Lula, ao lado de José Dirceu e Marta Suplicy, durante o velório de Celso Daniel, prefeito assassinado de Santo André | Foto: Samir Baptista/AE
Lula, ao lado de José Dirceu e Marta Suplicy, durante o velório de Celso Daniel, prefeito assassinado de Santo André | Foto: Samir Baptista/AE

Eles estão de volta

Vinte anos depois, o PT tenta retornar ao poder conduzido pelo mesmo grupo assombrado por um fantasma: Celso Daniel

Há 20 anos, o grupo que comandava o Partido dos Trabalhadores, liderado por José Dirceu, vislumbrou uma possibilidade real de colocar em prática o seu projeto de poder no país. Com alguns arranjos políticos, muito dinheiro surrupiado e uma estampa palatável para Lula, eles teriam condições de chegar ao Palácio do Planalto depois de três derrotas seguidas.

Naquela época, além de Dirceu — para quem Lula entregou a faixa de capitão do time logo depois de eleito —, o PT era conduzido pelo ex-guerrilheiro do Araguaia José Genoino, o ex-seminarista Gilberto Carvalho, o despachante Silvio Pereira e “a turma do ABC”, dividida entre a ala dos sindicalistas, com Luiz Marinho e Vicentinho à frente, e os chamados “intelectuais”, cujo expoente era Celso Daniel, ex-prefeito de Santo André.

Dessa lista, Celso Daniel foi o único que ficou pelo caminho. Era um quadro discreto, respeitado no meio acadêmico — dava aulas na Pontifícia Universidade Católica (PUC) e na Fundação Getulio Vargas (FGV) —, e fizera da sua prefeitura um verdadeiro caixa de propina para o projeto petista de poder — aos seus olhos, um roubo altruísta. Foi encontrado morto na manhã de 20 de janeiro de 2002, dois dias depois de ter sido sequestrado. O corpo estava cravejado por oito tiros numa estrada vicinal em Juquitiba, às margens da Rodovia Régis Bittencourt.

Na tarde seguinte, uma frase dita por Lula diante de uma multidão em luto no enterro jamais saiu da cabeça dos investigadores do Ministério Público e pesquisadores que estudaram o caso.

“Estou convencido de que você, Celso Daniel, não foi vítima do acaso e que não foi um incidente. Possivelmente, sua morte foi planejada e tem gente graúda por trás disso”, disse

A quem Lula se referia quando falou em “gente graúda por trás disso”? Não se sabe, talvez nunca se saiba.

É importante lembrar que, quatro meses antes, outro prefeito petista fora assassinado: Antonio da Costa Santos, o Toninho do PT, que administrava Campinas, no interior paulista. Ele foi baleado no dia 10 de setembro de 2001. À época, o incidente só não ganhou repercussão maior porque, no dia seguinte, a Al Qaeda, de Osama Bin Laden, derrubou o World Trade Center, no atentado terrorista que mudou o mundo. A imprensa tinha um assunto maior para cobrir.

José Dirceu, Lula, e José Genuino, em frente à imagem de Celso Daniel, ex-prefeito de Santo André | Foto: Montagem Revista Oeste/Agência Brasil

Na cidade de Campinas funcionava um esquema de corrupção similar ao de Santo André e também ao de Ribeirão Preto (SP), cujo prefeito era Antonio Palocci Filho. Não é exagero afirmar que era um petrolão em menor escala: empresários e políticos petistas sócios num consórcio em que o principal objetivo era a repartição da montanha de dinheiro público.

Em 2005, a CPI dos Bingos, batizada de CPI do Fim do Mundo, revirou histórias mal contadas sobre administrações petistas. Foi quando João Francisco e Bruno, irmãos de Celso Daniel, relataram ter ouvido de Miriam Belchior, ex-mulher do prefeito, e de Gilberto Carvalho, que R$ 1,2 milhão foram entregues a José Dirceu.

João Francisco interpelou Gilberto Carvalho: “Você se esqueceu que, naquele dia, em casa, entre um pedaço de bolo e outro, você disse que tinha medo de transportar tanto dinheiro para o José Dirceu num Corsa preto?”, perguntou. “Sinto que sua alma está aprisionada.”

Fantasmas do PT

A morte de Celso Daniel e a de Toninho do PT ficarão para sempre no imaginário popular. Nos dois casos, foram tratadas como crimes urbanos, cometidos por ladrões insignificantes que terminaram na cadeia — a maioria está presa até hoje e o silêncio é regra. As testemunhas morreram. Os mandantes nunca foram identificados. A trama política que poderia ser o pano de fundo dessas histórias foi deixada de lado, sabe-se lá se por conveniência ou por medo de espalhar demais o braseiro.

Agora o PT ressurge in natura, sem a maquiagem dos marqueteiros do passado

O terceiro prefeito citado, Antonio Palocci, virou sucessor de Celso Daniel na coordenação da campanha de Lula dias depois do assassinato. Chefiou o Ministério da Fazenda, a Casa Civil e só não está mais na cena política porque derrapou duas vezes. Primeiro, ao comprar briga com um simples caseiro de Brasília. Depois, por ter sumido com R$ 20 milhões do caixa oculto da campanha de Dilma Rousseff.

O fato é que esses laboratórios do petrolão deram certo e a turma toda se deu bem num primeiro momento. Quando a onda passou, caíram, um a um, por duas razões. Antes de mais nada, porque, para fazer o negócio funcionar em grande escala, foi preciso recrutar os trambiqueiros de Brasília, que não estavam nem um pouco interessados na doutrina marxista-leninista de Delúbio Soares ou João Vaccari Neto. E porque, como disse o ex-deputado Roberto Jefferson (PTB) ao ser implodido no mensalão, “quem nunca comeu mel quando come se lambuza”.

20 anos depois

Beneficiados por uma espiral de decisões de tribunais superiores, o grupo petista, hoje “descondenado”, quer voltar a dar as cartas. A maioria das condenações foi extinta pelo Supremo Tribunal Federal (STF) depois de determinado o fim da prisão em segunda instância. Segundo um levantamento do jornal O Estado de S.Paulo, extinguiram-se 277 anos em penas, envolvendo 74 pessoas — não só de petistas, obviamente. A Justiça Eleitoral também entendeu que Lula tem a ficha limpa. As tornozeleiras eletrônicas foram retiradas. E a pandemia os recolocou, ao vivo, em lives na internet. É possível assistir a Dirceu, Genoino e grande elenco no YouTube atacando a Operação Lava Jato.

Contudo, um detalhe importante chama a atenção: nessas aparições, cada vez mais recorrentes, o PT ressurge in natura, sem a maquiagem dos marqueteiros do passado, Duda Mendonça e João Santana. Fala-se abertamente tudo o que precisou ser camuflado para chegar ao poder, há 20 anos.

Eis alguns exemplos da atual agenda eleitoral do PT:

1) não haverá uma nova Carta aos Brasileiros — referência ao documento assinado por Lula em 2002, que procurava acalmar banqueiros e empresários;

2) o teto de gastos (compromisso de austeridade fiscal) será revogado;

3) as privatizações vão cessar ou serão revertidas;

4) fim da autonomia do Banco Central;

5) leis trabalhistas serão revistas — ou seja, a burocracia estatal pode ser amplificada, causando aumento no gasto público;

6) retomada do imposto sindical;

7) será implantado, finalmente, o controle social da mídia — pode chamar de censura que ele atende.

Não é só. José Genoino também voltou à ativa depois da cadeia. E é na teoria dele que mora o perigo. Genoino acredita que o que faltou ao PT no passado foi dominar as Forças Armadas — como fez Hugo Chávez ao nomear centenas de generais na Venezuela. Nas palavras do ex-guerrilheiro do Partido Comunista Brasileiro, é preciso instaurar uma “nova política de defesa no país” e “diminuir a reações militares” (veja o vídeo abaixo).

Genoino se refere a uma das poucas reservas que a tropa petista manteve quando esteve no poder: aparelhar o comando das Forças Armadas. Sempre que a tentação ganhou força, o Palácio do Planalto interferiu e indicou um nome considerado moderado, como o próprio ex-vice-presidente José Alencar ou o ex-ministro do STF Nelson Jobim. Aparentemente, agora a história é diferente.

Faltam dez meses para as eleições. É bastante tempo. Mas uma coisa é certa: se conseguir voltar, o PT vai voltar mais PT do que nunca.

 

Leia também “O país dos ‘descondenados’”

-Publicidade-
* O espaço para comentários é destinado ao debate saudável de ideias. Não serão aceitas postagens com expressões inapropriadas ou agressões pessoais.

58 comentários Ver comentários

  1. Realmente, eles pretendem voltar ao poder, mas, pretensão é um lugar muito longe de chegar ao poder, nós os patriotas de sangue verde amarelo estaremos sempre a espera desses abutres para lhes mostrar o lugar deles na história, aliás já fazem parte de um triste passado recente vivido por um povo que foi enganado por um acéfalo andante.

  2. Vou parodiar o escritor Aluísio de Azevedo in “O Cortiço”:
    Pombinha. só com três meses de cama franca, fizera-se tão perita no ofício como a outra [Déonie]; a sua infeliz inteligência nascida e criada no modesto lodo da estalagem. meixou logo admiravelmente na lama forte dos vícios de largo fôlego; fez maravilhas na arte; parecia adivinha: todos os segredos daquela vida; seus lábios não tocavam em ninguém sem tirar sangue; sabia beber. gota a gota. pela boca do homem mais avarento, todo o dinheiro que a vitima pudesse dar de si. [,.] Pombinha abria muito a bolsa. principalmente com a mulher de Jerônimo a cuja filha sua protegida predileta votava agora, por sua vez, uma simpatia toda especial idêntica à que noutro tempo conspirara ela própria à Léonie. A cadeia continuava e continuaria interminavelmente; o cortiço estava preparando uma nova prostituta naquela pobre menina desampara que se fazia mulher ao lado de uma infeliz mãe ébria.”
    É isso aí… esses advogados são o mundo, recriando a prostituta Lula, para continuar a tirar o dinheiro, a sugar o povo brasileiro…
    Lula representa a volta da corrupção e todo o dinheiro que ela traz…os políticos corruptos serão punidos e os advogados serão aqueles que os defenderão a peso de ouro….
    Os banqueiros, com a (re) criação dessa prostituta ganharão fábulas…..e fábulas de dinheiro…. as universidades particulares com os “FIES” da vida…..a Saúde será possuída e estuprada pelos Renans, Aziz…. e outros corruptos reconhecidos e conhecidos…
    É O MUNDO SE REFAZENDO….

  3. Silvio seu alerta é dos mais necessários na atual conjuntura.
    Se percebe claramente que eles perderam qualquer pudor e estão mostrando a cara que sempre tiveram abertamente.
    Tal só pode advir da total confiança que têm no esquema golpista, que já se vem delineando cada vez com mais forças no último ano, onde o direito, a democracia e a constituição são deixadas de lado.
    A grande imprensa totalmente comprada pelos bilhões desviados (vide Gilmar Mendes), onde as mentiras são repetidas exaustivamente até virarem verdades (Joseph Goebels)
    Se não for feito nada de radical, pobre do Brasil.

  4. Não sei se choro lendo isso ou se grito com quem ainda defende esses criminosos querendo voltar ao local do crime! Reajam brasileiros antes que seja tarde demais 🤨

  5. Se olharmos como a Mafia funciona e como o AT fumnciona e muito claro ambos grupos usam da mesma estrategia para roubar usando principalmente sindicatos, e % de contribuicao dos roubos de estatais, subornando juizes e testemunhas, etc. Lula nao e nada mais que um grande capo da Mafia porem com seguidores cegos por sua ideologia e com isto defendem esta ladrao. Muito parecido como na COSANOSTRA. Lula Nao um ladrao comum masis o capo de uma gang.

  6. O PT é uma quadrilha. Apesar disso, banqueiros, industriais, artistas e grande imprensa, em decorrência da diminuição dos seus ganhos, cada um tem motivos de sobra para se ajuntarem, em mutirão, para fazer campanha contra o Presidente Bolsonaro. Ou o Brasil acorda ou seremos em breve uma Venezuela tamanho família.

  7. Medo ao terminar de ler essa matéria! Como diz o professor Olavo: “mentir é para pessoas pequenas, que não detêm o poder”. Mas quando você possui os meios de fazer valer sua vontade, e a esquerda os tem, por exemplo o STF e todo o establishment, nessa situação, eles não precisam mentir.

  8. Se nada for feito, eles voltarão… As urnas do STE garantem a volta de todos eles e da reeleição dos aliados que permaneceram no poder.
    O que poderia ser feito para evitar essa tragédia ficou na escuridão da madrugada ente e 7 e 8/9/2021.

    1. Com certeza, e quando o outro lá atrevessou a rua e se reuniu com os lideres partidários para mudarem as pessoas e o voto com relação as urnas auditáveis ele já garantiu isto kkkkk

  9. Zé Dirceu luladrão e Zé genuíno….que quadrilha de ladrões…..É desolador ainda termos que engolir uns apedeutas como estes inúteis….este é o Brasil o país da impunidade….”quem matou Celso Daniel”…quem será em quadrilha???

  10. Muitos só sabem queixar-se, mas buscar a raiz da nossa desgraça com o PT batendo à porta de todos não irão. Simplesmente desolador!

    1. Parabéns Silvio Navarro. Minha admiração por homens e mulheres destemidos que também estão tentando escancarar e desmascarar essa quadrilha assassina petista.

  11. EXCELENTE SILVIO, PARABENS. MAS TEMOS QUE TER EM MENTE QUE ISSO É A PONTA DO ICEBERG….NÃO SE ESQUEÇAM DOS ACIDENTES AEREOS, TEORI ZAVACS,DIRETORIA DE BANCO, GOVERNADOR DE PERNAMBUCO ETC ETC ETC

  12. Se o PT retornar uma guerra civil será deflagrada, o Brasil não vai aguentar. A reeleição de Bolsonaro tem de ser no primeiro turno com margem suficiente para evitar manobras. Vai ser um ano duro, e só
    o povo brasileiro honrado e unido pode refrear a volta da bandidagem ao poder. Temos a história das futuras gerações em nossas mãos e a natureza conspira a nosso favor porque as lideranças petistas estão velhas, será sua última oportunidade, enquanto a direita é formada por gente jovem em sua maioria. Pensemos nisso, é um tudo ou nada neste ano.

    1. Oi Luiz, não consigo ter o mesmo otimismo que você! ao contrário, acho que o “sistema” está mais ativo do que nunca para trazer o ladrão de volta, e com ele a camarilha voltará revigorada, sabendo que o stf, dará o respaldo necessário para a manutenção da impunidade no nosso infeliz país. Muita coisa veremos neste ano no sentido de excluir o atual presidente da disputa ou de fragilizá-lo para o pleito.Será a ano da calunia, difamação, mentira visando a atual presidente e daqueles que o apoiam. Se as pessoas que não aceitam a volta dos ladrões do nosso futuro marcarem presença seremos engolidos.

  13. A palavra chave da campanha petista é a promessa de partição do poder e do dinheiro público, numa cooptação ilusória de militares do generalato, empresários ou candidatos a laranja de empresários, barqueiros e, por último, não necessariamente agregáveis ao projeto petista, os partidos políticos e sindicalistas. Toda essa ralé alcança de 30% a 45% da população, que pode subjugar a maioria desinformada e inculta de brasileiros, sendo esses desinformados e incultos alocados em todo o espectro social, com ou sem instrução. Não há tempo para despertar tanta gente com suavidade e não se pode perder a janela da semeadura. Precisamos de um milagre.

  14. Não duvido de nada! A maioria do povo brasileiro é corrupta ou se beneficia da corrupção. Nunca foi tão fácil enxergar a verdade! Excelente livro Silvio!

  15. Por que dos R$ 12 milhões que Bunlay sacou do Banco Shahin em nome do PT, seis milhões foram entregues a Ronan Maria Pinto, integrante da máfia que tomava dinheiro dos proprietários de ônibus que eram levados por Gilberto Carvalho a Zé Dirceu. Ronan ameaçava com notinhas no Diário do Grande ABC entregar Lula, Dirceu e Carvalho. O documento da transferência do dinheiro feito por Marcos Valério para Ronan foi entregue pessoalmente pela contadora de Youssef para o juiz Sérgio Moro. Que providência ele tomou para que a prova chegasse ao MP paulista? Por que a mulher de Celso, Miriam Belchior, sem qualquer formação acadêmica, é chamada para ser ministra do Planejamento. Seria uma queima de arquivo invertida? Por que o Supremo segurou anos o julgamento do Sombra? Machista, homofóbico como sempre foi, não lhe incomodava a Lula o fato do homem que montava seu plano de governo e seria seu ministro da Fazenda,fosse homossexual. E por fim, o convite para Alckmin ser seu vice seria alguma gentileza pelo fato do Ministério Público tucano nunca se interessou nem pela morte de Celso Daniel, nem por sete outros mortos diretamente ligados ao assassinato do prefeito de Santo André. Nunca é demais ver a senadora tucana Mara Gabrilli, acuando Gilberto Carvalho https://www.youtube.com/watch?v=iw0mF99es9Q

  16. É preciso meter uma bala na cabeça de Lula. Não dá para arriscar. Lula precisa ser eliminado. É ele ou o país inteiro. Me parece razoavel elimina-lo em prol de um bem MUITO maior. Caso contrário, seremos TODOS escravos de uma quadrilha. É espantoso que esse canalha esteja prestes a ser reeleito. Isso diz muito a respeito do quão bananas todos nós somos.

  17. Só há uma solução para as urnas eletrônicas em 2022, já que o TSE e o STF interviram nas votações pelo Congresso do VOTO IMPRESSO AUDITÁVEL. Basta os Ministérios da Defesa e da Ciência e Tecnologia imporem ao TSE, a gestão dessas urnas, o desenvolvimento do software e a aplicação das novas tecnologias digitais de auditagem e fiscalização, com os TIs desses ministérios juntamente com TIs independentes. Só assim, não teremos graves conflitos sociais que sobrarão para as Forças Armadas solucionarem com a baderna que se avizinha, e com a criatividade do STF, e da decadente tradicional imprensa que restabeleceu a elegibilidade de Lula, para os famosos institutos de pesquisa produzirem FAKEs de sua vitória.

  18. Não esqueçam:
    Para tentar minimizar a fraude, no dia da eleição todos de amarelo para mostrar claramente a massa votante. E se possível, filie-se ao partido do Presidente.
    Estamos em uma guerra, que se perdida também levará nossa liberdade embora!

  19. Será que, depois de assistirmos ao que o STF fez, de assistirmos no que se tornou a Venezuela, enfim, de termos discernimento e vontade de vermos um país onde A LEI não prive a liberdade de expressão, o direito em defender a propriedade privada, ou mesmo não deixe margem para interpretações assombrosas, como as que presenciamos ao ver a desmontagem da Lava Jato, a canetada de Fachin, a interferência de Barroso no TSE, o Moraes dando ordem de prisão de acordo com sua vontade, de vermos um MST invadindo e agredindo suas vítimas, depois disto e muito mais, ainda traremos de volta os bandidos?

  20. Não vamos gastar nosso precioso tempo com alguém que nem consegue sair às ruas. Vamos nos concentrar nas ações construtivas do Bolsonaro, presidente aclamado e respeitado em todos os cantos do Brasil. E também fora do Brasil, onde é visto como um presidente que fala o que pensa, é transparente, confiável e absolutamente honesto.

    1. Advogado Mariz seria indicado para Ministro do STF.Foi preterido por Alexandre de Moraes.Kd os advogados para lutar contra um advogado que diz que não adianta punir.Que País é este?

  21. É assustador! Essa nossa esquerda é um grupo de psicopatas totalitários, para o mal e para a escravização de um povo, como os da Venezuela. Espero que nossas FFAA ainda estejam sob a batuta dos militares de 62 e não permitam esse comunismo das trevas no Brasil.

  22. Muito bom artigo Silvio.
    A bandidagem do PT está mais viva e atuante do que nunca com o suporte da velha mídia – mofada -, desse elenco que compõe atualmente o STF e de vários intelectuais e artistas que ” pensam como Marx, agem como Stálin e vivem como Rockfeller”.
    As instituições estão infestadas de “companheiros” que lutam diariamente pelo atraso do Brasil a fim de tomar o Poder por completo.
    Se o Lulalau ganhar as eleições – o que não acredito – o Brasil virará uma Venezuela tamanho família – e aí, meu amigo, o aeroporto será a única saída.

  23. Enquanto os homens de bem se esforçam para fazer o certo e dormirem tranquilos outros querem dormir com os bolsos cheios e vale o diabo para ganhar as eleições!

Envie um comentário

Conteúdo exclusivo para assinantes.

Seja nosso assinante!
Tenha acesso ilimitado a todo conteúdo por apenas R$ 23,90 mensais.

Revista OESTE, a primeira plataforma de conteúdo cem por cento
comprometida com a defesa do capitalismo e do livre mercado.

Meios de pagamento
Site seguro
Seja nosso assinante!

Reportagens e artigos exclusivos produzidos pela melhor equipe de jornalistas do Brasil.