Nesta terça-feira, dia 13 de agosto, eu estava prestes a entrar ao vivo na minha live “TudoConsta”, quando alguém que se apresentou como jornalista da Folha de S.Paulo mandou uma mensagem. Dizia apenas: “Boa tarde, Constantino. Tudo bem? Aqui é Fabio Serapião, repórter da Folha de S.Paulo em Brasília”. E mais nada. Sou do tipo que prefere mensagens que chegam completas de uma só vez, pois me parece ser o estilo do WhatsApp, em vez de aguardar uma resposta como “tudo bem” para retomar a conversa. Foi, porém, o que fiz. Respondi e aguardei. E faltavam dez minutos para entrar ao vivo. Pensei: “Lá vem chumbo da mídia contra mim, e a Folha quer o outro lado”.
Comecei minha live e deixei de lado o assunto. Vi que o repórter mandou um link de uma matéria sobre Alexandre de Moraes, e deixei para ver depois. Fiz meu programa inteiro seguindo minhas pautas prévias e, quando terminei, tinha uma mensagem do Paulo Figueiredo: “Você viu, né?”. Ainda sem saber do que se tratava, pensei que era sobre um parceiro novo que ele indicara como anunciante. Quando me dei conta do que estava acontecendo, já era o nosso Clayton Ubinha me perguntando se eu poderia entrar ao vivo no Oeste Sem Filtro para comentar o caso Alexandre de Moraes. Lá fui eu comentar o caso para nossas 100 mil telas simultâneas…
Foi um turbilhão de emoções, confesso. Sem tempo para filtrá-las ou refletir, defendi abertamente a prisão do ministro, pelo que se configura claramente como um crime de abuso de poder cometido por ele. A reação mais instintiva nem sempre é a acertada, mas naquele caso era. Vi muita gente falando que o caminho ficaria livre para Lula escolher outro comunista para o STF, que o Glenn Greenwald, jornalista que teve acesso aos mais de 6 gigabytes de mensagens trocadas pelo grupo do Alexandre, sempre foi esquerdista, assim como a Folha. Se até a Globo estava dando destaque, e me chamando de jornalista ainda por cima, então era fritura encomendada pelo PT.
Não vou, aqui, entrar nesse debate. Entendo que o jogo do sistema é bruto, que há diversos interesses obscuros em jogo, que nem tudo é o que parece. Não sou ingênuo. Mas não posso aceitar a ideia de que Moraes deve ser poupado porque Lula vai indicar outro comunista. Primeiro, porque Moraes virou o maior símbolo de abuso de poder no país, mesmo sendo ligado aos tucanos, e não aos petistas. Segundo, porque ignorar o que veio à tona e deixar por isso mesmo para um suposto xadrez 4D é loucura, significa destruir de vez as instituições republicanas — que já estão em frangalhos.
Se é o PT fritando alguém que ajudou Lula a voltar à cena do crime, mas acumulou poder rival demasiado, ou se é um ex-assessor que foi preso por crime doméstico e se sentiu abandonado buscando vingança, ou se é apenas um jornalista que conseguiu um grande furo de reportagem, isso não sabemos e não me importa tanto agora. O fundamental é que Alexandre foi pego com batom na cueca, ou melhor, em flagrante no motel traindo a esposa — no caso, a Constituição. E isso precisa gerar consequências.
Há cerca de um ano e meio que estou sem meu passaporte brasileiro, sem minhas redes sociais no Brasil e com minhas contas bancárias congeladas — com meses de trabalho honesto acumulados. Não é fácil, mas nunca permiti que isso me colocasse prostrado. Até porque há casos muitos piores. Filipe Martins ficou preso injustamente por seis meses e ainda enfrenta cautelares absurdas. Daniel Silveira segue preso apesar da graça presidencial e da imunidade parlamentar que tinha. Silvinei Vasques passou um ano no cárcere como preso político. Várias pessoas comuns continuam atrás das grades. Debora, a cabeleireira, ainda está afastada de seus dois filhos. Empresários e trabalhadores se exilaram na Argentina e alguns viraram moradores de rua. Clezão morreu.
Busco sempre ver o copo meio cheio em minha vida, com gratidão profunda a Deus pelo que tenho, pela minha família, por ter me tornado cidadão americano e desfrutar de mais liberdade e proteção agora. Agradeço todos os dias por isso tudo, e prometi não deixar que as injustiças praticadas pelo arbítrio alexandrino me transformassem numa pessoa pior, amargurada, vitimista. Admito que nem sempre foi fácil, que houve dias em que bateu aquela depressão, aquele sentimento de impotência e revolta que te consome por dentro. Mas luto contra isso e não posso aceitar que pessoas pequenas como Alexandre de Moraes tenham tanta influência sobre mim, por mais que possam me prejudicar com seu imenso poder. “Ninguém pode machucá-lo sem seu consentimento”, como diria Gandhi. Ao menos não naquilo que é essencial.
Se Alexandre de Moraes permanecer no cargo como se nada tivesse acontecido, isso realmente pode significar “game over” para nosso país
Se você perdeu dinheiro, perdeu pouco; se perdeu a honra, perdeu muito; se perdeu a coragem, perdeu tudo”. A fala de Vincent van Gogh captura bem o que está em jogo. Alexandre de Moraes causou muito mal a muita gente inocente. Sou um deles, tenho “lugar de fala”. Mas não é desse lugar que falo aqui. Não quero vingança. Não busco uma vendeta particular. Sem cargo público, sem capangas, sem exército algum, apenas armado com minhas palavras, vi um ministro todo-poderoso obcecado comigo, ordenando de forma ilegal a seus cúmplices que buscassem qualquer coisa contra mim, das mais comezinhas. Meu inquérito todo é uma coletânea de tuítes inofensivos, como esses que a reportagem da Folha mostrou. Alexandre realmente quis me calar, me intimidar, me destruir. Mas fracassou. Aqui estou, ainda que sem parte do meu dinheiro, sem meu passaporte brasileiro e sob censura no Brasil. E, acima de tudo, sem rancor, sem ter deixado o ódio tomar conta de mim.
Quis dar um tom mais pessoal a esta coluna, pois sobre os crimes de Alexandre já há muita coisa boa por aí. Fiz um relato mais íntimo dos meus sentimentos diante disso tudo. Espero, do fundo do meu coração, que Alexandre de Moraes sofra impeachment o quanto antes e vá preso. Se ele permanecer no cargo como se nada tivesse acontecido, isso realmente pode significar “game over” para nosso país. Mas não importa o que aconteça, vou seguir adiante com minha vida, com minha luta por justiça. Há muita crueldade neste mundo, muita hipocrisia e oportunismo, muito canalha. Mas estou seguro de que as pessoas decentes são maioria. E é em homenagem a cada um desses patriotas decentes que preciso ter resiliência, esperança e fé.
Como disse John Adams: “Fatos são coisas teimosas; e quaisquer que sejam nossos desejos, nossas inclinações ou os ditames de nossas paixões, eles não podem alterar o estado dos fatos e das provas”. Cedo ou tarde há de haver justiça neste mundo — ou depois. Espero que seja cedo. E pretendo continuar trabalhando para que isso aconteça o quanto antes. O Brasil sério tem pressa!
Leia também “Uma socialista na Casa Branca?”
Vá em frente Constantino, voce não está sozinho.
Parabéns Constantino, e espero que já em 2025 após as eleições nos EUA e as nossas municipais, você venha nos proporcionar aqui no Brasil, recordes de audiência como sempre nos alertava o Emilio no velho Pânico atualmente em decadência.
Espero que voltemos a falar com urgência nas urnas eletrônicas auditáveis com comprovante impresso, única forma de constatar fraudes como ocorreu na VENEZUELA. Se fossem com nossas urnas eletrônicas Maduro estaria eleito sem contestações mundiais. Entendo ainda que se imponha desnecessária nova PEC no Congresso para implantar o VOTO IMPRESSO, já que se trata apenas de um aprimoramento do processo eletrônico que permite AUDITAR amostras e RECONTAR todas as urnas. Se assim fosse em 2022 não teríamos tido a FARSA do 8 de janeiro, porque a centro direita brasileira, pacífica, honesta e trabalhadora reconheceria o VENCEDOR como realmente o desejado pela maioria.
Vale lembrar que Bolsonaro disse diversas vezes que passaria a FAIXA PRESIDENCIAL para o vencedor com eleições transparentes e auditáveis.
Belo artigo Constantino, revela o sentimento do fundo da alma. Eu tbm espero que este ditador de merda pague por todos os seus crimes. Deus está ao seu lado, e ao lado de todos os perseguidos por este demônio.
Tudo passa menos a onipresença de Alexandre
Constantino, vejo a cada dia mais e mais pessoas clamando pelo retorno do país a normalidade constitucional.
E isso somente será atingido pela luta constante de patriotas para suplantar a ditadura que ameaça o Brasil e seu povo.
Alexandre de Moraes e seu cúmplice Rodrigo Pacheco, devem ser levados a tribunais internacionais se necessário para responderem por seus crimes.
Parabéns pelo artigo ,dá pra perceber que o equilíbrio entre emoções e análise fria e técnica foi difícil , mas a vida real é assim também ! Nós brasileiros preocupados como você com o futuro próximo do Brasil lemos seu artigo com um arrepio de esperança ainda amedrontada!
Belo depoimento Rodrigo, precisamos fazer justiça de verdade no Brasil. Espero também que Alexande de Moraes seja afastado do cargo que ele é incompetente em todos os sentidos pra exercê-lo e, após isso, que seja condenado e preso por todos os crimes que cometeu.
Grande Constantino, Paulo Figueiredo e Allan dos Santos entre tantos outros, nos venceremos ( nós brasileiros do coração verde e alma dourada). Alexandre vagabundo vai cair junto com seus capangas e tapetes de bordel!
Parabéns pelo artigo e por sua postura, Constantino! Que este ser seja impedido de uma vez por todas e que seja punido por seus crimes! Não entendo a lógica de advogado e promotor virar juiz ou desembargador. Ou acaba com isso ou coloca tempo de mandato. São detalhes que contribuem com Julgamentos parcial e abusos de poder.
Parabéns Constantino pelo seu brilhante texto. Faço minhas as suas palavras que Alexandre de Moraes sofra impeachment e seja preso o mais breve possível.
Parabéns Constantino. Tem uma legião de brasileiros, inclusive Alexandres, que apoiam e admiram seu trabalho. Até mais tarde no programa 4×4.
Com certeza esse é o sentimento de todos os brasileiros que estão passando, assistindo e sentindo na pele a falta de justiça e respeito ao cidadão e ao ser humano .
Parabéns Consta ( permita-me chamá-lo assim) acompanha você desde 2018 obrigado por sua resiliência, a se a população fosse assim
PARABÉNS CONSTANTINO PELO CARÁTER QUE TEM EM CIMA DO MAU CARÁTER
Muito bom! CONSTA: Parabéns! O relato pessoal – não raro – dá a dimensão exata do que estamos querendo transmitir, pois que honesto e verdadeiro. Persevere na luta.
Aqui em casa sempre torcemos por você. Agora, mais ainda.
Obrigado Rodrigo!
EXCELENTE ANALISE CONSTANTINO !!!
ATÉ QUANDO O POVO BRASILEIRO VAI SUPORTAR ESTA SITUAÇÃO ?
ESTAMOS FALANDO DE UM ELEMENTO DA SUPREMA CORTE DO PAIS.
O PODER EMANA DO POVO !!!!
A justiça de Deus pode até tardar mas ela jamais falha! Estamos com você, Constantino, e com todos que são perseguidos por esse ditadorzinho.
Çbrigada por sua luta, sua resiliência, sua fé.
Monsenhor José Roberto Rodrigues Devellard ficaria orgulhoso de ver sua valorização da fé. Parabéns!
Muito bom! Parabéns! Solidariedade.
Obrigada por me sentir com voz, honrosa e corajosa! Estamos juntos com você!
Grato mais uma vez por sua voz
Parabéns Consta pelo belo artigo, o cidadão de bem está contigo, pode ter certeza disso,
continue fazendo o que você faz, e faz muito bem.
Obrigada, Constantino, por sua luta, coragem e força.
Obrigado Consta!
Excelente CONSTA!! PARABÉNS!!! FORÇA!!! VEBCEREMOS O DIABO!!!
Magnífico texto, Constantino! Parabéns! Força!!!
Boa Constantino, a batata desse ser humano horrível está assando. É só uma questão de tempo.
Nunca me senti tão orgulhosa de fazer parte dessa família que é a Revista Oeste! Parabéns pela coragem Consta! Desde dezembro de 2021, qiando eu comprri o seu livro Pensadores da Liberdade para presente de Natal qe te assistia na JP (e agorana Oeste Sem Filtro e aos domingos no programa 4 por 4 ) que você (e o Fiúza também) abriram os meus olhos e também o dos meus pais para muita coisa! Somos eternamente gratos à vocês! Um grande avraço carioca!
Excelente ! Rodrigo Constantino fez uma boa escolha para este artigo… seu depoimento pessoal é valioso numa hora dessas! Que este tirano cruel tenha o fim que merece!
Permita-me chama-lo de amigo Constantino. Sou só, solidário a você e a Daniel Silveira, Allan dos Santos, Paulo Figueiredo e a todos i justiças que sofrem ou sofreram as injustiça dos por este déspota que se iguala a Gestapo nazista e a Laurenti Beria da falecida União Soviética. Vamos pressionar o Rodrigo Pacheco a pautar o impedimento do Alexandre Morais. Um grande abraço Constantino. Flávio Casaccia
Esteja certo que mesmo sem passaporte brasileiro e bloqueado nas redes sociais, você permanece vivo e pulsante em cada brasileiro que ainda não perdeu a honra e a coragem!
oi…. o senado poderá sabatinar de maneira que não agrade a esquerda e não aprovar o nome indicado. Tudo pode acontecer.
Parabéns Rodrigo Constantino. Faço questão de escrever seu nome completo. Você é um exemplo de Jornalista e Homem com J e H maiúsculos.
Parabéns Consta, merece todo nosso respeito pelo profissional que é . Artigo que sensibiliza, o ser desprezivel na vonsrguiu o objetivo.
bem lembrado, fez muito bem em retirar o Alexandre na sua identidade de cidadão americano, afinal não combinaria nada com o país símbolo da liberdade e com a bela data de nascimento, esses fatos sempre estarão indelevelmente marcados em sua história, parabéns ao Constantino
Sensacional teu testemunho, Consta! Eu tava na audiência da Live e logo após na rev. Oeste. Impactante! Vamos crer que Deus está fazendo a justiça que tanto temos orado! Abc
Sensacional teu testemunho, Consta! Eu tava na audiência da Live e logo após na rev. Oeste. Impactante! Vamos crer que Deus está fazendo a justiça que tanto temos orado! Abc