Pular para o conteúdo
publicidade
As melhores invenções de 2024 | Foto: Shutterstock
Edição 249

As melhores, mais úteis e mais divertidas invenções de 2024

Muitas delas estão apenas no período de experimentação. Outras já podem ser compradas no Brasil

Dagomir Marquezi
-

Os historiadores do futuro — se é que existirão historiadores no futuro — vão se lembrar desta terceira década do século 21 como uma nova era de milagres. Semelhante ao que aconteceu na passagem do século 19 para o 20, quando ganhamos a eletricidade, o transporte motorizado, a comunicação à distância, a medicina avançada e tantas novidades que hoje fazem parte do nosso cotidiano. 

Agora a prodigiosa inteligência humana ganhou um parceiro à sua imagem e semelhança — a inteligência artificial. E, com a ajuda da IA, estamos avançando rumo a soluções que soariam como milagres impossíveis há poucas décadas.

A revista Time publicou uma lista das 200 melhores invenções de 2024. Muitas delas estão apenas no período de experimentação. Outras já podem ser compradas no Brasil. Existe um ponto em comum entre essas invenções: foram criadas para facilitar a vida das pessoas. Desde ajudar a limpar os dejetos do gato até solucionar em parte os problemas causados pelo mal de Parkinson.

Segue uma seleção dessas invenções. 

Whispp

O Whispp é um aplicativo criado por uma empresa holandesa para clarear a fala de pessoas com problemas vocais graves, como disfonia espasmódica ou remoção da laringe em decorrência de câncer. O aplicativo entende o que a pessoa está falando, por pior que seja sua dicção. O que ela diz é “traduzido” para uma das muitas vozes disponíveis para a escolha do usuário. Que pode, ainda, usar um antigo registro de quando era saudável. E voltar a ser entendido como antigamente, com sua própria voz.

LifeStraw Sipp

Parece um canudinho hightech, e é. Indicado especialmente para quem viaja e nem sempre tem acesso à água potável. O LifeStraw filtra 99,999% dos microplásticos, bactérias (incluindo E. coli e Salmonella) e parasitas (como a Giardia). O filtro interno limpa até mil litros de água e dura mais de um ano de uso diário. Já está à venda no Brasil por pouco mais de R$ 300.

LifeStraw Sipp, canudinho hightech que funciona como filtro | Foto: Divulgação

Sony Bravia U

Você quer assistir àquele filme no quarto com som multicanal, mas não quer atrapalhar quem está dormindo. Este Sony Bravia U possibilita que você “vista” o sistema ao redor do seu pescoço (como aqueles travesseiros de avião) para uma audição pessoal. É como se você estivesse dentro de uma bolha sonora invisível. Também já está à venda no Brasil.

Sony Bravia U faz o papel de uma bolha sonora invisível | Foto: Divulgação
YouTube video

Abridge

Quando vamos ao médico, geralmente o tempo da consulta é muito curto — especialmente no SUS ou no atendimento por convênio. Contamos nossos problemas como pacientes, o médico passa a maior parte do tempo olhando para a tela do computador, tomando notas, aflito com o horário, e finalmente nos concede alguns segundos para um exame mais detalhado. O aplicativo Abridge, que funciona à base de inteligência artificial, libera o médico para prestar atenção ao paciente. O Abridge registra a conversa e automaticamente organiza os detalhes clínicos e os procedimentos a serem seguidos, além de gerar o receituário. 

TrueLoo

De ano em ano o médico nos manda fazer exame de fezes e de urina. O TrueLoo faz esse exame todos os dias. A cada vez que o usuário usa o banheiro, este minilaboratório analisa os dejetos. Se achar algo anormal — como sinais de sangue, por exemplo —, manda o resultado diretamente para o médico pela internet. Sabemos que, quanto antes esses problemas forem detectados, maior nossa chance de cura.

O TrueLoo faz exames de fezes e de urina | Foto: Divulgação

Aescape

O primeiro robô massagista. Antes de começar, o Aescape faz um mapa detalhado do corpo do cliente, que indica num monitor quais são os pontos mais doloridos. O usuário pode selecionar o grau de pressão para cada ponto. As “mãos” do robô são aquecidas para simular as mãos humanas.

Aescape, o primeiro robô massagista | Foto: Divulgação
O Aescape faz um mapa detalhado do corpo do cliente | Foto: Divulgação
YouTube video

GyroGlove

A principal marca dos afetados pelo mal de Parkinson são as mãos trêmulas, que dificultam as mais simples tarefas — como tomar água ou colocar uma chave na fechadura. A Hon Hai Precision Industry, de Taiwan, desenvolveu uma luva com um giroscópio que automaticamente cancela o tremor. A bateria funciona por quatro horas seguidas.

YouTube video

Tripod X

A preparação de um tripé é uma espécie de coreografia para fotógrafos profissionais. Depois de encaixar a câmera (ou o celular), é feita a lenta preparação para o ângulo perfeito: rosqueia, solta, prende de novo, solta de novo, muda o ângulo, rosqueia de novo… O clique vira quase um detalhe. O Tripod X é o primeiro tripé motorizado. É só encaixar a base e apertar botões para o take desejado. Como na luva GyroGlove, o Tripod X conta com um giroscópio que compensa possíveis desníveis. E serve também como uma minigrua, permitindo filmagens com movimentos típicos de cinema.

YouTube video

Google NotebookLM

Um parceiro e organizador de projetos. O usuário cria um box específico para um assunto e o preenche com mais de 50 fontes — PDFs, documentos, vídeos, livros inteiros. O NotebookLM usa tudo isso para criar projetos, planos de estudo, registros de atividades e muito mais. O que mais impressiona é que basta dar um clique para que o aplicativo gere um podcast absolutamente natural — você jura que dois seres humanos estão conversando descontraidamente num estúdio. Ouça, por exemplo, a conversa gerada por IA pelo NotebookLM sobre meu artigo da semana passada, falando de robôs cirurgiões.

BeamO

A malinha do médico com seus vários instrumentos ficou subitamente ultrapassada com o BeamO — um aparelho com a aparência de um pen drive avantajado. O produto da Withings é capaz de coletar os dados mais importantes para uma consulta básica: eletrocardiograma, nível de oxigênio no sangue, estetoscópio e temperatura. Os dados podem ser registrados e enviados ao médico. Ou o BeamO pode funcionar ao vivo, sob orientação do médico, numa teleconsulta.

YouTube video

Litter-Robot 4

Gatos são muito autônomos. Eles praticamente já nascem sabendo ir ao banheirinho e cobrir seus dejetos com areia. Mas aí começa o problema de seus tutores. É preciso usar a pazinha para retirar as bolas criadas pela urina e as fezes. O Litter-Robot 4, da Whisker, faz isso sozinha. O LR-4 limpa automaticamente cada xixi e cada cocô feito, e ainda elimina o forte cheiro. Serve também para controlar o peso do gato, informar quantas vezes ele urinou e a quantidade de xixi que ele fez. Isso é fundamental para controlar a geralmente delicada saúde de seus rins.

YouTube video

@dagomir
dagomirmarquezi.com

Leia também “O cirurgião de quatro braços”

0 comentários
Nenhum comentário para este artigo, seja o primeiro.
Anterior:
A entrevista mais importante da década
Próximo:
O islamismo ainda nos assombra
Newsletter

Seja o primeiro a saber sobre notícias, acontecimentos e eventos semanais no seu e-mail.