Pular para o conteúdo
publicidade
Presidente Lula conversa com Ministro do STF Alexandre de Moraes e Luís Roberto Barroso Presidente do STF durante o desfile de 7 de Setembro, em Brasília | Foto: Ton Molina/ Estadão Conteúdo
Presidente Lula conversa com Alexandre de Moraes e Luís Roberto Barroso, durante o desfile de 7 de Setembro, em Brasília | Foto: Ton Molina/ Estadão Conteúdo
Edição 237

A civilização do ministro Barroso

O ministro e os seus colegas transformaram o Brasil, com suas sentenças públicas, numa espécie de Congo Belga jurídico, onde a segurança das leis foi trocada pela força bruta

J. R. Guzzo
-

O STF e o presidente Lula competem entre si num duelo sem precedentes na história política deste país: quem consegue arrastar mais vezes o Brasil para o fundo do poço. É uma disputa cabeça a cabeça. Uma hora o STF está na frente. Em outra hora Lula está atrás — ou então é o exato contrário disso, de maneira que até hoje não dá para dizer quem está ganhando e quem está perdendo. Um dos dois pode ser o cavalo de Gardel em Por Una Cabeza — aquele que afloja al llegar. Melhor não apostar nada nesse páreo, então, até porque pode ser declarado um empate técnico e inventarem uma “decisão judicial” declarando que foi você quem perdeu, mané.

Na última passagem pela grande curva, quem estava à frente era o STF — na figura do ministro Luís Roberto Barroso, o atual presidente da nossa “Suprema Corte”, como diz Lula quando imagina que o Palácio do Planalto é a Casa Branca. Em comemoração ao seu próprio primeiro ano no cargo, e num dos seus piores momentos no papel de comentarista de si mesmo, Barroso proclamou que o seu “legado” será a “total recivilização” do Brasil. Põe fundo do poço nisso. Quem disse, em primeiro lugar, que ele vai deixar algum tipo de legado? Até agora, ao que se saiba, só ele mesmo. E essa “recivilização”, o que seria, além de uma palavra pretensiosa, falsamente erudita e basicamente tola?

É a moda do “re”, em pleno avanço no campo que se acha “progressista”. Janja, por exemplo, disse que iria “ressignificar” a posição de primeira-dama na história geral da República. Barroso diz agora que vai “recivilizar” o Brasil. Como assim? O ministro quer que você acredite que o país vivia na barbárie até ele chegar à presidência do STF. É uma bobagem classe platinum plus extra magnum, que pode ser verificada em qualquer cartilha de curso primário. Muito pior, é uma afirmação mentirosa, neurótica e mal-intencionada. Se existe alguma coisa indiscutível na conduta do STF nos últimos cinco anos é exatamente o contrário: Barroso, Alexandre de Moraes etc. etc. etc. reduziram o Brasil a um estado de selvageria legal sacralizada.

Como já ocorreu em casos parecidos, a afirmação poderia ser sepultada no cemitério dos pensamentos mortos para onde se conduz diariamente a produção filosófica dos gatos gordos que você sustenta em Brasília. Neste último caso, entretanto, Barroso foi além da megalomania subdesenvolvida que hoje afeta os circuitos mentais dos dois concorrentes — Lula e os próprios ministros do STF. O ministro e os seus colegas transformaram o Brasil, com suas sentenças públicas, numa espécie de Congo Belga jurídico, onde a segurança das leis foi trocada pela força bruta — quem pode manter uma milícia armada mais eficaz que a do vizinho tem mais razão do que ele. Barroso chama isso de civilização.

Luís Roberto Barroso em sessão do STF em 12.09.2024
Luís Roberto Barroso, presidente do STF | Foto: Rosinei Coutinho/SCO/STF

É como ouvir aulas de Direito e de Ciência Política dadas pelo professor Idi Amin, ou por outros bandoleiros africanos que subiram ao status de “famosos” chefiando ditaduras de almanaque. O que o STF realmente fez no Brasil, sob o comando de Alexandre de Moraes e com a assistência de Antonio Dias Toffoli (em outro departamento), foi eliminar a pau, ao contrário do que diz Barroso, a condição fundamental para que qualquer sociedade receba o selo de “civilizada” — a segurança jurídica. É ela que obriga a autoridade pública a tomar todas as decisões com base no que está escrito na lei, e não naquilo que ela quer, ou no que acha “certo”.

Isso acabou no Brasil. Um cidadão, uma empresa ou seja lá quem for não pode mais ter a expectativa de que a Justiça lhe dará razão se demonstrar que está dentro da lei — da lei como ela está escrita, e não como o ministro Moraes acha que é. Ele acha, por exemplo, que no dia 8 de janeiro de 2023 tentaram dar um golpe de Estado usando estilingues, ou pintando de batom uma estátua em Brasília. Essa alucinação, como veio do STF, virou lei. Toffoli acha que todos os corruptos que confessaram seus crimes e devolveram dinheiro roubado nos governos Lula-Dilma, sem nenhuma exceção, são inocentes. Passa a ser a lei, também — e por aí vamos. É a “recivilização” do ministro Barroso.

O sistema judicial do Brasil presta obediência, hoje em dia, a uma safadeza-gigante inventada pelo STF: o “consequencialismo”, como dizem. De acordo com essa trapaça, que eles chamam de doutrina jurídica, a lei não deve mais ser aplicada segundo o que está escrito nos códigos legais. O Supremo, agora, deu-se o direito de tomar decisões levando em conta as “consequências” que podem decorrer da aplicação da lei — e são os ministros que decidem se essas consequências combinam com o que eles querem. Se combinam, vale a lei. Se não combinam, a lei não vale. Nada revela tão bem esse “avanço civilizatório” quanto o contrassenso de que cabe ao STF “interpretar” a Constituição e as leis.

O Supremo não tem o direito de “interpretar” nada — se “interpretar” estará, na prática, escrevendo a lei a cada decisão, e só o Congresso Nacional pode fazer leis no Brasil. Tem apenas a obrigação de estabelecer se isso ou aquilo é, ou não é, constitucional. Já é uma degeneração que o STF funcione como um juízo universal, que decide qualquer causa neste país, de morador de rua a atestado de vacina, e está sempre aberto para ouvir desocupados de esquerda que perdem votações. Para piorar, nomeou-se como “intérprete” das leis e da Constituição — ou seja, na prática, é quem decide se essa lei é “boa” ou “ruim”, e se vai ou não vai ser aplicada. O ministro Moraes, como de costume, foi quem definiu com mais precisão essa filosofia.

Ministro Alexandre de Moraes, durante sessão plenária do STF | Foto: Antonio Augusto/STF

Numa de suas proclamações recentes, já avisou que a Lei da Anistia em apreciação no Congresso não vai valer — é “questão constitucional”, disse, e, portanto, é o STF quem decide. Ou melhor, ele mesmo, Moraes, para quem a anistia aos motoboys, manicures e encanadores presos no 8 de janeiro vai parar o movimento de translação da Terra. É assim que o Brasil está sendo “recivilizado” pelo ministro Barroso: a aprovação das leis tem de ser feita agora em dois estágios, para ficar com a qualidade garantida. No primeiro estágio, o Congresso aprova a lei. No segundo, Moraes, Toffoli, Barroso etc. etc. dizem se a lei aprovada vai valer ou não.

Nem Moraes nem os outros dois são os únicos envolvidos nessa evolução ao avesso que leva o Brasil de volta ao sistema judicial praticado durante o período Paleolítico — quando a lei era o que o hominídeo-alfa da caverna resolvia. O primeiro grande passo, como a descoberta do fogo, foi a anulação, sem qualquer julgamento de culpa ou de inocência, dos processos penais que tinham condenado Lula pelos crimes de corrupção passiva e lavagem de dinheiro. Por causa disso, Lula saiu da situação de presidiário do sistema penal brasileiro para a Presidência da República, com escala nas eleições e nas urnas eletrônicas do TSE — e dali viemos caindo, sem parar, até aqui.

Moraes, de qualquer forma, é o nome-chave dessa “recivilização” que levou o Brasil ao mais agressivo período de ilegalidade bruta jamais registrado em sua história republicana — pior que o do regime militar de 1964 ou o da ditadura do Estado Novo. Num rápido vol d’oiseau sobre as conquistas que encantam o presidente Barroso, temos, para começar, o inquérito policial perpétuo (está a caminho de completar seis anos) que Moraes transformou em lei suprema do Brasil, em substituição à Constituição Federal. A partir daí foi só “descivilização”, direto na veia. De um minuto para outro, os 220 milhões de brasileiros perderam o direito universal de serem julgados na Justiça comum, com acesso a apelação da sentença. Caem direto na vara penal que ele criou no STF — e além do STF não há a quem recorrer.

O ministro Moraes anulou o direito ao julgamento individual; passou a condenar por lotes. Pune com até 17 anos de cadeia, pelo crime de “golpe de Estado”, pessoas presentes a um quebra-quebra em Brasília, mesmo que não tenham quebrado nada. Aplicou censura explícita, reconhecida pelo próprio STF, nas redes sociais e em veículos de comunicação, durante e depois das eleições de 2022. Impede que os advogados exerçam o direito de defesa plena de seus clientes. Alega que foi agredido no Aeroporto de Roma, não prova nada durante mais de um ano e exige que o acusado seja julgado no STF, por ele mesmo — ou por um outro qualquer, o que vai dar exatamente na mesma. Transformou prisão preventiva em prisão sem data para acabar.

No Brasil “recivilizado” de Barroso, um deputado federal, que não poderia ter sido preso, já cumpriu o período legal de sua prisão e pagou todas as multas que lhe foram aplicadas por Moraes, continua na cadeia. É um caso equivalente à situação de cárcere privado — a oubliette da Idade Média. Centenas de cidadãos estão condenados à tortura da tornozeleira eletrônica. Moraes não permitiu que um dos presos da baderna de Brasília recebesse tratamento hospitalar de urgência, apesar de atestados médicos e pedidos do próprio Ministério Público. O homem morreu no pátio da prisão. Há cidadãos indiciados em inquérito por darem sinais de “joinha” no WhatsApp. Barroso e seus colegas concordam com Moraes em cada uma dessas decisões.

Neste momento, e para ir ficando por aqui, a obra civilizatória do STF está na redução do Brasil ao estágio da Venezuela, Irã, Turcomenistão e outras ditaduras primitivas que proíbem a presença do X. A plataforma já cumpriu todas as exigências de Moraes e pagou todas as multas que foram impostas por ele — mas a cada exigência que cumpre, o ministro faz outra e, a cada multa que paga, ele inventa mais uma. A punição, na vida real, é para os 22 milhões de pessoas que não cometeram delito nenhum, nem mesmo os delitos que foram criados por Moraes — e estão impedidas de se expressar no X, ou ler o que está escrito ali. Pagam, como em tantos outros casos, por crimes que não existem na lei brasileira.

O então presidente do Supremo Tribunal Federal (STF) na época, Dias Tofolli | Foto: Carlos Moura/SCO/STF
Dias Toffoli, ministro do Supremo Tribunal Federal (STF) | Foto: Carlos Moura/SCO/STF

Dias Toffoli, por sua vez, faz o contrário. Destrói a lei extinguindo um dos piores crimes que pode existir em qualquer sociedade civilizada — a corrupção. É algo que, segundo as decisões do STF, não existe mais no Brasil. Talvez até exista no papel, mas Toffoli anula automaticamente todas as condenações por corrupção dos governos do PT. Na verdade, virou jurisprudência oficial da “Suprema Corte” do Brasil de hoje. Roubou o Erário, confessou o roubo e pagou multa para sair da cadeia? É só procurar o STF — o ministro Toffoli anula todas as condenações e devolve o seu dinheiro. O resultado disso é o seguinte fenômeno: o Brasil, que é um dos países mais corruptos do mundo pelos levantamentos das organizações internacionais de vigilância, não tem um único corrupto na prisão.

Moraes, Toffoli e o STF, com seu apoio cego aos dois, são uma negação ambulante das regras exigidas para um país ser considerado sério. Violam as leis do momento em que levantam da cama até o momento em que desligam os seus computadores. Que civilização é essa? É praticamente a mesma, do ponto de vista mental, que existia no tempo em que os índios caetés jantaram o bispo Sardinha — com a diferença, pelo menos, de que os caetés não cobravam o caminhão de impostos que o cidadão tem de pagar no Brasil do ministro Barroso, e que já está a caminho dos R$ 3 trilhões neste ano de 2024. Era um perigo, de fato, ser bispo naquela época. O problema, na atual civilização do STF, é que o bispo é sempre você.

A questão, no fim das contas, é mais simples do que um lírio do campo. O STF quer mesmo “recivilizar” o Brasil? Basta que ele pare de “descivilizar”, como faz sem parar há cinco anos, e restabeleça a situação que existia até o momento em que o ministro Barroso resolveu nos civilizar. Para as mentes que sempre enxergam propósitos secretamente virtuosos em tudo o que vem do STF, a última encíclica de seu presidente é um sinal positivo. Pelo menos ele não falou, como Moraes, que “falta muita gente para prender, falta muita gente para multar”. Parece satisfeito com a presente população da Papuda e com os milhões de multa já cobrados.

Mas, ao mesmo tempo, está avisando que qualquer “recivilização” só virá depois das eleições municipais — e esse “depois das eleições” não dá para animar ninguém, quando se leva em conta o valor que tem a palavra de um ministro do atual STF brasileiro. Na outra vez que falaram nisso, a ministra Cármen Lúcia prometeu que a censura iria durar “só” até o dia seguinte às eleições de 2022. No mundo das realidades Moraes proibiu, ainda há pouco, a Folha de S.Paulo de fazer uma entrevista — ou seja, estão censurando até o que não foi dito. Não é preciso dizer mais grande coisa sobre a nossa volta à civilização.

Leia também “Tribunal das Decisões Cretinas”

60 comentários
  1. Luiz Fraga
    Luiz Fraga

    Mas, Guzzo, eu “não estou te entendendo!”. Os nossos generais afirmam sistematicamente que nós somos uma “democracia robusta” e que as nossas Instituições estão “funcionando normalmente”.
    Ah, e que as nossas FFAA estão sempre atentas e vigilantes para defender a nossa Pátria, os Poderes Constituídos, a Lei e a Ordem.

  2. Antonio Carlos Neves
    Antonio Carlos Neves

    Excelente Guzzo. Que tal a REVISTA OESTE SEM FILTRO entrevistar esse recivilizador Barroso para uma entrevista séria? Se negar fica mal para ele que frequenta RODA VIVA, UNE, RODA DE SAMBA e CARNAVAL. E logicamente um dos temas é o VOTO IMPRESSO da VENEZUELA que permitiu constatar a FRAUDE do MADURO.

  3. Brian
    Brian

    O único responsável é RODRIGO PACHECO! Com bilhões de reais a receber em ações no stf, este cara caga para os brasileiros e a ditadura avança.

  4. Francisco Valberto Paes Rodrigues
    Francisco Valberto Paes Rodrigues

    Diante da exposição de tantas verdades, resta-nos aplaudi-lo pelo brilhante e corajoso artigo….É o que faço agora….Parabéns1111

  5. João Bosco Almeida Brito
    João Bosco Almeida Brito

    Brasil, temos acompanhado os abusos praticados pelos ministros do STF em nosso país, especialmente pelos os Ministros: Luís Roberto Barroso, Alexandre de Moraes, Gilmar Mendes, Antônio Dias Toffoli, Edson Fachin os outros ministros são coadjuvantes.

    Temos visto a ditadura impostas por estes senhores e o desrespeito aos limites constitucionais quanto à sua competência.

    Chega de nos curvarmos diante das atrocidades praticadas por eles, é hora de acabar com a impunidade por seus atos ilegais.

    Precisamos demonstrar a posição e força do nosso povo.

    Vamos lutar pelos IMPEACHMENT, dos ministros acima citados e mostrar que supremo é povo.

    Esses políticos incompetentes deveriam extinguir o TSE à muito tempo, ficam o povo contribuintes pagando salário para esses ministros que não tem nada haver com a política.

    “A pior ditadura é a ditadura do Poder Judiciário contra ela, não há a quem recorrer.” (Rui Barbosa).

  6. Perecles Antônio Gonçalves Pacheco
    Perecles Antônio Gonçalves Pacheco

    BARROSO : Veadagem ampla, geral e irrestrita.

  7. Luiz Basso
    Luiz Basso

    Essa turma da capa preta quando fala em interpretar a constituição estão atrás de pontos e vírgulas para adequar aos seus desejos

  8. Hans Herbert Laubmeyer Filho
    Hans Herbert Laubmeyer Filho

    Arrasador.

  9. Manfredo Rosa
    Manfredo Rosa

    Recivilizar o Brasil. Tal afirmação expõe o estado de alucinação do Estado brasileiro. Entrou em parafuso. Não diz mais coisa com coisa. Esses rústicos, abatidos intelectualmente, não sabem nem ao menos o que seja civilização.

  10. Erasmo Silvestre da Silva
    Erasmo Silvestre da Silva

    Vivemos em plena ditadura. Onde está essas autoridades e FFAA que não dão um jeito nisso ou vamos nos escravizar na mão de bandidos e

  11. Denis Lemos
    Denis Lemos

    Os verdadeiros foras da lei!!

  12. Jarlan Barroso Botelho
    Jarlan Barroso Botelho

    A arte do mestre J R Guzzo nos permite dar boas risadas, mesmo que o assunto seja trágico. Narciso na frente de Barroso é um amador.

  13. Marcelo Miranda Guimarães
    Marcelo Miranda Guimarães

    Está difícil…. Um país que tem um jumento como presidente, casado com uma burra, ambos apoiados por um STF de jegues com uma égua… Ferrou tudo!

  14. COLETTO ASSESSORIA EM SEGURANÇA DO TRABALHO LTDA
    COLETTO ASSESSORIA EM SEGURANÇA DO TRABALHO LTDA

    EXCELENTE ANALISE !!!!
    ESTAMOS NO BRASIL-VENEZUELA, TURCOMENISTÃO,IRÃ .
    É LAMENTAVEL E A UM CUSTO IMAGINAVEL REGADO A LAGOSTAS E VINHOS CAROS ENQUANTO O POVO VIVE NA POBREZA OU SUSTENTANDO TUDO ISSO COM ENORMES IMPOSTOS.
    ATÉ QUANDO ??????

  15. Paulo Pacheco Teixeira
    Paulo Pacheco Teixeira

    Sensacional meu jornalista octogenário preferido. Falou o que está entalado na garganta de milhões de brasileiros.

  16. Paulo César de Castro Silveira
    Paulo César de Castro Silveira

    O Cabralismo. A civilização dos
    donatários. A Querência e a Exportação.

    O Carnaval. O Sertão e a Favela.
    Pau-Brasil. Bárbaro e nosso.

    A formação étnica rica. A riqueza vegetal.
    O minério. A cozinha. O vatapá, o ouro e
    a dança.

    Toda a história da Penetração e a história
    comercial da América. Pau-Brasil.

  17. Gilson Herz
    Gilson Herz

    Só desejo aos canalhas do stf (supremo tribunal das falcatruas) a ida diretamente para o inferno. Quanto antes melhor. Merecem sofrer e depois morrer, de preferência uma morte lenta.

    1. Manfredo Rosa
      Manfredo Rosa

      É fácil visualizar. Toda essa nojenta empáfia, todo esse extremado rigor do “o sr. sabe com quem está falando”, muito dessa confiança na impunidade suportada por poderosíssimas “forças ocultas”, montam esse ignominioso e covarde quadro de barbárie que estamos testemunhando.

  18. Reynaldo Brown do Rego Macedo
    Reynaldo Brown do Rego Macedo

    Extraordinário artigo. Síntese espetacular das ações inconstitucionais do STF nos últimos anos.

  19. Paulo César de Castro Silveira
    Paulo César de Castro Silveira

    Civilização ou barbárie. Só a antropofagia nos salva.

  20. Marcio Bambirra Santos
    Marcio Bambirra Santos

    Pena as atuais escolas de Direito serem apenas uma cópia deformada do que eram antigamente. Todo estudante deveria ser orientado a ter esse artigo em suas aulas de casuística.

  21. Antonio Saggese Netto
    Antonio Saggese Netto

    Artigo: S E N S A C I O N A L !

  22. Daniel BG
    Daniel BG

    Falta ao “Barroso” ir à igreja e pedir perdão por declarar que o Estado (sob sua nova jurisprudência sobre o laicismo do Estado) tem autoridade absoluta. Para que Deus? Alguém diz isso a ele, por favor?

  23. Candido Andre Sampaio Toledo Cabral
    Candido Andre Sampaio Toledo Cabral

    O comprovante de votação é impresso, mas o voto em si não. São as peripécias das maquininhas do TSE.
    Esta ”justiça” eleitoral precisa acabar!

  24. Osvaldo Russi De Domenico
    Osvaldo Russi De Domenico

    Guzzo, como sempre o Jornalismo como deve ser. Temos um STF com ministros pagos pelo nosso dinheiro, para respeitar e fazer respeitar a Constituição e o ordenamento jurídico do País mas fazendo o contrário. Escrevem livros sobre leis mas agem fazendo tudo ao contrário do que eles mesmos escreveram. Se consideram deuses e acham que precisam recivilizar os brasileiros, quando não demonstram qualquer civilidade. E temos esse Senado omisso, presidido por esse irresponsável e covarde Rodrigo Pacheco, acompanhado por uma maioria também irresponsável. E não vemos esse congresso tomando medidas como o restabelecimento da prisão após condenação em primeira ou segunda instância, bem como a eliminação do chamado Foro Privilegiado, transferindo todos os processos para a Primeira Instância. O que vemos são criminosos sendo soltos e pessoas inocentes sendo julgadas fora do rito legal e condenadas sem direito a defesa. Vemos uma OAB covarde e irresponsável como nunca se viu, sem defender o direito fundamental dos advogados e dos cidadãos que eles representam. A solução para manter o Brasil civilizado deve passar pela demissão por justa causa desses “ministros” pelo POVO Brasileiro e o julgamento e prisão de cada um deles pelos crimes que vem cometendo diariamente com suas sentenças ilegais.

  25. Brian
    Brian

    Venezuela já ficou pwra trás. Somos a Coreia do Norte.

  26. DONIZETE LOURENCO
    DONIZETE LOURENCO

    Mestre Guzzo impecável como sempre.
    Estou com 68 anos, portanto passei minha infância, adolescência, juventude e idade adulta durante os governos militares de 1964-195.
    Neste período vi tanques nas ruas e praças de Curitiba, mas nunca imaginei que em pleno século XXI estaria vivendo diante de um STF que remonta aos tempos sombrios de massacres da humanidade que durante séculos atormentou a vida de pessoas e etnias.
    Ou paramos esse STF ou as consequências serão ainda mais catastróficas para o país e o povo.

  27. Edson Pichelli
    Edson Pichelli

    Enquanto isso os “milicos” continuam pintando o meio fio. Não prometeram defender a Pátria com o sacrifício da própria vida? “INÚTEIS”.

  28. Edson Pichelli
    Edson Pichelli

    Enquanto isso os “milicos” continuam pintando o meio fio. Não prometeram defender a Pátria com o sacrifício da própria vida? “INÚTEIS”.

  29. nelson jorge leite
    nelson jorge leite

    Guzzo um gigante !!!!…….. disse tudo e mais um pouco……até quando teremos que aguentar e sustentar isso aí???? … …… parece-me que desde o império nunca tivemos um STF com essa desqualidade descivilizatoria…… Parabéns generais, Pachecos e mídia global e seus puxadinhos ……. vocês também participam dessa desqualidficação descivilizatória…….

  30. Francisco José Coelho de Morais
    Francisco José Coelho de Morais

    #STFGolpista

  31. Lucy Pimenta de Lima
    Lucy Pimenta de Lima

    Esses ministros deveriam é dar ré.

  32. Pedro Hemrique
    Pedro Hemrique

    Artigo maravilhoso mais claro impossivel

  33. Pedro Hemrique
    Pedro Hemrique

    Artigo maravilhoso mais claro impossivel

  34. Oswaldo Galvão Carvalho
    Oswaldo Galvão Carvalho

    essa foto (primeira da matéria) poderia ter um nome: CONSPIRAÇÃO.

  35. Otacílio Cordeiro Da Silva
    Otacílio Cordeiro Da Silva

    É preciso botar a OAB nesse negócio. Se são todos advogados, foi ela quem outorgou os diplomas a cada um. Será que a dita cuja não preza pela qualidade de seus produtos? Pelo menos uma conversa reservada, para não ficar sem fazer nada.

  36. Dirceu Vaneli Jr.
    Dirceu Vaneli Jr.

    Arrogância sem limite! #ReformaJudiciaria já!

  37. Ligia Maria De Bastiani
    Ligia Maria De Bastiani

    Esse elenco de atrocidades cometidas com indiferença pelos iluministros é assustador. E se admiram de não poder sair às ruas?

  38. celso henrique bizerra garcia de figueiredo
    celso henrique bizerra garcia de figueiredo

    Pra começo de conversa, os atuais componentes do STF, são totalmente militantes da esquerda ptralha, e somente por isso, ESSES 11 NÃO PASSAM DE SER MEROS C4N4LH4S.

  39. FERNANDO
    FERNANDO

    Não faltam cinco senadores para pressionar o inútil do Pacheco a colocar o impeachment???? Então, já esqueceram???

  40. Vitor Hugo Stepansky
    Vitor Hugo Stepansky

    Penso que estamos ralados. Se aparecer luz no fim do túnel é o trem vindo no sentido contrário. Vamos tirar esse pessoal no voto? Essa é a grita geral. Como ?
    Aí precisaríamos de urna auditavel com código fonte a disposição de e contagem pública de votos. Só o senado pode impor esse processo. E aí dependemos de Pachecos, Ranolfes, Calheiros, Mourãos e outros tipos da mesma turma. Todos farinha do mesmo saco. Impossível e lamentável.

    1. Emilio Sani
      Emilio Sani

      Concordo plenamente e gostei da sua forma bem gaúcha de se expressar: estamos ralados, mas bah tchê, acertou em cheio! Abraços

  41. Carlos Alberto de Oliveira
    Carlos Alberto de Oliveira

    Tamo fudido

  42. ROBERTO MIGUEL
    ROBERTO MIGUEL

    perfeito como sempre

  43. CUSTODIO DOS REIS PRINCIPE
    CUSTODIO DOS REIS PRINCIPE

    Artigo magnífico!!!!!

  44. Vicente Lino
    Vicente Lino

    Extrordinario artigo. Preciso e verdadeiro. O que se lamenta é que suas excelências não se importam com esse verdadeiro sentimento de repulsa que o pais decente sente por eles. Guzzoe está corretíssimo. Pena que a coisa é até pior do que o grande mestre descreve.

  45. Lauro Patzer
    Lauro Patzer

    Hoje somos a RDBR. Vocês só entenderão a afirmação na última linha do comentário. Hoje há muita semelhança entre o nosso Tribunal Superior e o Superior da Venezuela. Ambos RECIVILIZARAM o poder em seus países. O de lá para Maduro. O de cá para Lula. RECIVILIRAM ao ponto que Barroso declarou em ato público: “Nós derrotamos o bolsonarismo”. Uma frase clara que o “nós” significava o consórcio político vitorioso, porque nenhum tribunal no mundo derrota um lado política. Os tribunais de países não ditatoriais atuam com isenção política. Dá para entender que o RECIVILIZAR do Barroso significa ignorar a Constituição e governar o Brasil com o poder da toga fundamentado nas regrinhas internas criada pelo grupo dos 11. Um poder que se retroalimenta com o chefe do Executivo e o chefe do Senado, num círculo de autoproteção. Acho que é por aí que podemos entender o RECIVILIZAR do ministro Barroso. Estaríamos então sob o novo regime RECIVILIZADO denominado de REPÚBLICA DEMOCRÁTICA BRASILEIRA RECIVILIZADA identificada pela sigla RDBR? Parece que não há nenhuma dúvida.

    1. Sheila Garios
      Sheila Garios

      Se as caixinhas mágicas funcionarem sem nenhuma magia em 6 de outubro, estaremos dando o primeiro passo para a recivilização pelas mãos do povo.

  46. Reinaldo Terribelli
    Reinaldo Terribelli

    Eles estão esperando o lula morrer ,(Contam com isso , pois ele virou um estorvo) e facilmente tiram o kimin do caminho e com a vacância do cargo assumem o governo de fato e se tornam um politburo e passam a se revezar na presidência de uma eventual “corte governamental” garantida pelas FA , fecham o congresso e está instituída a nomenklatura soviética tupiniquim, afinal os primeiros testes já estão em andamento. como pode-se ver.

    1. Emilio Sani
      Emilio Sani

      e talvez instituam uma evita, quero dizer, janjita, para disfarçar quem realmente manda, aquele que tomou o poder

  47. ELIAS
    ELIAS

    O presidente larápio considera que as guerras, seja a do Oriente Médio ou a da Ucrânia invadida pela Rússia se resolvem com uma conversa no bar tomando uma cervejinha. A nossa guerra interna vai escalando com a arrogância e a petulância dos ministros do STF que se julgam capazes de decretar nosso estado de selvageria onde eles são os salvadores e condutores à tal “recivilização”. Assim como nas outras, não venceremos essa guerra com conversas nem com eleições nas “urnas mais perfeitas” do planeta. Perdemos todos nós, os “manés”!

  48. Osmar Martins Silvestre
    Osmar Martins Silvestre

    Absolutamente magnífico o artigo do grande J.R. Guzzo. Gostaria de saber se esses escritos impecáveis chegam aos “ministros da suprema corte”. O que será que aqueles indivíduos sentem ao ler essas verdades impossíveis de contestar? Gostaria de saber. Acho que ninguém jamais saberá. Quem lê ou escuta isso dito de si próprio, jamais vai confessar que leu ou escutou, porque depois disso só restaria enfiar a cabeça na latrina e dar descarga.

    1. Emilio Sani
      Emilio Sani

      eles obviamente não leem, ditadura é assim, nem querem ouvir ou ver nada, só cuidam de seus próprios interesses e de vida boa paga pelos manés

  49. Luiz Antônio Alves
    Luiz Antônio Alves

    uma dúvida: somos bárbaros ou escravos? TAmbém é possível que os ministros do STF pensam que t 50 milhões d direititas no Brasil são judeus. Então, vamoa aniquilá-los aos pouquinhos.

  50. MTM
    MTM

    Barroso é o grande defensor de Cesare Battisti, um terrorista assassino condenado a prisão perpétua em seu país, a Itália. Battisti curtiu o paraíso tropical nos governos petistas e só voltou a prisão graças a eleição de Bolsonaro. O ladrão e seu poste aparelharam nossa Suprema Corte com militantes vermelhos e o resultado está demonstrado por Guzzo. Um dia, quem sabe, veremos essa gente na cadeia para pagarem pelo mal que estão fazendo ao Brasil.

  51. Bianca Diamante Waisberg
    Bianca Diamante Waisberg

    Já que estamos na moda do RE, espero que os políticos reiterem seu compromisso e voltem a trabalhar como verdadeiros representantes do povo.
    Obrigada J.R. Guzzo, pela sua resiliência.
    Seus textos semanais são refúgios de lucidez!

  52. RODRIGO DE SOUZA COSTA
    RODRIGO DE SOUZA COSTA

    O Brasil é um país atrasado, com uma oligarquia que só pensa em tirar dinheiro do estado em conluio com agentes públicos. Achamos que somos modernos mas somos mesmo tacanhos e ignorantes.

  53. Raceldon Valentim
    Raceldon Valentim

    Esse defensor de assassino confesso (Cesare Battisti e de estuprador, João de Deus) subestima nossa inteligência.

    1. MNJM
      MNJM

      STF é uma vergonha para o país.
      Os Iluminados rasgaram a Constituição, protegem corruptos e devolvem o dinheiro do roubo.
      O ditador de toga prende, deixa morrer na prisão por descaso, multas abusivas, condena baderneiros a 17 anos de prisão, ainda tem a cara de pau e a hipocrisia que td faz para defender a democracia. O país está desmoralizado, estamos equiparados a Venezuela, China e Coreia do Norte ditaduras sanguinários. A Corte Suprema da incoerência, virou um partido político.

  54. Teresa Guzzo
    Teresa Guzzo

    Esse artigo de Guzzo não é apenas primoroso, mas extremamente precioso. Relata apenas o que estamos vivendo há cinco anos em relação às decisões malucas do STF. É a corte de justiça mais cara do mundo,funcionários são pagos mensalmente apenas para posicionarem corretamente as cadeiras que “suas excelências “sentam antes de cada sessão. Não existe isso em qualquer lugar do mundo,nem na África e muito menos nos países do oriente médio, China ou Rússia, EUA, Inglaterra etc,etc,etc.Apenas se cumprissem as leis que estão na Constituição ou no código penal já estaria ótimo. Agora falar em recivilizar o Brasil depois das eleições municipais,tremo de medo só de pensar o que pode vir por aí. A corrida STF e Lula é um pareo duro para os brasileiros que pagam por todos esses delírios. Chega de exibicionismo,chega de censura e soltem os inocentes. A tortura física e mental não será reverenciada pelo povo brasileiro.

Anterior:
Carta ao Leitor — Edição 237
Próximo:
O ano mais difícil 
Newsletter

Seja o primeiro a saber sobre notícias, acontecimentos e eventos semanais no seu e-mail.