Josiane Oliveira era funcionária do lar e vivia um momento de depressão quando ficou sabendo, por um amigo, de um curso profissionalizante de tanatopraxia — técnica de embalsamamento, que prepara e conserva o corpo humano depois do falecimento. Durante o Papo com Ela, Josiane revelou que não imaginava que se tornaria tão dedicada e apaixonada pela profissão. “Eu cuido do amor da vida de alguém”, emociona-se. Hoje, Josiane é instrutora da modalidade e uma das tanatopraxistas e necromaquiadoras mais conhecidas do país.
A equipe de Josiane recebe o cadáver, faz a troca dos fluidos internos do corpo e dá banho, costura a boca e possíveis buracos de ferimentos, penteia os cabelos, faz maquiagem e coloca a roupa do velório no morto. Um trabalho que, definitivamente, não é para qualquer um.
Ao longo da entrevista, a apresentadora Adriana Reid esclareceu algumas dúvidas com a convidada: já teve experiências sobrenaturais? Consegue comer ou dormir bem após o trabalho? Ainda se emociona em alguns casos? Há como deixar tudo planejado antes de morrer? Nesta edição, uma conversa cercada de mistérios e revelações sobre assuntos pouco falados no dia a dia.
Apresentado por Adriana Reid, o programa de entrevistas Papo com Ela vai ao ar todas as terças-feiras, às 20h30, nos canais da Revista Oeste e Umbrella Mídia, no YouTube.
Leia também “Perdoe. Perdoar faz bem para você mesmo”