximos anos dar mais poder a governos e empresas. Confira os principais trechos da entrevista.

Por que o potencial de um computador quântico é muito maior que o dos modelos convencionais do sistema financeiro?

Os computadores quânticos têm o potencial de revolucionar o sistema financeiro, porque podem resolver problemas complexos que estão fora do alcance dos computadores clássicos. Por exemplo, eles podem facilitar estratégias de negociação, detectar fraudes, tornar transações mais precisas e instantâneas e gerenciar riscos de maneira muito mais rápida e eficiente. Isso ocorre porque eles usam qubits, que conseguem processar uma grande quantidade de informações simultaneamente — ao contrário dos bits clássicos, que são limitados à combinação dos sinais 0 e 1.

YouTube video
Qual é o conceito de computador quântico que o torna mais eficiente, por exemplo, que o sistema Swift (sistema internacional de troca de informações e transferências)?

O sistema Swift, utilizado para transações bancárias internacionais, baseia-se em métodos de computação clássicos. Os computadores quânticos, entretanto, aproveitam os princípios de superposição e emaranhamento. A superposição permite que qubits estejam em vários estados ao mesmo tempo, e o emaranhamento permite que qubits sejam correlacionados de imediato. Essas propriedades permitem que os computadores quânticos processem transações e dados complexos com muito mais eficiência do que sistemas clássicos como o Swift, o que reduz muito o tempo e os custos das transações.

De que maneira sistemas quânticos podem ser utilizados no combate ao crime organizado, ao narcotráfico e ao terrorismo?

Para esses casos, há a computação quântica (CQ), nos computadores, e o sensoriamento quântico (QS), feito por sensores com capacidade de detectar imagens de forma muito precisa, por meio das moléculas e átomos. O CQ só pode ajudar se houver dados para processar, enquanto o QS pode adquirir os dados. Assim, para os casos em que existem dados, checagem de listas, mapas, o CQ pode revolucionar a guerra contra o crime. Em casos nos quais é preciso obter informações e imagens em tempo real para operações de missão crítica, como armas e explosivos escondidos, túneis terroristas, inimigos ocultos, o QS é a solução. 

YouTube video
Como isso pode ser feito?

A polícia e as autoridades de segurança nacional recolhem informações digitais sobre todos nós, especificamente sobre criminosos. Para obter decisões de missão crítica em tempo real, como impedir que criminosos planejem atentados suicidas ou escavações clandestinas, é preciso pesquisar nesse enorme banco de dados rapidamente. É necessário fazer pesquisas inteligentes e garimpar os dados. Esses recursos podem ser habilitados apenas pelo QC. Já os sensores do QS podem ver uma arma escondida sob sua jaqueta a 200 metros de distância.

Como você vê a possibilidade de o Sistema Financeiro Quântico (QFS) ser implementado?

A implementação do Sistema Financeiro Quântico (QFS) provavelmente será um processo gradual, que exigirá avanços significativos na tecnologia e na infraestrutura quânticas. As instituições financeiras terão de investir em tecnologia quântica e será necessária uma colaboração em escala global para estabelecer padrões e protocolos. Os aspectos jurídicos e de segurança serão críticos, uma vez que será necessário desenvolver novos regulamentos para reger a utilização da tecnologia quântica nas finanças e garantir a proteção dos dados. A transição envolveria fases de integração das tecnologias quânticas existentes nos sistemas antes que um QFS em grande escala pudesse ser realizado.

Quanto tempo isso deve levar?

A implementação de um QFS envolveria várias etapas: pesquisa e desenvolvimento; evolução do hardware e do software, com criação de hardware quântico confiável e desenvolvimento de software compatível; projetos que testem soluções quânticas em ambientes controlados dentro de instituições financeiras; integração gradual de tecnologias quânticas nos sistemas financeiros existentes; regulamentação e normalização. Esse processo pode levar uma década ou mais, dependendo do ritmo dos avanços tecnológicos, dos desenvolvimentos regulamentares e da adoção pela indústria.

YouTube video
O que torna o computador quântico mais seguro em relação à criptografia? E o que o torna mais perigoso, justamente por ter potencial para rastrear informações?

A computação quântica pode aprimorar os métodos de criptografia criando códigos virtualmente inquebráveis. Isso tornaria a transmissão de dados incrivelmente segura. No entanto, o mesmo poder que torna os computadores quânticos bons para criptografia também os torna uma ameaça aos padrões atuais de criptografia. Os computadores quânticos podem potencialmente quebrar os métodos tradicionais de criptografia usados ​​hoje, tornando as informações confidenciais vulneráveis ​​se novas técnicas de criptografia não forem desenvolvidas e implementadas.

Quais obstáculos devem ser superados para o bom funcionamento de um computador quântico?

Os principais obstáculos incluem a diminuição cada vez maior das taxas de erro. Há também a necessidade da manutenção do estado quântico dos qubits por períodos mais longos. Outro obstáculo é a escalabilidade: precisamos construir sistemas quânticos maiores que possam realizar tarefas práticas. Por fim, temos de lidar com o isolamento ambiental, protegendo sistemas quânticos de perturbações externas.

“A computação quântica é usada principalmente por grandes empresas de tecnologia, instituições de pesquisa e governos. Empresas como Google, IBM e Microsoft estão liderando o processo”

Qual é a relação entre a computação quântica e a inteligência artificial?

A computação quântica e a IA são dois campos de ponta que podem melhorar um ao outro. Os computadores quânticos podem processar grandes quantidades de dados e realizar cálculos complexos com muito mais rapidez do que os computadores tradicionais, fazendo com que os sistemas de IA aprendam e tomem decisões com mais eficiência. A inteligência artificial pode ser usada para projetar computadores quânticos melhores, ao otimizar circuitos quânticos, prever e corrigir erros e simular sistemas quânticos para melhorar o design e o desempenho do hardware

Quais perigos da computação quântica impedem os governos e instituições em geral de falar mais abertamente sobre esse tema?

A computação quântica é um campo altamente especializado, com conceitos complexos que podem ser difíceis de ser compreendidos pelo público em geral. Além disso, todas as implicações da computação quântica ainda são investigadas, o que leva a uma comunicação cautelosa por parte de governos e instituições.

Quem utiliza a computação quântica hoje?

A computação quântica é usada principalmente por grandes empresas de tecnologia, instituições de pesquisa e governos. Empresas como Google, IBM e Microsoft estão liderando o processo, enquanto instituições acadêmicas conduzem pesquisas significativas. 

Quais governos a utilizam?

Vários governos também investem na investigação quântica para a segurança nacional e a liderança tecnológica. Os Estados Unidos, a China e os membros da União Europeia têm programas quânticos significativos. Por exemplo, o governo dos EUA tem iniciativas como a Lei da Iniciativa Quântica Nacional, e a China investe fortemente em tecnologia quântica como parte da sua estratégia nacional. Singapura anunciou sua Estratégia Nacional Quantum (NQS) para se posicionar como um centro líder em tecnologia quântica nos próximos cinco anos. Israel também utiliza a computação quântica, especialmente para defesa e segurança cibernética. O governo israelense e várias agências de defesa investem em investigação quântica para melhorar as medidas de segurança nacional e desenvolver capacidades avançadas de defesa cibernética.

Sua empresa já tem algum governo que se tornou cliente para combater o crime? Os governos já combatem o crime dessa maneira? Isso poderá ser um golpe fatal para o crime organizado?

Sim, sim e sim.

Poderia revelar qual governo já a usa nesse sentido?

Isso certamente é um segredo.

Leia também “Alexandre de Moraes comete arbitrariedades todos os dias”

4 comentários
  1. Suely Epsztein Grynberg
    Suely Epsztein Grynberg

    Nesta entrevista faltou a pergunta: Se Israel já usa a CQ especialmente para defesa, como não se preveniu contra o ataque terrorista do Hamas em 7 de outubro de 2023?

  2. Erasmo Silvestre da Silva
    Erasmo Silvestre da Silva

    O PT deve odiar a tecnologia quântica só de falar que pode acabar com o crime organizado

  3. Fernando S
    Fernando S

    Só faltou uma análise do animal “Ser Humano”.
    Jamais será usado para combate a crime organizado,
    lavagem de dinheiro e assemelhados pois não interessa ao sistema financeiro.
    Já para os outros usos, principalmente militar, acho que até já está em uso.

  4. Emilio Sani
    Emilio Sani

    uma pena que ainda estamos longe de ter computadores quanticos…por enquanto só experiências e estudos

Anterior:
Celulares com QI
Próximo:
‘Falsificações baratas’? Os defensores de Biden estão ficando desesperados
Newsletter

Seja o primeiro a saber sobre notícias, acontecimentos e eventos semanais no seu e-mail.