Foi tudo normal na eleição. A normalidade começou na véspera, com a notícia de que Marcola, o líder do PCC recluso num presídio de segurança máxima, preferia Lula na disputa com Bolsonaro. No que a informação surgiu na imprensa, todos esperaram que os checadores aparecessem triunfais para dizer que era fake news. Eles não apareceram. Tudo normal.
Aí surgiu a dúvida: o ministro Alexandre de Moraes não tinha proibido que se fizesse referência à ligação entre PCC e PT? E agora? Será que o Marcola seria investigado no inquérito das fake news?
A dúvida não abalou a burguesia cheirosa (ou nem tanto) que estava nos seus instagrams fazendo a apologia do voto em Lula por um mundo melhor. Já Marcola defendia o voto em Lula como uma espécie de mal menor — classificando o ex-presidente como um “pilantra”, de acordo com os áudios atribuídos a uma interceptação telefônica da Polícia Federal.
Marcola declara preferência por Lula, afirma reportagem https://t.co/bWZtL7Phxi
— Adilson Meneguzzo (@AdilsonMeneguz1) October 2, 2022
De cara ficou estabelecida, então, a diferença básica entre o burguês que dizia votar em Lula para defender a democracia e o criminoso encarcerado: o segundo era mais sincero.
Assim a frente ampla que tinha Lula como favorito foi crescendo: Datafolha, UOL, CNN, Ipec, BTG, Quaest, William Bonner, Renan Calheiros, Tiririca, Marcola e outros expoentes da sociedade. Tudo normal, mas com um enigma: se Geraldo Alckmin e Marcola queriam que Lula voltasse ao local do crime, por que o PT tinha escolhido o mais fraco dos dois para vice?
São os mistérios da política, não se pode compreender tudo o tempo todo. Mas havia outros sinais estranhos no ar.
Na manhã seguinte, o presidente do TSE, Alexandre de Moraes, apareceu nas redes sociais desejando a todos um domingo tranquilo de votação. Ninguém entendeu nada. Será que as diretrizes da Justiça Eleitoral tinham mudado no dia do pleito? O eleitor sentiu falta das ameaças de ser preso em flagrante e levado para a delegacia se tumultuasse, mentisse, desinformasse, não entregasse o celular, etc. O sotaque democrático de Alexandre deixou a população insegura. Não se mudam as regras do jogo em cima da hora.
Aí veio outro sinal preocupante. Os democratas de auditório que já haviam categorizado o verde e amarelo como coisa da Cuscuz Clã e festejado subcelebridade pisoteando a bandeira brasileira em Nova Iorque de repente começaram a falar em votar com a camisa da Seleção Brasileira — aquela amaldiçoada como cafona, fascista e símbolo da corrupção na CBF. Muito estranho.
Que nenhum estraga-prazeres venha dizer que os “erros” grotescos das pesquisas não são erros, e sim mentira deslavada
Mas logo as coisas se esclareceram: só deveria vestir a maldita camisa da CBF quem colocasse nela o número do candidato do Marcola. Grande sacada. Até porque o 13 também representava o número de anos que durou o assalto petista ao país — ou seja, uma bela homenagem ao bom ladrão. E a essa altura o eleitor consciente contra o fascismo poderia fazer tanto o “L” quanto o “M”.
A normalidade ficou mais normal ainda quando Alexandre de Moraes corrigiu sua própria omissão e censurou as matérias sobre o caso Lula-Marcola. Isso trouxe uma imediata sensação de alívio ao eleitorado, que já estava apreensivo com a demora da tesoura democrática do presidente do TSE. A insegurança jurídica se transformou imediatamente em confiança — fazendo a Bolsa subir e o dólar despencar em pleno domingo.
No mercado é assim mesmo: quando a notícia é boa demais, os indicadores não querem saber de descanso. É bem verdade que restou uma dúvida: o que exatamente Alexandre de Moraes tinha censurado?
Teria sido a imprensa ou a Polícia Federal? — considerando-se que a PF não tinha negado a autenticidade do áudio. Outros especialistas em mordaça levantaram a hipótese de a censura ter sido decretada contra o próprio Marcola — o que seria uma revolução, considerando-se que nunca antes na história deste país uma autoridade tinha chegado à perfeição de regular o que um bandido conversa com outro.
Nessa linha, as especulações foram se detalhando. Alexandre de Moraes teria censurado Marcola ou só a sua preferência por Lula? Ou será que o que tinha sido censurado era o carinho entre o PCC e o PT? Essa hipótese era a menos provável, porque o xerife do amor jamais iria agir contra uma conexão afetiva. Mas afinal, o que Alexandre de Moraes tinha censurado?
Segundo especialistas em jogadas eleitorais, nenhuma das hipóteses acima estava correta. Na verdade, o presidente do TSE teria tão somente baixado uma medida emergencial para que o eleitorado do bom ladrão pudesse votar sem culpa. Faz sentido. Realmente seria muito incômodo para um democrata educado e limpinho sair de casa para votar no mesmo candidato do chefão do PCC. Censura muito bem-vinda. O que os olhos não veem, o coração não sente.
A votação no Brasil correu normalmente, com eleitores enviando seus parabéns a Luís Roberto Barroso, Luiz Edson Fachin e Alexandre de Moraes por terem assegurado que o nosso sistema eleitoral é exemplar. As multidões em fila que se formaram em todo o território nacional foram absolutamente normais — o pessoal só estava amontoado nas seções de votação para conversar sobre as maravilhas do Butão. Alto-astral, ninguém desconfiando da competência do TSE.
Veio a apuração e tudo continuou normal. Pausas, soluços, progressões inverossímeis e desproporcionalidade entre o voto presidencial e as demais escolhas — comprovando o ecletismo da mentalidade do eleitor, sem preconceito nenhum para votar em todos os candidatos do Bolsonaro para o Congresso e cravar Lula para o Planalto. É a festa da democracia.
Que nenhum estraga-prazeres venha dizer que os “erros” grotescos das pesquisas não são erros, e sim mentira deslavada — devidamente embalada pela imprensa. Não estraguem a festa. Por coincidência, os propagadores dos “erros” estiveram sempre alinhados com o TSE para impedir que a eleição pudesse ser auditável. Essa palavra é tão indesejável e antidemocrática que até o corretor do Word sublinha como erro. Transparência é golpe.
Parabéns, Brasil. O anabolizante do bem foi um sucesso. Agora decide aí se vai querer continuar brincando disso no segundo turno.
Leia também “L de Lava Lula”
ESTAMOS indo pro buraco. 😢
Fiúza é encantador.👏🏼👏🏼👏🏼🇧🇷🇧🇷🇧🇷
Parabéns Fiuza….
Se os ministros do TSE fossem pessoas honradas, não teria havido fraude no dia 2/10 e nem haveria fraude no dia 30/10. Seria o mundo ideal – Bolsonaro já estaria reeleito.
Mas, esses corruptos estão decididos a tomarem o poder a partir de 2023. A eleição é apenas um detalhe, pouco importa o resultado das urnas.
Belo texto.
A Venezuela, Cuba, Argentina, Nicarágua etc não se transformaram num desastre da noite para o dia.
Nem mesmo a Alemanha de Hitler ou a URSS de Lênin.
O desastre acontece aos poucos, com a cumplicidade e tibieza daqueles que dizem que os temores são exagerados, que nada demais vai acontecer, pois as instituições são forte.
Até ser tarde demais, irreversível, pq a correção do erro se torna cada vez mais dolorosa e inaceitável para aqueles, muitos, que viveram deles por anos.
O Brasil não é a França socialista de Macron pra querer eleições com urna transparente em cada seção e contagem na própria seção e boletim assinados por fiscais da concorrência
Como é triste ver o ex presidente Fernando Henrique Cardoso, defendendo tudo aquilo que negou durante grande parte de sua trajetória política. Para quem o admirou como eu e agora ver o abaixar da cortina desse teatro das tesouras é no mínimo revoltante. Condenando o futuro das crianças e dando exemplo nefasto aos adolescentes, de que no Brasil vale a pena ser safado. (Ladrão é ladrão, honesto é honesto)
Pra aturar essa turma só na galhofa mesmo. O doutrinamento na educação brasileira nos últimos quase 50 anos fez muita bem a uma categoria de brasileiros que ainda continuam acreditando em papai (L)oel.
Maravilha, Fiuza! Me acabando de rir . Só mesmo seu sarcasmo pra nos divertir apesar do assunto tão indigesto, de tanta tristeza, tirania e safadeza. Obrigada pelo texto primoroso!
Excelente texto!
O humor ferino de Fiúza é incomparável.
FIUZA
ALGUMA SURPRESA O MARCOLA É O PATRÃO.
No nordeste ficaram à vontade, os indícios de fraude foi sem pena mesmo!!! Voto Impresso no segundo turno!!
A VENEZUELA ESTÁ QUASE AQUI….
Ainda que não exista nenhum golpe em andamento por parte das forças que se compuseram para eleger o bom Ladrão, todas as ações desse grupo (STF, Rede Globo e toda velha imprensa, Empresários de conduta duvidosa, Celebridades desmonetizadas pela lei rouanet, PCC e até o Vicky vanilla) nos levam a acreditar que armaram um golpe. Até o comportamento das urnas é estranho e seguiu o padrão de 2014 quando projetava Aécio Neves, mas elegeu Dilma no final e agora projetou Bolsonaro no começo, mas que deu percentual maior ao Luladrão, que mal pode sair nas ruas. Incongruências seguidas por incongruências. Mas estou com a Ana Paula e temos que lutar até o fim e mostrar para os vizinhos, para os parentes e para os mais próximos o perigo de um país socialista. Vamos a luta!
Beleza Fiuza, tudo limpo e perfeito nesta eleição, e por baixo um grande “LIXO”.
Nada menos que genial! Não consigo parar de rir.
Acho que se o Olavo de Carvalho estivesse aqui ele daria aquele esporro monumental de praxe.
– PQP! Vocês não estão vendo que sempre esteve na estratégia redirecionar o olhar de vocês para os Institutos de pesquisa e para o voto regional ao invés das urnas? Quem é que está controlando e contando os votos, seus imbecis? Houve óbvia fraude, ora porra! Como um PR elege a todos e não é eleito?
Se vocês não retornarem o foco, eles vão fazer de novo no 2º turno e todos vocês vão ficar com cara de babaca quando o Lula tomar. Lembrem-se “a eleição não se ganha, se toma”.
Digo eu, nunca faltou voto. FALTA APURAÇÃO! Mas enquanto isso vamos discutir os institutos fraudulentos; os nordestinos incoerentes; insistir na pregação que o PR fez isso e aquilo para o povo; que ainda é possível migrar votos desse ou daquele candidato no 2º turno, e blá blá blá, enquanto o inimigo, calmamente, ri da nossa cara sentenciando que “não haverá contestação”.
Até o Marcola, um líder de uma facção criminosa, consegue ter mais dignidade do que a burguesia cínica e hipócrita do Brasil. Ao menos ele assume q o lula é um pilantra mas que está o apoiando pq ele irá ajudá-lo. A elite apodrecida e essa imprensa imunda ao invés de questionar esse TSE incompetente, militante e ditador, e essas pesquisas mentirosas, ainda alimenta e ajuda nessa campanha pra eleger um ladrao que irá roubar todas as nossas liberdades, inclusive a deles! Tudo que está acontecendo no Brasil e por causa dessa imprensa canalha!
Fiuza é o rei da ironia. Excelente!
QUEM VOTOU NO LULA LADRÃO?
ONDE ESTAVA ESSE ELEITOR?
ORA, ORA, SENHORES, ESSE RESULTADO É INACEITÁVEL E NÃO TEM LÓGICA ALGUMA.
QUEM VOTOU NO LULA LADRÃO?
DE ONDE SAIU ESSE ELEITOR QUE DEU O VOTO AO LULADRÃO, SENÃO DE UMA URNA ELETRÔNICA?
COMO ALGUÉM PODE ACEITAR OU JUSTIFICAR UMA VANTAGEM DE VOTOS DO LULADRÃO SOBRE O PRESIDENTE BOLSONARO, SE ERA O PRESIDENTE BOLSONARO QUEM MOBILIZAVA E MOBILIZA MULTIDÕES?
ORA, ORA, SENHORES, TUDO FOI MUITO BEM ARQUITETADO, PLANEJADO, PARA QUE OS BRASILEIROS SE CONFORMEM DIANTE DESSE ABSURDO QUE É VER UM LADRÃO, QUE NÃO MOBILIZA NINGUÉM EXCETO O PARTIDO DOS TRABALHADORES (SIGLA DE ORGANIZAÇAO CRIMINOSA), TER VANTAGEM DE VOTOS, SEM QUE ESSA VANTAGEM SE EXPLIQUE NA REALIDADE.
LAVAGEM CEREBRAL E CONSTRUÇÃO DA FARSA
A FARSA FOI CONSTRUÍDA PARA ISSO. DESDE AS CARTINHAS PELA DEMOCRACIA,
PASSANDO PELO DEPOIMENTO EXPLICITO DE ADESÃO DE QUEM SE ACHAVA IMPORTANTE;
PASSANDO PELA FRAUDE DAS PESQUISAS ELEITORAIS EM ABSOLUTA DESCONFORMIDADE COM A REALIDADE;
PASSANDO PELO MASSACRE DO PRESIDENTE BOLSONARO, PERPETRADO PELOS AGENTES DO STF E DO TSE, MEDIANTE DESENCADEAMENTO MACIÇO DE PROCESSOS E FALSOS ESCÂNDALOS CONTRA O PRESIDENTE BOLSONARO:
PASSANDO PELA PROIBIÇÃO DE UTILIZAÇÃO DE IMAGEM DO POVO NAS RUAS, TUDO FOI CONSTRUÍDO PARA SE CHEGAR A ESSE RESULTADO.
MAS TEM MAIS.
SINAIS DA CORRUPÇÃO E DAS FRAUDES
NINGUÉM ESTRANHA O NÚMERO DE URNAS ELETRÔNICAS COM DEFEITO E SUBSTITUÍDAS ÀS PRESSAS, SEM O ACOMPANHAMENTO E FISCALIZAÇÃO DA COMISSÃO DE TRANSPARÊNCIA, COMO SE FOSSEM VERDADEIROS CAVALOS DE TROIA?
E OS ELEITORES QUE AO SE DIRIGIREM ÀS SEÇÕES ELEITORAIS PARA VOTAR, DESCOBRIRAM QUE ALGUÉM JÁ HAVIA VOTADO POR ELES?
ISSO VAI FICAR ASSIM MESMO, COM LERO LERO E MIMIMI?
Parabéns Guilherme Fiuza.
Excelente!
No Rio Grande do Norte, Lula e a governadora ganharam de lavada, mas os candidatos do partido do Presidente levaram o Senado e a metade das 8 cadeiras para a Câmara Federal. Muito curioso.
QUEM VOTOU NO LULA LADRÃO? ONDE ESTAVA ESSE ELEITOR?
ORA, ORA, SENHORES, ESSE RESULTADO É INACEITÁVEL E NÃO TEM LÓGICA ALGUMA. QUEM VOTOU NO LULA LADRÃO? DE ONDE SAIU ESSE ELEITOR QUE DEU O VOTO AO LULA, SENÃO DE UMA URNA ELETRÔNICA?
COMO ALGUÉM PODE ACEITAR OU JUSTIFICAR UMA VANTAGEM DE VOTOS DO LULA LADRÃO SOBRE O PRESIDENTE BOLSONARO, SE ERA O PRESIDENTE BOLSONARO QUEM MOBILIZAVA MULTIDÕES?
ORA, ORA, SENHORES, TUDO FOI MUITO BEM ARQUITETADO, PLANEJADO, PARA QUE OS BRASILEIROS SE CONFORMEM DIANTE DESSE ABSURDO QUE É VER UM LADRÃO, QUE NÃO MOBILIZA NINGUÉM EXCETO O PARTIDO DOS TRABALHADORES (SIGLA DE ORGANIZAÇAO CRIMINOSA), TER VANTAGEM DE VOTOS, SEM QUE ESSA VANTAGEM SE EXPLIQUE NA REALIDADE.
A FARSA FOI CONSTRUÍDA PARA ISSO. DESDE AS CARTINHAS PELA DEMOCRACIA, PASSANDO PELO DEPOIMENTO EXPLICITO DE ADESÃO DE QUEM SE ACHAVA IMPORTANTE; PASSANDO PELA FRAUDE DAS PESQUISAS ELEITORAIS EM ABSOLUTA DESCONFORMIDADE COM A REALIDADE; PASSANDO PELO MASSACRE DO PRESIDENTE BOLSONARO, PERPETRADO PELOS AGENTES DO STF E DO TSE, MEDIANTE DESENCADEAMENTO MACIÇO DE PROCESSOS E FALSOS ESCÂNDALOS CONTRA O PRESIDENTE BOLSONARO: PASSANDO PELA PROIBIÇÃO DE UTILIZAÇÃO DE IMAGEM DO POVO NAS RUAS, TUDO FOI CONSTRUÍDO PARA SE CHEGAR A ESSE RESULTADO.
MAS TEM MAIS.
NÃO ESTRANHA O NÚMERO DE URNAS ELETRÔNICAS COM DEFEITO E SUBSTITUÍDAS ÀS PRESSAS, SEM O ACOMPANHAMENTO E FISCALIZAÇÃO, COMO SE FOSSEM VERDADEIROS CAVALOS DE TROIA?
E OS ELEITORES QUE AO SE DIRIGIREM ÀS SEÇÕES ELEITORAIS PARA VOTAR, DESCOBRIRAM QUE ALGUÉM JÁ HAVIA VOTADO POR ELES?
ISSO VAI FICAR ASSIM MESMO, COM LERO LERO E MIMIMI?
Parabéns. Sua ironia é sempre impecável!
O menor (região) IDH do Brasil, decidiu continuar como menor IDH do Brasil. – e tem consórcio, tem ladrão, tem julgador que diz amar pobre e que vivemos em pleno estado democrático de direito.
Mestre Fiuza
Estive em Pernambuco descansando uma semana e fiquei perplexo com a TV à qual os pernambucanos são submetidos. Uma Sra., provocada por mim, disse que ali votavam no Lula. Eu ponderei os crimes e disse que tinha dificuldade em entender porque era assim e se ela me podia explicar. Ela respondeu singelamente: não sei. A minha conclusão foi que enquanto a JP não oferecer o seu sinal essa situação não muda, independentemente de obras como a do Velho Chico.
Urge, então, essa atitude!
Parabéns, Fiuza! Até agora não sei o que aconteceu com tantos resultados absurdos…Estou igual ao meme do Travolta…Perdidinha. Mas a luta continua! (teu livro é um espetáculo!) Abs.
Nordestino cangaceiro é xenófobo. Não vota em sulista. Aqui no Sul não teve problemas. Votamos no Collor, no FHC, e no Lula e até na Dilma de MG. Faz tempo que os nordestinos não querem nem saber dos sulistas a não ser da grana que os turistas levam pra lá. E o pior: gostam de ladrões e corruptos.
Um dos problemas do Bolsonaro não foi ter atacado o Lula no debate perguntando para ele se a Rosi Noronha era ou não era amante? E como está o processo dela no STF, com quem e porque no processo dela o stf não dá bola, mas a mulher do presidente é investigada abertamente, sem sigilo? A outra pergunta que tinha que ser feito é se o Lula poderia explicar as delações do Marcos Valério com as ligações do pCC com o PT e que ele acha da delação do Palocci . Além disto, perguntar para o Lula porque favoreceu países comunistas com verbas voltosas do BNDES que nunca serão pagas.
que Deus nos proteja… só ele mesmo
Obrigado Fiuza.
O voto com o comprovante impresso é a única saída transparente para esta eleição.
Bolsonaro tem que exigir 2° TURNO VOM VOTO IMPRESSO. SÓ ENTREGAR A FAIXA SE OUVER CONTAGEM DE VOTOS IMPRESSOS, MESMO QUE NÃO SEJA POSSÍVEL ELEICAO EM 30/10/22 QUE SEJA EM 30/12/22