Pular para o conteúdo
publicidade
Foto: Montagem com imagem Shutterstock
Edição 72

Os impasses da vacinação no Brasil

O Estado de São Paulo teima em intervir em plano que está dando certo e agora mira imunização de crianças e adolescentes

Paula Leal

-

Na manhã de 31 de julho, um sábado, num posto de vacinação na Bela Vista, bairro da região central de São Paulo, um casal de espanhóis se aproximou do jovem recepcionista que vestia um colete do SUS e segurava uma prancheta nas mãos. “Qual é a vacina disponível hoje para aplicação?”, perguntou a mulher, visivelmente apreensiva. “Não podemos falar”, respondeu o funcionário. “Foi publicada uma lei. Se a senhora não quiser tomar a que estiver disponível, vai para o fim da fila.” A lei em questão, sancionada na terça-feira 27 de julho pelo prefeito de São Paulo, Ricardo Nunes, além de colocar no “fim da fila” do calendário de vacinação quem se recusar a tomar a vacina disponível no posto de saúde, determina que o “cidadão rebelde” assine um termo de recusa, que será anexado ao cadastro do paciente na rede municipal de saúde, para que não consiga se vacinar em outro lugar.

Ao ouvir a ameaça, a espanhola se desesperou. “Mas preciso voltar ao meu país”, argumentou. “Como vou tomar uma vacina que não é aceita na Espanha?” “São as regras”, disse o rapaz, irredutível. E deu o assunto por encerrado. Como o posto estava vazio, não havia ninguém que pudesse antecipar o cardápio vacinal do dia e os poucos que chegavam buscavam a segunda aplicação. Em prantos, a estrangeira e o marido, já vacinado, tentavam explicar que não era uma recusa gratuita a qualquer vacina, mas uma imposição das regras vigentes em seu país. A cena ficou ainda mais constrangedora quando, ao “pagarem para ver” e darem o nome à atendente, descobriram que se tratava da CoronaVac, a vacina fabricada pelo laboratório chinês Sinovac em parceria com o Instituto Butantan. A espanhola segurava firme o passaporte europeu e soluçava: “Só quero voltar para casa, e não posso”.

publicidade
publicidade

Newsletter

Seja o primeiro a saber sobre notícias, acontecimentos e eventos semanais no seu e-mail.