Pular para o conteúdo
publicidade
Edição 62

FHC, Lula e a teoria dos tolos

Ao apoiar um criminoso, Fernando Henrique Cardoso desmerece a própria história

Guilherme Fiuza
-

Não é que seja embaraçoso para Fernando Henrique apoiar Lula a esta altura do campeonato. Ele parecia bem à vontade até. A coisa fica embaraçosa é para o país mesmo — pelo menos a parte dele que ainda quer ser chamada de país e não de bando. Como colocar lado a lado a regência do Plano Real e a lavagem de reputação de um ladrão sem se confundir entre mocinhos e bandidos na aula de História?

Esquece aula de História — que se tornou infelizmente um lugar perigoso. Quem há de negar? Em qualquer ponto do território nacional você pode achar que está numa aula de História e estar, na verdade, num comício de um simpático professorzinho do Psol. O problema é que as distorções não vêm só dessa panfletagem dominante. A tentação ao proselitismo fantasiado de conhecimento está em toda parte. E a prova disso é essa tese de que FHC e Lula são irmãos siameses num projeto de dominação “da esquerda”. O nome disso é ignorância.

Para levar essa tese adiante numa aula de História — talvez com um professorzinho “de direita” — seria preciso no mínimo jogar fora dez anos dela, a História. Isso nunca foi problema para os totalitários de Stalin e jamais será problema para panfletários de qualquer estirpe. O que importa é montar um clubinho de adeptos da sua apologia, seja ela qual for. Repetindo para quem não estava prestando atenção: apologia, não ideologia. Não há vestígios ideológicos no arsenal intelectual (sic) dos apologistas. Eles nem chegam lá.

A década que estamos te convidando a apagar da História do Brasil para ver se cola essa teoria tosca da armação Lula & FHC como um “mecanismo” de dominação “da esquerda” (haja clichê) vai de 1993 a 2003. O que aconteceu nesse período?

Aconteceu a maior reforma institucional do Brasil contemporâneo. Foi uma reforma LIBERAL — introduzindo responsabilidade fiscal, privatizações e saneamento monetário, tudo aquilo que está na cartilha da suposta esquerda como “neoliberal”, “de direita” etc. Agora tirem as crianças da sala: essa reforma foi regida por Fernando Henrique Cardoso e tinha como inimigo mortal o PT de Lula, que tentou de todas as formas sabotar o Plano Real. E agora? Onde estava o pacto, o mecanismo, o teatro, a ópera ou sei lá o que de Lula e FHC que “desde sempre foram caras-metades de um plano de hegemonia esquerdista” etc., etc., etc.?

Ah, mas o Plano Real foi do Itamar… Não foi, não. FHC era o quarto ministro da Fazenda de Itamar Franco. Vamos repetir para os que estavam trocando figurinhas de direita/esquerda com o coleguinha ao lado no fundo da sala: FHC era o QUARTO ministro da Fazenda de Itamar Franco, que já tinha tentado no posto até Gustavo Krause (que pode ser gente boa, poeta, ecologista, mas não faria um Plano Real nem por receptação mediúnica). Ou seja: Itamar Franco estava perdido, perdidinho, perdidinho da silva, perdidão, perdidaço sobre o que fazer com a hiperinflação. Mas teve uma boa intuição política e depois teve coragem para blindar a equipe.

Cinco anos depois de lançado o Plano Real, Itamar passou a tentar sabotá-lo, juntando-se a Lula, Dirceu e companhia contra a “direita” de FHC. Quase conseguiram afundar o plano em 1999, quando a maxidesvalorização do real em meio à crise da Rússia representou risco real de volta da famigerada correção monetária. Mas os “neoliberais” de FHC, Pedro Malan à frente, conseguiram manobrar na guerra sangrenta contra o país e salvar essa moeda que mais de duas décadas depois está aí na sua mão protegendo o valor do que você ganha com o seu trabalho. Mas isso tudo foi só um teatro “da esquerda” para preparar o poder para o Lula? Fecha esse álbum de figurinhas e vai estudar, preguiçoso.

PS1: FHC está fazendo um papelão e se desmoralizando ao vivo ao apoiar um criminoso.

PS2: Toda vez que você chama um picareta de “esquerdista” ele sorri de orelha a orelha e renova o verniz humanitário que lhe permite viver no conforto do seu capitalismo avarento fantasiado de revolucionário.

Leia também “O drama do panorama”

57 comentários
  1. Luciana Gorayeb
    Luciana Gorayeb

    Gosto muito dos seus textos Fiuza mas, infelizmente, nesse vc equivocou-se. Não é teoria dos tolos, é teatro das tesouras e globalismo na veia.
    .

  2. Eduardo G D Cardoso
    Eduardo G D Cardoso

    O plano Real foi e continua sendo um marco realmente importante na vida de todos nós. E como sempre, em momentos importantes, teve o PT como oposição. Admirava a imagem de seriedade de Fernando Henrique Cardoso e já li dois imensos livros de seus quatro primeiros anos de governo. Hoje não entendo seu apoio a um condenado pela justiça, posto em liberdade por um desacreditado STF e, por incrivel que pareça, com pretenções de voltar à presidência da república. Acho que a idade deve estar mexendo com a cabeça do FHC. Você deve estar pensando: este é da direita. Engano seu: não sou da direita; sou dos direitos.

  3. Mario Ralph Correa Filho
    Mario Ralph Correa Filho

    Mas não podemos esquecer que Fernando Henrique é esquerda punhos de renda e foi fundador do famigerado “Foro de São Paulo”.
    Bem lá no fundo sempre bateu o bumbo canhota.

  4. Márcio André de Alcântara Souza
    Márcio André de Alcântara Souza

    Quer dizer que a “Estratégia das Tesouras” é “Teoria da Conspiração”? Guilherme Fiuza é tucano até a medula.
    Aqui não é seu lugar.
    O editor da Revista Oeste deveria saber que o nível de seus leitores não permite o tipo de artigo que Fiuza escreveu!

  5. Daniel Brito Guimarães
    Daniel Brito Guimarães

    É preferível o jogo político de agrado à esquerda a ter de mostrar o patriotismo de Bolsonaro? Afinal, para uma população que não entende a diferença entre estatização e privatização, poder discernir entre ‘acreditar no próprio potencial’ ou ‘acreditar no estado salvador’ seja algo além do possível. FHC, o senhor subestima a sociedade organizada? (P.S.: percebam a diferença entre ‘população’ e ‘sociedade organizada’)

  6. Urias Roberto da Silva
    Urias Roberto da Silva

    Idosos costumam ser mais vulneráveis aos mal-intencionados. Tem até uma lei aí que agrava a pena se o prejudicado for idoso…

  7. Robson Oliveira Aires
    Robson Oliveira Aires

    Excelente texto. Parabéns Fiuza.

  8. Mario Jose Javarys
    Mario Jose Javarys

    Li o texto e os comentários , todos com fundamentos, porém não podemos negar um governo sem roubalheira e corrupção, economia funcionando , obras sendo inauguradas com enormes benefícios , mas, politicagem do STF, voto impresso , lula ladrão , congresso nacional , mídia lacradora , FHC , Doria e etc…
    FIÚZA PARABÉNS pelo artigo.

  9. salvan meira wanderley
    salvan meira wanderley

    Lula e FHC estão somente provando o que todos já sabiam: são vira-latas sarnentos da mesma laia, cada um agindo à sua maneira. Escroques políticos. Que me perdoem os vira-latas.

  10. Marcelo Gurgel
    Marcelo Gurgel

    A velhice e com ela a demência chega para todos e perigosamente para os políticos.

  11. Alirio Luiz Humel
    Alirio Luiz Humel

    Li o texto e os comentários. Muito boa reflexão ao lê-los, alguns tão controversos. Parabéns a todos.

    1. Wilson Andriani Junior
      Wilson Andriani Junior

      O bafio pestilento que emana do lula e o mesmo que vem do FHC . Foi com a anuência destes dois esquerdistas que em seus governos em nome da arte e da cultura vivia-se a bacanal em toda parte o que ajudou a formar uma sociedade desarrazoada e venal. Os valores éticos foram vulgarizados através dos veículos de comunicação tradicional e virtual como sendo castradores da liberdade e favorecendo a libertinagem desmedida. Nestes últimos 20 anos ( FHC /lula) os jogos políticos atingiram as mais chocantes aberracoes de furtos e roubos, predominando o cinismo de criaturas declaradas sem honra em face dos crimes cometidos e divulgados(CPI). Parabéns , Fiuza, pelo artigo.

  12. Francisco Wellington Franco De Souza
    Francisco Wellington Franco De Souza

    Gosto muito dos artigos do Fiúza, mas desta vez discordo da afirmação de que Lula e FHC não têm origem na ideologia de esquerda. A história mostra, ao contrário do descrito no texto, que ambos, sob diferentes nuances, têm sua génese na esquerda. Um mais sofisticado à française e o outro mais “povão”. A ideia era uma perpetuação no poder, com uma oposição de fachada, combinando-se os lucros. Mas o apetite do PT foi maior que o esperado e deu no que deu.

  13. suely m pfeifer
    suely m pfeifer

    Fiuza , concordo com voce, FHC caiu abaixo da sarjeta. Sempre foi o socialista com perfume e paladar sofisticado. Mas acho que voce não captou bem os interesses que estão por trás Confesso que contribui com dinheiro meu para campanha do FHC e durante anos fui assídua eleitora do PSDB. O mensalinho de Minas Gerais, a cumplicidade com Serra e Aécio quando pegos roubando, mais o Foro de São Paulo mostraram a outra face ..

  14. MARCOS HONORIO BELLUZZO
    MARCOS HONORIO BELLUZZO

    Parabéns Fiúza!

    1. Wilson Andriani Junior
      Wilson Andriani Junior

      Okp

  15. Alice Helena Rosante Garcia
    Alice Helena Rosante Garcia

    Fiuza te acompanho nos pingos e gosto muito dos seus artigos e da maneira como escreve e fala. Parece que tem muita gente querendo escrever artigos vendo os interminaveis comentários ai em cima. Entendi perfeitamente o que quis passar e compartilho.
    Mantenha seu estilo e ideias. Seu fa clube é grande e honesto. Abraço

  16. Roberto Fakir
    Roberto Fakir

    Direita ou esquerda, talvez só existam no papel. Mas comunismo e capitalismo existem. FHC não teve alternativa na época ao se aliar ao capitalismo. Lula seguiu FHC e também não teve alternativa. Se não se alinhassem o povo iria pedir quem? Os militares. Dilma peitou esse capitalismo e criou a “comissão da verdade”, pois os milicos já estavam amestrados. Estava levando a passos largos o Brasil em direção a Venezuela. Isso não servia nem para Lula ou FHC. Caiu com a anuência do próprio PT de Fachin que queria Lula em 2018. Nada disso deu certo. Dei tudo errado e agora o PT e PSDB tem que sair atrás do prejuízo. É por isso que estão juntos senão morrem abraçados novamente. E vão perder novamente porque criaram um Belzebu chamada CPI do Renan. Deram um tiro no pé e aí veio o desespero.

  17. juscelio dos Santos
    juscelio dos Santos

    Fiuza…estou sem palavras, para tecer o elogios ao seu texto….então, vou ficar só no: PARABÉNS….

  18. miguel Gym
    miguel Gym

    Pois então:tudo vermes da mesma cepa?Mas Oeste tem leitores de excelente formação escrevendo nos comentários.Aprendemos muita dialética.Fiúza excita-os a escrevê-los.Por isso dê uma assinatura de presente a um amigo que você gosta e que pode enriquecê-lo de conhecimento.

  19. MARCELO GONÇALVES VILLELA
    MARCELO GONÇALVES VILLELA

    O Fiúza não se recuperou do baque em assistir a aliança entre FHC e Lula. Realmente, muitos que admiram o socialista burguês FHC se surpreenderam com a cena. Todavia, o episódio apenas revela o desespero do FHC com a provável reeleição do Bolsonaro. Fiúza não acredita em ideologia, os conservadores também não. Entretanto, a esquerda sempre acreditou e batalhou por um conjunto de ideias destrutivas da civilização judaico-cristã. A foto dos ex-presidentes bem demonstra o que já se sabia: FHC é um ideólogo socialista, que não medirá esforços em defender a transformação social do Brasil (aborto, identidade de gênero, família não-tradicional, legalização das drogas, antireligiosidade etc.). Nem que para isso tenha que novamente se associar com bandidos, como o Lula. FHC parece gritar: às favas com a moralidade e o estado de Direito! “Os fins justificam os meios”

  20. João Antônio Dohms
    João Antônio Dohms

    Ótima matéria !
    Com relação ao Sr FHC não nos surpreendemos com esse apoio ao apedeuta !
    Fui PSDB muitos anos .
    Hoje não mais ,e as trapalhadas do Sr Aécio Neves,envolvido em escândalos financeiros !
    E o que o Sr FHC fez ?
    Fechou os olhos ….
    E mais
    E o endosso do Sr FHC pra com o afilhado Luciano Huck para comprar um Lear Jet à juros subsidiados !
    Lamentável o que o Sr FHC está fazendo com a sua biografia !
    Sinto asco dessa corja que não prioriza as necessidades do povo brasileiro em suas manobras !
    Enquanto isso ,temos níveis elevados de criminalidade no estado de São Paulo!
    Enquanto isso temos estradas horrorosas em Minas Gerais ,aonde até hoje a Br 116 não foi pedagiada e está em péssimo estado !
    Caciques da política que poderiam ajudará realmente o nosso país ,não o fazem !
    Mas são bons em enlamear sua própria trajetória!
    Observamos as contradições !
    E parece que isso é uma praga coletiva na política brasileira !

  21. João Antônio Dohms
    João Antônio Dohms

    Ótima matéria !
    Com relação ao Sr FHC não nos surpreendemos com esse apoio ao apedeuta !
    Fui PSDB muitos anos .
    Hoje não mais ,e as trapalhadas do Sr Aécio Neves,envolvido em escândalos financeiros !
    E o que o Sr FHC fez ?
    Fechou os olhos ….
    E mais
    E o endosso do Sr FHC pra com o afilhado Luciano Huck para comprar um Lear Jet à juros subsidiados !
    Lamentável o que o Sr FHC está fazendo com a sua biografia !
    Sinto asco dessa corja que não prioriza as necessidades do povo brasileiro em suas manobras !
    Enquanto isso ,temos níveis elevados de criminalidade no estado de São Paulo!
    Enquanto isso temos estradas horrorosas em Minas Gerais ,aonde até hoje a Br 116 não foi pedagiada e está em péssimo estado !
    Caciques da política que poderiam ajudará realmente o nosso país ,não o fazem !
    Mas são bons em enlamear sua própria biografia !

  22. Antonio Carlos Neves
    Antonio Carlos Neves

    Melhor será deixarmos de lado essas discursões teóricas e filosóficas de leitores com profundo e exagerado conhecimento sócio econômico para criticar Fiuza e para identificar o mau caráter FHC, que foi ressuscitado pós seus “diários da presidência”, que demonstram personalidade extremamente vaidosa, autoritário e para se demonstrar diplomata culpava ministros como Serjão (comunicações), fez intervenções na PF e na imprensa calando jornalistas, enfim governando com conchavos políticos, elevado poder no STF, enfim algo que os seus admiradores desconheciam, e portanto o admirava como tucano que fui desde Montoro e Covas. Hoje para derrubar Bolsonaro não se importa em destruir o país, unindo-se a LULA, BOULOS, HADDAD, CIRO e outras decadentes celebridades e assina manifestos com Marina, Carlos Minc, Jean Willlys e outras destacadas personalidades da cultura nefasta dos últimos 20 anos. Pior ainda, admira Dilma e crê ser uma pessoa honesta.
    Portanto para não ficarmos aflitos com essa desastrada união, basta divulgarmos e apoiarmos a necessária implantação do VOTO IMPRESSO, que evitara em 2022 graves conflitos sociais, por total falta de transparência nas urnas eletrônicas, até porque o iluminado Barroso atesta que NUNCA HOUVE FRAUDE, mas teme o VOTO IMPRESSO.
    FHC, se fosse honesto, deveria apoiar esse pleito, já que nas eleições de 2014 houve suspeita de FRAUDE nas urnas eletrônicas e os técnicos contratados pelo PSDB atestaram que não há como AUDITAR urnas eletrônicas. Ai amigos, quem ganhar, ganhou e não haverá quem possa contestar da direita ou esquerda.

  23. Igor De Oliveira Carvalho
    Igor De Oliveira Carvalho

    Fiuza muito bom Artigo .
    Reflexivo como sempre.
    Confesso que me faz refletir sobre essa existência ou não do teatro das tesouras. Porém vejo alguns fatos e ações continuamente que parecem ter métodos e objetivos muito claros.

    Mas vale a pena pensar!!! Obrigado pelo artigo

  24. Marcelo Marques Da Silva
    Marcelo Marques Da Silva

    Excelente !!!

  25. jose angelo baracho pires
    jose angelo baracho pires

    Temos um trabalho aqui importante de desconstrução do cachorro. Poste não pensa, não é Francisco cachaceiro!!!

  26. Júlio Rodrigues Neto
    Júlio Rodrigues Neto

    Alerta geral : 👺👹

  27. Roberto
    Roberto

    Sou um convertido do Fiuza. Ótimo texto!

  28. Ney Pereira De Almeida
    Ney Pereira De Almeida

    Ah! fiquei curioso. Seu linguajar é ideias são de coroa, mas suas percepção e cultura é de gente com menos de trinta anos. Acertei ? Caso tenha a mesma curiosidade, estou beirando os 80, fui funcionário autárquico Federal, desde 1964. Comecei trabalhando com auditor, aí fiz concurso para o BNH, depois fui cedido ao BACEN (onde trabalhei em Liquidações Extra-Judiciais de Instituições Falidas ou pré-falimentares, ate me aposentar, pelo PADV, com direitos proporcionais (83%). O Luladrão – aposentado como PRESIDENTE e como anistiado politico – ganha mais no INSS que eu, mesmo eu tendo – TRABALHADO E MUITO – E contribuído pelo TETO MÁXIMO DA PREVIDÊNCIA. FHC, idem, tem uma aposentadoria como Professor e outra como Presidente da Republica. Sei do que falo, embora já se tenha passado uma “eternidade” tem coisas que a gente nunca esquece – são INJUSTAS E TRAUMÁTICAS. Pobre Brasil e miserável povo brasileiro. Que Deus tenha piedade de nós todos, principalmente por tudo que está por acontecer.

    1. Luiz Carlos De Coutinho Campos
      Luiz Carlos De Coutinho Campos

      Sr. Ney, gostaria de aproveitar a oportunidade para exaltar os seus maravilhosos comentários, infinitamente superiores ao texto lamentável do Fiúza, que vem mais parecendo um disco arranhado, prestando um desserviço a partir de uma mentalidade tão pueril – e como o mundo não é para ingênuos, chego a ligar meu “desconfiômetro”. E quando ele não apenas sugere, mas endossa abertamente o ponto de vista de que somos todos apedeutas, ignaros desprovidos de conhecimento acerca da História por não compartilharmos da sua visão empobrecida e até deformada da realidade, considero a observação dele um insulto extremamente rasteiro à razoabilidade e ao bom senso. Realmente triste. E é exatamente por isso que seu comentário é tão valioso, na medida em que trouxe consistentemente argumentos que escancaram o perfil abjeto de FHC.

      1. Antonio Rodrigues
        Antonio Rodrigues

        Exatamente Ney e Luiz Carlos, aplausos a ambos, certíssimos!

    2. Martha De Gennaro
      Martha De Gennaro

      Boas observações. Ótimo texto comentário.

  29. Ney Pereira De Almeida
    Ney Pereira De Almeida

    Antonio Rodrigues, sentir um alerta numa matéria primaria com essa, revela bem mais do que vc. conseguiu captar. Vc mostrou fácil sua faceta Psdebista, comuno globalista, talvez sem saber. Parece que cometer enganos é sua especialidade, o que explica sentir-se alertado por tamanhas tolices de uma matéria despretenciosa. Melhor argumento ainda é sua afirmação de que FHC está se desmoralizando ao apoiar um criminoso. Desde quando FHC tem alguma moral que possa comprometer ao lado de Lula – seu “boneco de ventríloquo”, desde a subversão pesada nas portas das Fabricas no ABC Paulista. E ainda, “FHC fez um governo profissional”…de onde tirou essa ideia ? como corrupção sim. Aliás, foi ele quem começou o roubo na Petrobrás, para levantar fundos para “comprar” a PEC da reeleição. Esqueceu ? Ele também criou o PROER para entupir o rabo dos banqueiros – a começar pelo sogro do filho dele, Magalhães Pinto/BCN: Angelo Calmon de Sá/Banco Econômico e outros. O plano dos marxistas era FHC vir na frente, dar uma arrumada na casa e abrir frentes para Lula, depois, aprofundar a corrupção para salvar todos os regimes “quebrados” nas Ditaduras Comunistas, na Africa e nas Américas. Claro que Lula – como sempre foi um bandido vagabundo, aproveitou mais do que FHC nas “comissões”. FHC comprou uma fazenda em MG, produtora de matrizes de gado de raça (depois passado para o nome do filhos) um Apartamento humilde na Avenue Foch em Paris, com vista para La Tour Eiffel – mesmo tendo sido professor por meia hora. Claro que Lula foi mais além. Até o filho catador de bosta de elefante no Zoo de SP virou milhonário. Prezado Antonio Rodrigues, responda para vc mesmo: TEM ALGUMA DIFERENÇA ENTRE LULA E GILMAR MENDES ? Agora pesquise e descubra que FHC foi o mentor de ambos – um ele fez Presidente e o outro Ministro/Ditador do Brasil, libertador de todo tipo de político corrupto, traficante, empresario ladrão e muito mais. Bolsonaro so chegou à Presidência porque É HONESTO E PATRIOTA E TEM EMPATIA PELOS MISERÁVEIS DO BRASIL QUE SE RECONHECEM NELE…mesmo sendo uma besta quadrada, inculto, mal educado, sem papas na língua, chucro e outros defeitos menores. O povo é que o sequestrou e colocou onde ele está…aprenda – entre muitas coisas que precisa aprender – a diferença entre um sujeito populista (que se faz de popular para tirar vantagem do povo) e outro POPULAR (com o qual o povo se identifica por enxergá-lo como um igual). Acompanhe – pesquisando – a vida académica de FHC, a carreira politica e as companhias que anda. Veja onde andou George Soros e verá FHC agarrado no saco dele…um psico[pata socialista marxista globalista inveterado. Além de arrogante, e metido a europeu. Um merda que nunca será bem visto na Europa – todos sabem das negociatas dele – principalmente as PRIVATARIAS – com destaque mais vergonhoso para a venda da Vale do Rio Doce e da CSN (Siderurgica Nacional). Ambas foram vendidas na bacia das almas, com financiamento do BNDES e mistura de dinheiro de Fundos de Previdência Privados…uma orgia que daria cadeia para todos os envolvidos – principalmente ele….Viu como vc. não sabe de nada ? Tudo isso e muito mais está bem na superficie, nem precisa escavar muito.

  30. Antonio Rodrigues
    Antonio Rodrigues

    fez um governo profissional… não foi essa coisa amadora e esdruxula da atualidade.
    Sr. Fiuza, Essa ação de FHC apenas demonstra o temor que nós cidadãos estamos passando, essa agonia frente um governo de amadores, essa “coisa” asquerosa que vocês apoiam. Não entendo como uma pessoa com seu grau de intelectualidade apoia um governo desse – ou, talvez, o Sr. esteja sendo mais político que os políticos. É incompreensível!… vou precisar rever meus conceitos de política – Obrigado por essa matéria, me alertou.

    1. Sérgio Ferrara de Vivo
      Sérgio Ferrara de Vivo

      Fernando Henrique Cardoso foi um político que liderou reformas econômicas que possibilitaram o início de uma estabilidade, porém passa a apoiar quem, justamente, implementou um plano político de governo capaz de destruir todos os avanços conquistados pelas reformas conduzidas por FHC. Qual o interesse desta nova união, de políticos com valores tão distintos no passado?

    2. Antonio Rodrigues
      Antonio Rodrigues

      Como disse Ney Pereira, FHC é um MARXISTA SOCIALISTA FABIANO GRADUALISTA, FRESCO, CONSPIRACIONISTA, DESLEAL, INESCRUPULOSO, MENTIROSO, ARDILOSO, SONSO E MAIS FALSO QUE UMA NOTA DE TRÊS REAIS…
      FHC realmente foi profissional somente para implantar o Socialismo Fabiano Gramscista!

      1. Antonio Rodrigues
        Antonio Rodrigues

        Sou outro Antonio Rodrigues, e não compactuo como o que expressou o meu xará…

    3. Rogério Storino Gonçalves Gomes
      Rogério Storino Gonçalves Gomes

      Reveja seu caráter esquerdopata camuflado!

  31. Antonio Rodrigues
    Antonio Rodrigues

    “FHC está fazendo um papelão e se desmoralizando ao vivo ao apoiar um criminoso”. FHC

  32. Eliel De Torres
    Eliel De Torres

    São simplesmente bandidos da mesma laia.

  33. Ney Pereira De Almeida
    Ney Pereira De Almeida

    Sempre achei Fiúza – a despeito de seu formidável caráter, homem respeitoso, democrata patriota e honestíssimo – um jornalista ingênuo e despreparado para entender o tipo de cenário político que tem diante de si. Realmente, concordo em gênero, número e grau com o leitor Ricardo. A coisa toda vem de muito mais longe do que a vista de Fiúza consegue alcançar. Para encurtar caminho, sugiro ao Fiúza mergulhar nas tenebrosas transações politicas e econômicas dos “Donos do Mundo” (banqueiros e investidores Internacionais europeus) pouco antes, durante e a partir da guerra de independência americana contra os Ingleses e os inviáveis prejuízos que trouxeram para aquela corja de milhardários (Mayer Rothschild à frente). Esse foi o marco para o Projeto Globalista. A revolução francesa foi apenas o primeiro ato, quando eles ainda não estavam afinados e a sociopatia ainda não tinha explodido os termômetros. Mas, a trabalheira com Napoleão os fez aprender muito. Mas, não o necessário. O ingresso PESADO deles na Politica – através da London School of Economics e a penetração calculada e planejada em todas as vertentes do espectro politico europeu – principalmente os movimentos e partidos políticos socialistas alemães, onde Karl Marx E Friedrich Engels não passavam de mistificadores incendiários, cheio de traumas, rejeições, revoltas e muito ódio de tudo e de todos. O marxismo, cuja teoria era uma bosta, MAS FOI BRILHANTEMENTE ESCRITO, só chegou até nós, porque foi usado oportunistica e eleitoralmente, por acaso, por um politico idiota, medíocre, Social Democrata Alemão. A adesão dos intelectuais ao socialismo marxista, a posteriori, ocorreu pela identificação literária deles com Marx e Engels – todos oriundos de uma mesma CEPA. O detalhe importante é que a forma violenta receitada pelo marxismo para a tomada do poder ESPANTOU os “esquerdistas de boutique (bem nascidos)” como o próprio Fiúza sempre fala. Isso levou a uma dissidência PERIGOSA PARA NÓS (atualmente) porque esses cretinos marxistas socialistas “cheios de cagaço” partiram para a “revolução masturbatória” – que chamaram de gradual e sem armas – baseada na infiltração. E TODOS SE ASSOCIARAM para fundar a Fabian London Society. Os GLOBALISTAS tiveram o enorme mérito de enxergar nesses revolucionários de vitrine O PORTAL PARA ATLANTIDA. E daí nosso inferno começou a ser planejado. Mais a frente, com as contribuições e as intervenções de outros políticos psicopatas (quase todos financiados em seus projetos de poder, que chamavam de revolucionários, pelas ELITES GLOBALISTAS). Vieram a revolução Bolchevique, a Maoista e outras. Lenin, Trotsky e seus camaradas receberam boa ajuda financeira de Banqueiros interessados em derrubar o Czar Nicolau II. Não existe revolução e Guerra sem financiamento. Para encurtar, FHC é um MARXISTA SOCIALISTA FABIANO GRADUALISTA, FRESCO, CONSPIRACIONISTA, DESLEAL, INESCRUPULOSO, MENTIROSO, ARDILOSO, SONSO E MAIS FALSO QUE UMA NOTA DE TRÊS REAIS. Ele segue as ordens – como um lacaio – dos Globalistas Internacionais, mais diretamente George Soros, o encarregado do Projeto Globalista na America Latina, onde ele distribui e capta recursos (principalmente do Narco Tráfico – como todo mundo sabe) para corrupção generalizada e compra de apoios políticos, instigação de confrontos e conflitos. Coisa que é a especialidade dos Globalistas: dividir, enfraquecer, eliminar, suprimir, expurgar e dominar os sobreviventes.

    1. Ney Pereira De Almeida
      Ney Pereira De Almeida

      Desnecessário mencionar a colaboração – NO PLANO TEÓRICO – rica para a causa globalista e terrivelmente nefanda para “nosotros”, dadas por figuras inteligentíssimas e profundamente psicopatas, como Antonio Gramsci e quase todos os Fundadores da Escola de Frankfurt, além daqueles – TAMBÉM ATUANTES NO PLANO PRATICO que TINHAM SEUS PROJETOS PESSOAIS DE PODER, TÃO SÓRDIDOS QUANTO TODOS OS DEMAIS , TIPO MUSSOLINI, HITLER, LENIN, MAO TSE TUNG, PAL POT, FIDEL CASTRO, que deram e vem dando contribuição importante para a DESTRUIÇÃO DA CIVILIZAÇÃO HUMANA, priorizando a OCIDENTAL.

    2. jose angelo baracho pires
      jose angelo baracho pires

      Gostei Ney. Faltou o Nelson, o Jobim.
      Teori

  34. Joviana Cavaliere Lorentz
    Joviana Cavaliere Lorentz

    Fiuza, agora acertei o nome, quem pagou a conta do Plano Real foi a classe média que teve todos os serviços públicos onerados e seus rendimentos de aluguel reduzidos e congelados. Mas quem não é da classe média não percebeu…

  35. Joviana Cavaliere Lorentz
    Joviana Cavaliere Lorentz

    Desculpe, Fiuza, te chamei de Guzzo. Mas acho que no final das contas esse erro de identidade foi um elogio. Parabéns.

  36. Joviana Cavaliere Lorentz
    Joviana Cavaliere Lorentz

    É Guzzo, tudo isso é verdade mas você esqueceu o desmonte do sistema bancário nacional em que foram exterminados excelentes bancos pelo projeto naquela época em curso da esquerda do banco único. Não por acaso hoje já vemos a propaganda da moeda digital universal.
    Não se iluda, Guzzo, a esquerda é bem pior do que você imagina. Muitas reputações destroçadas no caminho do FHC. Ele é um lixo humano. E que nem relógio acertou algumas vezes.

  37. Ricardo
    Ricardo

    fiuza é um cara honesto mas a coluna dele na revista oeste hoje é surreal em termos de imbecilidade. a tese dele sobre a teoria das tesouras é que é uma teoria da conspiração basicamente. infelizmente fiuza não entende nada de socialismo e insite nessa tese de que não são socialistas má apenas corruptos ou hipócritas etc. repete sempre isso. e isso ajuda a esquerda pois todos seus projetos socialistas podem ser implantados e se deu errado era porque não eram socialistas mas bandidos apenas

    basta ler qualquer livro socialistas para ver que a estratégia das tesouras criadas por Lenin sempre existiu. em países onde a esquerda radical não dava certo ou não tinha apoio eles apoiavam a social democracia enquanto a esquerda radical se estruturava

    isso sempre existiu aqui. alias, quem apresentou Lula para a Odebrecht foi Mário covas que na eleição de 1989 recomendou votar em Lula e não em collor. FHC desde os anos 1970 apoia Lula. O PSDB é um partido socialista globalista, a tal agenda liberal nunca existiu. o que fizeram foram poucas privatizações algumas o Estado continuou no controle por meio de fundos de pensão como previ e petros mantendo o controle e corrupção na petrobras, eletrobras, vale etc. só telefonia foi 100% vendida e mesmo assim existiu a OI controlada por políticos. no governo FHC os impostos foram majorados de 20% para 29% além de criações de sovietes como agências reguladoras e outras intervenções estatais. no governo FHC a destruição marxista da educação começou com a implantação de paulo freire no MEC além de financiarem ONGs e até o MST. Acorda, Fiuza!!! vc está ajudando a limpar a barra dos narco socialistas do PSDB

    1. Rodrigo Kairys
      Rodrigo Kairys

      Ricardo, eu adoro o Fiuza! Ele é um dos caras que mais gosto de ouvir. Mas essa sua explicação faz todo o sentido. É inegável que o plano real foi um benefício enorme para o Brasil, mas o FHC faz parte dessa esquerda cheirosa disfarçada de moderada. O Doria por exemplo é o FHC de ontem. E acredito que esse “apoio” ao ladrão de 9 dedos não é só um papelão. É Algo muito pior que isso. é falta de caráter. Grande abraço!

    2. Antonio Rodrigues
      Antonio Rodrigues

      Perfeito Ricardo, infelizmente o Fiuza, mesmo sendo um gênio literário, é perceptível seu “pezinho” tucano!

    3. Martha De Gennaro
      Martha De Gennaro

      Ricardo gostei do seu comentário. Gostei muito, pois quando acabei de ler o Fiuzza, fiquei boquiaberta. Achei que estava lendo um texto pra lá de esquisito!

  38. Paulo Saab
    Paulo Saab

    Aplausos.

  39. Alexandre Vargas Ferreira
    Alexandre Vargas Ferreira

    São seres que possuem a mesma índole, faces de uma mesma moeda. Fascinados por um projeto de poder. Deixam de lado qualquer tipo de sanidade se o propósito primário é salvar o país. São seres iluminados que querem o melhor. Sim, o propósito dessa dupla é trazer o céu para terra, o grande problema disso é que quando acontecer iremos viver o verdadeiro inferno.

    1. Andrea Briaca Sena
      Andrea Briaca Sena

      É isto aí Sr. Ney Pereira!!!!
      Falou tudo!!!!

  40. Júlio Rodrigues Neto
    Júlio Rodrigues Neto

    Não acredito em Religião, duende, Papai Noel, cegonha e coisas do gênero. Penso que, por trás desta união, só pode haver um interesse – GRANA.

    1. Maria Elcira Di Napoli
      Maria Elcira Di Napoli

      Mais que isso Julio: PODER. Esse transmuta o ser humano de corpo e alma.

  41. Marcio Antonio Rosa
    Marcio Antonio Rosa

    Concordo com seu raciocínio, mas pensei que tentaria interpretar e explicar o que passa pela cabeça do FHC. Tenho uma teoria, discriminatória, segundo a qual pessoas na faixa dos 90 anos perdem a noção dos fatos, perdem a capacidade de ver a realidade como ela é. FHC foi um político de centro-esquerda (ou esquerda) inteligente e que prestou serviços de valor inestimável ao país. Foi.

Anterior:
Raquel Gallinati: ‘Fui a primeira mulher a representar os delegados de São Paulo’
Próximo:
Carta ao Leitor — Edição 248
Newsletter

Seja o primeiro a saber sobre notícias, acontecimentos e eventos semanais no seu e-mail.