Num período do ano que costuma inspirar esperança, os brasileiros fazem o que podem para resistir à descrença. Um levantamento do Datafolha, destacado por Alexandre Garcia em seu artigo, mostrou que mais de 60% dos entrevistados acreditam que o governo está conduzindo o país na direção errada. Apenas 47% enxergam motivos para otimismo neste começo de ano.
O clima de desilusão não foi amenizado nem mesmo pelos patéticos esforços da Rede Globo. Há poucos dias, por exemplo, uma taróloga apareceu no programa Encontro com Patrícia Poeta para produzir previsões animadoras. Algumas delas: nos próximos 20 anos “haverá uma diferença muito grande na estrutura social, política, econômica” do Brasil, a economia estará bombando, e haverá “dinheiro no bolso, mais empregos e mais investimentos em educação”.
A imensa maioria da plateia não acreditou. Talvez porque ainda circulem nas redes sociais imagens que exibem funcionários da emissora celebrando a vitória de Lula nas eleições de 2022 com palmas e abraços. Os meses seguintes mostraram que havia motivos para a comemoração interna. Dados reunidos por Anderson Scardoelli com base em informações da Secom revelam que, de janeiro de 2023 para cá, os canais abertos pertencentes à Globo e suas afiliadas receberam do governo federal R$ 252 milhões. O valor supera os pouco mais de R$ 242 milhões recebidos pelo mesmo veículo nos quatro anos do governo de Jair Bolsonaro.
Claro que sempre haverá fatos animadores. Um exemplo é a espécie de “Poupatempo do agro”, implantado em São José dos Campos para reduzir a burocracia enfrentada por pequenos produtores rurais. Como atesta a reportagem de Artur Piva, a ideia de Vinícius Corrêa oferece suporte aos agricultores “emperrados pela falta de conhecimentos sobre legislação e pela carência de acesso a técnicas modernas, como o uso de tratores e a otimização de insumos no solo”. Agora, o governo estuda estender o projeto a outras regiões.
Não é fácil esperar um ano novo feliz num país em que, dois anos antes do próximo pleito, o senador Randolfe Rodrigues, hoje no PT, lidera um grupo que tenta alterar as regras para a eleição de senadores. Todos temem a derrota nas urnas, destaca Silvio Navarro. Também são desalentadores fatos narrados na reportagem de capa desta edição, assinada por Cristyan Costa. Os leitores são apresentados ao drama de Jean de Brito da Silva, um jovem autista de 28 anos, ainda preso a uma tornozeleira eletrônica depois de passar meses na cadeia, acusado de ter participado dos atos de vandalismo do 8 de janeiro, em Brasília. Hoje, Jean mora com a família ao lado de um lixão em Juara (MT), a mais de 650 quilômetros de Cuiabá.
Esse caso tem semelhanças com o de Vildete Ferreira, septuagenária aposentada, condenada a 12 anos em regime fechado, ou o de Iraci Nagoshi, de 71 anos, diretora de escola sentenciada a 14, ou de Adalgiza Dourado, de 64 anos, dona de casa castigada com a pena de 16 anos e meio na cadeia. “É para esse tipo de gente que os ministros do STF, jornalistas estatizados, artistas e intelectuais gritam a palavra de ordem ‘sem anistia’”, avisa Cristyan. “Enquanto condenar esses ‘criminosos’ por ameaça à democracia, o Brasil jamais será um país verdadeiramente democrático.”
Boa leitura.
Branca Nunes,
Diretora de Redação
Parabéns Oeste , só agradecimentos 🙏 matéria excelente de Cristiyan . Graças a Deus existe um Augusto Nunes e Guzzo , não sei o que seria de nós sem vocês .
Parabéns Oeste , só agradecimentos 🙏 matéria excelente de Cristiyan . Graças a Deus existe um Augusto Nunes e Guzzo , não sei o que seria de nós sem vocês .
Parabéns Oeste , só agradecimentos 🙏 matéria excelente de Cristiyan . Graças a Deus existe um Augusto Nunes e Guzzo , não sei o que seria de nós sem vocês .
Parabéns Oeste , só agradecimentos 🙏 matéria excelente de Cristiyan . Graças a Deus existe um Augusto Nunes e Guzzo , não sei o que seria de nós sem vocês .
Que 2025 seja a consolidação definitiva de Oeste. Com mais de 100 mil assinantes, vocês estão no caminho certo para entrarem na história da imprensa brasileira, num tempo em que, além de todos os talentos exigidos pela profissão, são necessários coragem, resistência e ousadia.
Parabéns à Revista Oeste! São 250 números digitais expondo os fatos como devem ser contados! Vida longa à redação!
A Rede Globo virou uma nojeira. Se sujeitam a tudo para abocanhar o dinheiro do povo. Canalhas!
Quem tem mais de 5 neurônios, como diz o Augusto, e já viu esse filme desde 2002 quando “o cara” começou o regime lulopetista no Brasil, sabe que não vivemos mais em uma democracia. O golpe inexistente é a maior desculpa (arma) que esse consórcio PTSTF arrumou para perseguir a direita e prender Bolsonaro, porque já proibiram sua elegibilidade. Foi a direita Bolsonarista que quebrou esse ciclo. Agora, a quadrilha organizada faz de tudo para aniquilar sua existência. É um regime laboratório autoritário e comandado por uma ditadura judicial que atropela todas as leis para punir supostos golpistas, no máximo baderneiros, que nem tiveram direito a ampla defesa, que beneficiou o ex-presidiário presidente.
Nunca houve um governo mais ridículo mais esdrúxulo mais idiota mais analfabeto mais ladrão e mais mentiroso do que este que está aí. E nunca houve uma justiça mais criminosa mais ladrona mais ridícula e mais Satanás do que a atual. Todos merecem o fuzilamento
Parabéns a Revista Oeste pela capa,parabéns a Cristyan Costa que toda semana nos conta as histórias das vidas destruídas por decisões arbitrárias de um carrasco.