Pular para o conteúdo
publicidade
O ministro do STF, Alexandre de Moraes, deu ordens não oficiais para a produção de relatórios pela Justiça Eleitoral contra opositores, publicado na Folha de S.Paulo, dia 13 de agosto de 2024 | Foto: Fabio Rodrigues-Pozzebom/Agência Brasil
Edição 230

Juízes sem juízo

Neste agosto, o Brasil sensato é que está cismado com a tribo de Moraes

Augusto Nunes
-

O ministro Luís Roberto Barroso ainda não viu nada de irregular, imoral ou ilegal nas espantosas mensagens trocadas por altos funcionários do Poder Judiciário, todos incumbidos de atender em regime de urgência aos caprichos, vontades e, em velocidade de Fórmula 1, cismas de Alexandre de Moraes. O desfile de iniquidades promovido pela série de reportagens da Folha mal começou. Mas o que já foi revelado bastou para avisar aos berros que foi devassado um dos maiores escândalos da história da Justiça brasileira. O presidente do Supremo Tribunal Federal ainda não enxergou nada de mais. Nenhuma surpresa: Barroso parece acreditar que todos os meios são justificáveis se os fins a alcançar começarem pela erradicação do bolsonarismo e seus manés perdedores. São extremistas de direita e, portanto, criminosos a enquadrar. Na parte esquerda do lado de baixo do Equador é que não existem pecados nem pecadores. Só inocentes.

Em seus tempos de advogado, por exemplo, Barroso passou dez anos recitando que o terrorista italiano Cesare Battisti, condenado em seu país à prisão perpétua por ter participado de quatro assassinatos, era um jovem idealista caçado pelo governo ultradireitista. Teve de interromper a lengalenga quando o criminoso extraditado confessou tudo minutos depois da volta ao país natal. O ministro também acredita que o estuprador João de Deus cura câncer e “extrai de nós o que temos de melhor”. Coerentemente, agora deu de jurar que Moraes — fundador e monarca da mais infame vara criminal do Brasil, condutor de sete (ou dez?) inquéritos imorais, ilegais e indefensáveis — é o salvador do Estado Democrático de Direito que trucida de meia em meia hora. “Todas as informações que foram solicitadas pelo ministro Alexandre de Moraes referiam-se a pessoas que já estavam sendo investigadas”, garante Barroso.

barroso stf
O ministro do STF Luís Roberto Barroso, durante a abertura do 59º Congresso da UNE | Foto: Wilson Dias/Agência Brasil

“Mentira”, grita o pedido feito em dezembro de 2022 pelo juiz instrutor Airton Vieira, braço direito de Moraes no STF, a Eduardo Tagliaferro, chefe do setor do TSE encarregado de “combater desinformação”. Por ordem do ministro, que então comandava a Justiça Eleitoral, Vieira anexou o link de um texto publicado pela Revista Oeste no X/Twitter à encomenda indecorosa que recebera do chefe: “Vamos levantar todas essas revistas golpistas para desmonetizar nas redes. Essas e outras do mesmo estilo”. No dia seguinte, Tagliaferro informou que, ao ler várias edições de Oeste, encontrara apenas “publicações jornalísticas”. Vieira confirmou que, para não irritar o patrão, é duro na queda e retrucou: “Use a sua criatividade… rsrsrs”. “Vou dar um jeito rsrsrs”, conformou-se o comparsa. Como a desmonetização sumiu por um longo período, algum jeito foi dado.

Como adora prender, Moraes inventou a captura em bloco, revogou a individualização da pena, instituiu o julgamento por lotes e, talvez para livrar-se de contas complicadas, resolveu que todos os réus merecem 17 anos numa cela

Alexandre de Moraes, então presidente do TSE, durante cerimônia de posse do diretor-geral da PF, na sede da corporação, em Brasília (10/1/2023) | Foto: Marcelo Camargo/Agência Brasil

As mensagens publicadas até quinta-feira, 15, revelam que a dupla tinha consciência de que agia criminosamente. Também demonstram que os assessores temiam muito mais o destempero do chefe do que punições reservadas a fabricantes de pecadores sem pecados e culpados imaginários. O material já divulgado escancara o estilo aperfeiçoado, de cinco anos para cá, pelo Supremo Juiz. Primeiro ele escolhe a vítima e decide a espécie de castigo que vai aplicar. Só depois de decidida a condenação ele ordena a subordinados que procurem algum pretexto para a ação ilegal, aciona a usina de mandados de busca e apreensão que funciona 24 horas por dia, e determina prisões preventivas ou temporárias sem prazo para terminar. O condenado sem julgamento logo fica sabendo que a cela só será aberta por uma delação premiada que confira alguma veracidade à fantasia do golpe executado por civis desarmados, orientado por uma minuta, alimentado por um carrinho de algodão-doce. O regime prisional pode ser abrandado por meia dúzia de revelações que incriminem o ex-presidente Jair Bolsonaro. Ou ao menos um punhado de pistas que levem ao “gabinete do ódio”, um perigo especialmente sinistro que permanece desde 2020 em lugar incerto e não sabido.

Como adora prender, Moraes inventou a captura em bloco, revogou a individualização da pena, instituiu o julgamento por lotes e, talvez para livrar-se de contas complicadas, resolveu que todos os réus merecem 17 anos numa cela. Um invasor do Palácio do Planalto foi filmado destruindo o relógio de grande valor histórico? Dezessete anos. Uma jovem mãe de duas crianças usou o batom para escrever num monumento a frase “Perdeu, Mané”? Dezessete anos. Alguém agoniza lutando contra um câncer? Os 17 anos só serão encurtados pela morte. Um morador de rua, que por decreto do Supremo não pode ser removido do espaço público que ocupa mesmo se o destino for um abrigo público, resolveu zanzar pela Praça dos Três Poderes justo naquele 8 de janeiro? Esse não escapou da cela em que dormiu por um ano e meio. Mas ao menos foi liberado dessa pena-padrão, que vem sempre acompanhada pela multa que os condenados só poderiam pagar se fossem autorizados a assaltar um banco.

governo lula 8 de janeiro stf dia do patriota porto alegre
Manifestantes deixam o Palácio do Planalto depois da invasão de 8 de janeiro de 2023 | Foto: Joedson Alves/Agência Brasil

O ministro gosta tanto de confiscar o direito de ir e vir que acabou parindo a “meia liberdade”. Quem é solto por inexistência de provas de culpa continua prisioneiro de restrições humilhantes, abusivas, desnecessárias e, sobretudo, perversas. A menos que assinem um documento em que assumem a autoria de crimes não praticados, os liberados do presídio viram prisioneiros da medieval tornozeleira eletrônica. Têm de apresentar-se a alguma autoridade no fórum da comarca, não podem sair de casa no período noturno, nem têm acesso a redes sociais. Até quando? Ninguém sabe. Tudo somado, está claro que Moraes odeia libertar, sobretudo quando o nome no alvará de soltura figura na lista dos perseguidos preferenciais.

Num diálogo com Tagliaferro também eternizado em áudio, Vieira referiu-se a uma escura marca de nascença. “Ele cismou com esse caso, e quando ele cisma é uma tragédia”, disse o braço direito do Primeiro Carcereiro. Moraes anda cismado com meio mundo, mas seu fígado provavelmente lateja quando lida com perseguidos preferenciais. O ex-deputado Daniel Silveira é um deles. Outro é Filipe Martins, ex-assessor para Assuntos Internacionais de Jair Bolsonaro. Acusado de ter viajado para os Estados Unidos no fim do ano passado em companhia do ex-presidente, Martins ficou seis meses num presídio no Paraná. O abundante acervo de provas acumulado em meio ano — cópias de passagens aéreas, recibos de Uber, notas fiscais, documentos da Latam, até mesmo um informe oficial do governo americano — comprovou que Martins não embarcara com Bolsonaro nem dera as caras nos Estados Unidos. Ficara com sua mulher em Ponta Grossa, no Paraná.

Deputado Daniel Silveira coloca tornozeleira
Deputado Daniel Silveira coloca tornozeleira eletrônica | Foto: Reprodução

Depois de dois pareceres favoráveis da Procuradoria-Geral da República, Martins conseguiu o alvará de soltura neste 9 de agosto. A tornozeleira avisa que ele saiu da cadeia, mas não está em liberdade. Na próxima edição, os leitores desta coluna saberão como é o cotidiano de alguém com quem Moraes cismou. Até lá, ele terá de contornar a catarata de irregularidades divulgadas pela Folha. Não são poucos os que há cinco anos cismam com Moraes. Depois desta semana, serão contados em milhões os brasileiros inconformados com a tirania do Judiciário — e sem paciência para continuar esperando a restauração da plena democracia.

Leia também “O Brasil de 2024 tem cara de 1984”

33 comentários
  1. Valdez
    Valdez

    Quem está por trás do tirano? Quem dá as ordens? Quem banca? Quem garante sua permanência no posto de tortura ao povo brasileiro?

  2. Raimundo Rabelo Lucas
    Raimundo Rabelo Lucas

    Tudo indica que o juízo do MONSTRO SOCIOPATA SÁDICO foi embora com a perda dos cabelos da cabeça.

  3. Glauco Laranjeiras dos Santos
    Glauco Laranjeiras dos Santos

    Isso tudo que está acontecendo é por culpa da omissão das Forças Armadas. é obrigação deles defender o país de inimigos externos e também internos. Esse Moraes é um inimigo do Brasil. Ele comete crimes para defender não uma ideologia, mas um partido e seu chefe. Até quando o povo vai ficar sem reagir ?

  4. Antonio Carlos Neves
    Antonio Carlos Neves

    Augusto parabéns, ouso sugerir que você distribua pessoalmente este artigo para juristas como Nelson Jobim, Marco Aurelio Mello, Ives Gandra Martins, Andre Marsiglia, Celso de Mello e outros e os convide para uma entrevista na REVISTA OESTE SEM FILTRO para darem suas interpretações do teu texto, e perguntar a todos eles porque a INSTITUIÇÃO OAB esta tão calada com o AUTORITARISMO JUDICIÁRIO, quando atuava severamente durante o autoritarismo militar, e que medidas a sociedade pode tomar.

  5. CARLOS FLORESTA DE OLIVEIRA
    CARLOS FLORESTA DE OLIVEIRA

    Este juizeco só age assim por três motivos; 1º ele pensa que é o cão CHUPANDO MANGA VERDE, 2º ele pensa que só ele tem notável saber jurídico e 3º ele vive atormentado com o tamanho do PINTO dele. HHHHHHHHHHHHHHHHHHHHHHHHHHHHHHHHHHHHHHHHHHHHHHHHHHHHHHHHHHHHHH

  6. Erasmo Silvestre da Silva
    Erasmo Silvestre da Silva

    Essa burocracia toda no processo político e administração pública não é porque é esquerdistas progressistas socialistas. Isso é tudo pra roubar todo dinheiro público

  7. Antônio de Padua de Oliveira
    Antônio de Padua de Oliveira

    ESPERO UM DIA AINDA ASSISTIR A PRISÃO DE PACHECO POR ÓRDEM DE MORAIS !!! ISSO É MEU SONHO DE CONSUMO.

  8. DONIZETE LOURENCO
    DONIZETE LOURENCO

    Alexandrus I, o Calvo, colocou o país no mesmo patamar das piores tiranias existentes em pleno século XXI.
    E pior, conta com a proteção do cúmplice rodrigo Rodrigo.

  9. Rosalia Alvim Saraiva
    Rosalia Alvim Saraiva

    Parabens, mestre. Disse tudo!

  10. Maria de Lourdes De Mendonça Arruda
    Maria de Lourdes De Mendonça Arruda

    A folha vai continuar colocando as reportagens? Soube que não.

  11. EDUARDO SILINGARDI LOPES
    EDUARDO SILINGARDI LOPES

    SE ACHAM DONO DO BRASIL E IMORTAIS, A ETERNIDADE IRÁ COBRAR ESSES DESVARÍOS

  12. COLETTO ASSESSORIA EM SEGURANÇA DO TRABALHO LTDA
    COLETTO ASSESSORIA EM SEGURANÇA DO TRABALHO LTDA

    NUNES,
    JAMAIS QUEM DEFENDE NOS PROCESSOS E NOS ARGUMENTOS PESSOAIS O CESARE BATISTA IRA PENSAR EM JUSTIÇA.
    O BARROSO MENOSPREZA ATÉ OS MEDICO — BUSCOU JÃO DE DEUS PARA SEUS PROBLEMAS DE SAUDE !!!

  13. ELIAS
    ELIAS

    Até quando o presidente do Senado permanecerá inerte com sua cara de paisagem assistindo a acelerada “venezuelização” do Brasil?

  14. vanderley donizete das chagas
    vanderley donizete das chagas

    O Sistema , que sempre existiu e não tínhamos conhecimento, está preparado para destruir física e moralmente, quem se antepor a eles .
    O poder composto pelo sistema financeiro, o judiciário, a grande mídia , os grandes empreiteiros, políticos corruptos , funcionários públicos do alto escalão e os generais do alto comando ESTÃO JUNTOS E NINGUÉM SOLTA A MÃO DE NINGUÉM.
    E o POVO ? Ora o povo vota nas urnas elegem quem o SISTEMA deseja ……

  15. Candido Andre Sampaio Toledo Cabral
    Candido Andre Sampaio Toledo Cabral

    Airton Vieira e Eduardo Tagliaferro merecem punição tão quanto seus chefe Alexandre de Moraes.

  16. Herbert Gomes Barca
    Herbert Gomes Barca

    tô cismado !!! quando fico assim meto o pé em todos na minha frente !

  17. Patricia Tajra Miranda
    Patricia Tajra Miranda

    ANGUSTIANTE VER NOSSO PAÍS SE DILACERANDO DIANTE DE ESQUIZOFRÊNICOS HABILITADOS AO COMANDO.

  18. Vitor Hugo Stepansky
    Vitor Hugo Stepansky

    Cuidado revista Oeste. Nelson Jobim acende uma vela para cada santo. Não é confiável. Chegou a andar de uniforme militar na Amazônia no governo Collor depois foi abraçar o Lula sendo seu ministro. O Ives Gandra sempre leva livre os ministros do STF. Sempre fala dos ” amigos” que tem lá e acabou com a frase:
    -Moraes tem ” notável saber jurídico”. Está sempre em cima do muro, infelizmente por mais que se esforce não vai chegar a um SOBRAL PINTO.

    1. Emilio Sani
      Emilio Sani

      Vitão, concordo novamente 100% com sua opinião, e ontem mesmo comentei sobre o Ives em cima do muro e sem coragem de falar claramente que o Xandão deixou de ser (se é que realmente algum dia foi, pois acredito que escreveram para ele o livro que dizem ser dele) um jurista.

    2. Jonas Ferreira do Nascimento
      Jonas Ferreira do Nascimento

      Concordo contigo, “o velho professor” como ele mesmo se autodenomina, parece não querer ferir seus amigos com dolorosas verdades. Uma pena para tão exemplar biografia.

  19. Luzia Helena Lacerda Nunes Da Silva
    Luzia Helena Lacerda Nunes Da Silva

    Que vida de m – – – – tem esse Moraes Viver para propagar o medo. Viver para ser conhecido como o homem mais perverso do país. Hitler era assim e não teve um final feliz.

  20. Almicre Piovezan
    Almicre Piovezan

    E sobre a eleição o Barroso não tem nada a explicar? Garanto que foi correta igual a da Venezuela.
    Por isso alguns magistrados saíram em disparada já no primeiro segundo para defender o careca. Dá para ver que estão todos unidos no cometimento dos crimes.

  21. Reinaldo Biangolino Perlingeiro
    Reinaldo Biangolino Perlingeiro

    Excelente!!! PARABÉNS!

  22. Brian
    Brian

    Toda esta crueldade e ilegalidade deste regime ditatorial comunista tem a responsabilidade do maior covarde do Brasil que é RODRIGO PACHECO.

  23. Teresa Guzzo
    Teresa Guzzo

    Augusto Nunes,só posso parabenizá-lo pelo extraordinário artigo e por manter sempre a lucidez,lisura,ética, a coragem para expor diariamente no programa “Oeste Sem Filtro “o que realmente estamos vivendo no Brasil. Essa corte de justiça, STF,não nos representa.Esses ministros e alguns políticos de esquerda, querem nos reduzir a ignorância. Não somos um povo que se alia a ditaduras,a tiranos e a corruptos,o tempo da censura e tortura chegará ao fim,assim como todos os responsáveis por essas atrocidades vividas.

  24. José Rubens Medeiros
    José Rubens Medeiros

    A impressão (triste) que me vem à mente é que ENQUANTO NÃO OCORRER UMA INCONTIDA REVOLTA INDIVIDUAL E/OU COLETIVA COM DERRAMAMENTO DE SANGUE (espera-se que não seja o sangue de inocentes), esse estado de loucura institucional a partir do Judiciário e com a cumplicidade indisfarçada do pseudopresidente do pseudossenado federal (sem mencionar o criminoso governo comunista entrincheirado nos poleiros da outrora República), NADA VAI MUDAR. O país, isto é, os pagadores de impostos, vai(ão) continuar vivendo de INDIGNAÇÕES, ouvindo INDIGNAÇÕES, testemunhando INDIGNAÇÕES, cantarolando LAMÚRIAS enquanto esses deletérios (mortalmente deletérios) seres com cara de humanos e fantasiados com a ridícula toga, em linha direta, via conluio, com parlamentares diametralmente DESQUALIFICADOS, perseverarão em sua sanha diabólica de perseguição e destruição do que ainda resta de democracia e da liberdade de todo cidadão.

  25. Pedro Hemrique
    Pedro Hemrique

    Artigo verdadeiramente relevante e magnífico de ler. Entretanto só quem pode solucionar todas as mazelas jurídicas pelas quais o país tem vivenciado diariamente são os parlamentares. São estes que precisam dar um basta! Esperar qualquer iniciativa da OAB, ABI, etc., teremos que esperar e esperar porque tais entidades perderam sua essência ética e moral. É lastimável o que o sistema está fazendo com esse país!

  26. Gladis Eleonor Migliavacca Ballardin
    Gladis Eleonor Migliavacca Ballardin

    Sou da opiniao q um n vai largar a mao do outro e assim vao estar tds de comum acordo com as arbitrariedades cometidas por insano e demente dito juíz. Nada acontece decentemente nesse país pq é formado por legisladores frouxos e subalternos comprados pela justiça portanto com rabo preso. Pena esse Brasil n ter educaçao suficiente p fazer esse levante hj e entrar porta a dentro desse congresso e demitir tds de suas funçoes e salarios pq pagamos inúteis p nada fazerem e somente rirem da cara da gente. Pessoas imundas sem conceito nenhum de grandeza , liberdade e justiça. Mas um dia a casa cai.

  27. Vinicius Freitas
    Vinicius Freitas

    O rei está nu, os ministros do STF já começaram a negar o mal feito e apoiando, meio que desconcertado, os atos do Xandao. Nesse xadrez a 1a peça foi mexida pela câmara, com o pedido coletivo do impedimento do Xandao. Porém, logo de cara, o STF, na pessoa do ministro Flávio Dino já colocou o congresso e check mat. Ele proibiu as emendas individuais dos congressistas. Em ano de eleição municipal isso é um verdadeiro desastre para quem quer se perpetuar no congresso. A maioria dis congressistas não estão nem aí para o país e sua constituição. Estão interessados aoenas em $$$$$$. Que se dane o país. Com isso, o impedimento do Xandao já “subiu no telhado”.

  28. Fabio Fiorotto Astolfi
    Fabio Fiorotto Astolfi

    O número “17” escolhido como número de anos para condenar poderia perfeitamente se tratar do “22”, por razões evidentes. A primeira opção permaneceu, talvez, quem sabe, pela obviedade que se sobressairia demais nesse irônico e irresponsável exercício jurídico-ditatorial.

  29. Luiz Antônio Alves
    Luiz Antônio Alves

    Lembro ao distinto jornalista que em algum momento de descando (da meia-noite às cinco) reveja aquele vídeo onde Moraes mostra que vai cortar a garganta de alguém de seus gabinete e que depois ele disse com cara de São Paulo que era um sinal de brincadeira, acostumado fazer… Infelizmente, tenho guardado muita coisa, incluindo tuas colunas de 20 anos atrás, época que a gente recortava dos jrnais e revistas o que interessava.

  30. Reginaldo Corteletti
    Reginaldo Corteletti

    Não tenho a mesma esperança do Nunes. O sistema está fechado em copas para sua proteção. Estas denúncias só darão mais moedas para o legislativo negociar posições nas trincheiras com o judiciário, que perdeu terreno nesta luta.

    1. MNJM
      MNJM

      Temos um covarde e capacho do STF na Presidência do Senado, que nada fará.
      Cabe ao povo ir às ruas e exigir o impeachment do ditador Basta de tantas arbitrariedades.

Anterior:
Hora da escolha
Próximo:
Eu só quero justiça!
Newsletter

Seja o primeiro a saber sobre notícias, acontecimentos e eventos semanais no seu e-mail.