Pular para o conteúdo
publicidade
Bandeira alemã hasteada à meia-noite, no edifício do Reichstag, em Berlim (3/10/1990) | Foto: Wikimedia Commons
Edição 237

Imagem da Semana: Dia da Unidade Alemã

Há 34 anos, a Alemanha voltou a ser uma só nação

Daniela Giorno
-

A história da Alemanha dividida em dois Estados no final da Segunda Guerra Mundial terminou oficialmente no dia 3 de outubro de 1990, quase um ano depois da queda do Muro de Berlim. A República Democrática Alemã (RDA), lado oriental, comunista e sob influência da União Soviética, juntou-se à República Federal Alemã (RFA), lado ocidental e capitalista, para voltar a ser uma só nação.

Depois de longo diálogo entre o chanceler da Alemanha Ocidental, Helmut Kohl, e o líder soviético, Mikhail Gorbachev, a União Soviética concordou em retirar suas tropas da Alemanha Oriental após 45 anos de ocupação. A união monetária e econômica aconteceu em julho de 1990, junto com uma integração política, social e territorial entre RDA e RFA. Em 3 de outubro do mesmo ano foi consolidado, sob a égide de República Federativa da Alemanha, a reunificação do país. A antiga capital Berlim, que também havia sido dividida, foi unida.

YouTube video

O lado Ocidental era democrático, prosperava economicamente e figurava em terceiro lugar entre as principais economias capitalistas do mundo, enquanto o Oriental vivia uma ditadura de partido único e ia muito mal quando o assunto era economia. Como consequências da reunificação, a República Democrática Alemã deixou de existir, sendo incorporada à República Federal da Alemanha, nome oficial do país até os dias de hoje. O modelo comunista soviético foi abandonado em favor da adoção da democracia, da forma de governo federalista e do sistema parlamentarista. Essa reunificação marcou a consolidação alemã no cenário mundial capitalista e — associada à queda do Muro de Berlim e à desintegração da União Soviética — simbolizou o encerramento da ordem bipolarizada, dando início à Nova Ordem Mundial, de hegemonia do capitalismo, que ficou conhecida como unipolar.

O dia 3 de outubro, Dia da Unidade Alemã, é feriado nacional na Alemanha.


Daniela Giorno é diretora de arte de Oeste e, a cada edição, seleciona uma imagem relevante na semana. São fotografias esteticamente interessantes, clássicas ou que simplesmente merecem ser vistas, revistas ou conhecidas.

Leia também “Os Nove de Little Rock”

0 comentários
Nenhum comentário para este artigo, seja o primeiro.
Anterior:
TV sem cabo
Próximo:
Falta o Irã
Newsletter

Seja o primeiro a saber sobre notícias, acontecimentos e eventos semanais no seu e-mail.