Pular para o conteúdo
publicidade
Edição 04

Carta ao Leitor — Edição 4

Uma visão dos acontecimentos que você não encontra em outras plataformas de conteúdo. Um contexto mais amplo, outras nuances dos fatos

Redação Oeste
-

Uma das práticas cotidianas da Redação da Revista Oeste é manter o radar direcionado a pautas que não estão no foco da mídia tradicional. É dessa forma que oferecemos uma visão dos acontecimentos que você não encontra em outras plataformas de conteúdo. Câmeras, microfones e bloquinhos de notas estão todos em determinada direção? Que tal buscar o contexto mais amplo, outras nuances dos fatos? Não é por implicância. É simplesmente porque acreditamos que há importantes variáveis que vêm sendo sistematicamente ignoradas.

Ao optar por seguir uma direção diferente daquela escolhida pelos autointitulados “formadores de opinião”, refletimos com J. R. Guzzo e Guilherme Fiuza sobre como decisões supostamente técnicas e fundamentadas na matemática a respeito do isolamento social têm no fundo um componente autoritário. O mesmo componente que Selma Santa Cruz observa nas aplaudidas iniciativas de checagem anti-fake news nas mídias sociais. É um traço também presente no Estado tecnocrático, que vai impor novas ameaças às democracias liberais, como demonstra Bruno Garschagen. Igualmente, esse elemento totalitário esteve sempre na raiz das ideias do condenado José Dirceu, como nos mostra Augusto Nunes.

Como consequência de uma trilha de apuração jornalística não percorrida pela chamada grande imprensa, o editor Wilson Lima e o repórter Rodolfo Costa, ambos de Brasília, traçam o perfil do parlamentar mais poderoso da Câmara dos Deputados, o alagoano Arthur Lira. Todas as lentes focam Rodrigo Maia? Pois vejamos como Lira vem operando nos bastidores. Em outro furo de reportagem, Lima e Costa revelam mais um inquérito no qual o líder do PP é apontado como receptador de propina.

Em tempos de debates polarizados, Alexandre Borges aponta a palhaçada ideológica em torno do tratamento anticoronavírus ao qual o primeiro-ministro britânico, Boris Johnson, foi submetido. E Ana Paula Henkel alerta para as tentativas de cerceamento de liberdades individuais na pátria da liberdade, os Estados Unidos.

Esta edição também marca a estreia de mais um de nossos colunistas internacionais, Theodore Dalrymple. Dalrymple é a assinatura literária do psiquiatra britânico Anthony Daniels. Ele é autor de mais de trinta livros e tornou-se um nome de destaque global do pensamento conservador. Seu olhar sagaz e a leveza narrativa estão no artigo Isolamento Social em Paris.

Boa leitura.

Os Editores.

5 comentários
  1. Arnaldo Grebler
    Arnaldo Grebler

    Finalmente surge um oásis no deserto que se transformou a imprensa brasileira.
    Obrigado aos idealizadores do projeto Oeste. Agora temos um norte para mirar.

  2. PAULO GOUVEA
    PAULO GOUVEA

    Grato pelo conteúdo sempre relevante. A inteligência retornando a imprensa, isso é maravilhoso e redentor. E hoje ainda tem coluna do Dalrymple…que luxo! Parabéns Oeste!!!

  3. Roberto Gomes
    Roberto Gomes

    ??????????????????‍♂️

  4. VALMIR FRANÇA VIANA
    VALMIR FRANÇA VIANA

    O mundo em que vivemos, está cada vez mais polarizado, entre o bem e o mal, entre a esquerda e a direita, entre a mentira e a verdade. É com grande entusiasmo que vemos juntar e florescer uma equipe de jornalistas que procuram analisar os fatos, extraindo o real sentido da informação, separando o joio do trigo. Parabéns a toda equipe.

  5. Rogério Storino Gonçalves Gomes
    Rogério Storino Gonçalves Gomes

    Enfim há uma luz brilhando forte no jornalismo brasileiro!!! Obrigado!!!

Anterior:
A América reage ao cerceamento de liberdades
Próximo:
Os talibãs da empatia imaginária
Newsletter

Seja o primeiro a saber sobre notícias, acontecimentos e eventos semanais no seu e-mail.