Pular para o conteúdo
publicidade
Foto: Montagem Revista Oeste/Shutterstock
Edição 131

L de Lava Lula

Várias pessoas em sequência fazendo um gesto de arma, seguido de um sinal referente a Lula. Conclusão imediata: assalto

Guilherme Fiuza
-

Cena alarmante: surge um vídeo na tela com várias pessoas em sequência fazendo um gesto de arma, seguido de um sinal referente a Lula. Conclusão imediata: assalto. A leitura óbvia da mensagem era que, depois da rapinagem disfarçada de governo, agora o pessoal tinha optado diretamente pelo assalto à mão armada.

O susto inicial logo se abranda. Pensando bem, um assalto à mão armada assumido, ostensivo, bruto, poderia ser melhor do que mais de uma década vendo seus impostos e o fruto do seu trabalho serem comidos pelas beiradas — sob um véu de bondade, igualitarismo e ética que passarinho não bebe. Como diria o boticão, melhor sentir a dor de uma vez só.

Uma observação mais atenta ao tal vídeo, porém, traz uma nova e surpreendente percepção: não é o anúncio de um assalto. Você até se decepciona, pois já estava se apegando a essa experiência moderna de saber de forma leve e descontraída que será roubado — num comunicado musical cheio de sorrisos. Aí você cai das nuvens ao descobrir que aquilo é só um clip pacifista em defesa de um candidato do bem.

A ideia de transformar o gesto da arma em L de Lula é ousada. Se parte do público interpretasse que o L era de ladrão, poderia parecer que o clip estava propondo a entrega de um revólver ao bandido para que ele ficasse mais à vontade na limpeza do cofre. Talvez até coubesse um verso de esclarecimento: “Somos contra bandidos armados / não transigimos na defesa da paz / assalto com função social / sabemos o bem que isso faz”.

De qualquer forma, o clip é bom. Mostra de forma clara e empolgante que você pode transformar qualquer realidade tenebrosa num sonho todo azul, azul da cor do mar

Mas, pelo elenco do clip, o bom entendedor saberia que o L era de Lula. E claro que, no caso dessa gente boa, estamos falando daquele Lula honesto do William Bonner, não do Lula ladrão da Lava Jato. O título da canção inclusive poderia ter sido “Lava Lula”, o que retrataria com mais fidelidade a filosofia humanitária dos menestréis da picaretagem regenerada. Caberia até uma paródia do clássico de Luiz Melodia: “Lava Lula todo dia / que agonia / no apagar da roubalheira / que sumia…”

De qualquer forma, o clip é bom. Mostra de forma clara e empolgante que você pode transformar qualquer realidade tenebrosa num sonho todo azul, azul da cor do mar — dependendo, naturalmente, do seu talento para enganar os inocentes úteis e os trouxas. Também é muito importante que seu roteiro de vida te proteja de encontrar, mesmo que furtivamente, alguém que saiba ou possa deduzir quem você realmente é. Isso quebraria todo o encanto e a força cívica da mensagem democrática.

O ideal seria uma reedição da pandemia, como vive anunciando o companheiro Bill Gates, para que pudesse ser resgatado o slogan de proteção às vidas humanas “fique no ônibus que eu fico no sítio”. Aí daria para gravar um monte de clip democrático sem o risco de esbarrar com ninguém na rua — especialmente com aqueles milhões de farofeiros de verde e amarelo que se aglomeram em paz para disfarçar o seu ódio. Covid por um mundo melhor.

O TSE não precisaria ficar removendo vídeos de povo, pois o próprio povo estaria removido. Aí só faltaria o Ipec assumir o lugar do TSE para oficializar os percentuais da felicidade. Não precisaríamos mais sequer de eleição. Nem de clip.

Leia também “A Falha e o Tubo”

27 comentários
  1. Silas Veloso
    Silas Veloso

    Muito bom, Fiuza, debochar do mal q nos usa

  2. Valesca Frois Nassif
    Valesca Frois Nassif

    Inacreditável a insistência em tamanha cegueira! Só mesmo você, Fiuza, pra nos fazer rir dessa tragédia com seu sarcasmo. Obrigada e te desejo sucesso sempre !

  3. Vania L M Marinelli
    Vania L M Marinelli

    Uau…Na calada da ironia, um papo sério pacas…Nossa era está se decompondo, mas, junto, na garimpagem do desfazimento, grandes jóias do pensamento crítico e autoral ganharam espaço, espalhando suas sementes pelo campo de um novo jardim (necessário) a se reformular. Fiúza é uma dessas jóias. Este texto atira o dardo bem no centro do alvo. Fantástico.

  4. Ivan Newlands Moniz Freire
    Ivan Newlands Moniz Freire

    Fiúza, me divirto demais lendo seus textos, dou boas gargalhadas com suas tiradas sarcásticas. O seu livro PASSAPORTE 2030 é sensacional, não é a toa que é o livro mais vendido de 2022. Parabéns pelo seu trabalho !!!!

  5. Dalmacio Irapuan dos Santos
    Dalmacio Irapuan dos Santos

    Gostei da adaptação: “Lava Lula todo dia / que agonia / no apagar da roubalheira / que sumia…”

    Dia 02, dobre o número, vote 🇧🇷22🇧🇷.

  6. WILSON DOURADO DA GAMA FILHO
    WILSON DOURADO DA GAMA FILHO

    Fiuza é craque!

  7. Robson Oliveira Aires
    Robson Oliveira Aires

    Sensacional. Perfeito. Parabéns Fiuza.

  8. JHONATAN PAIVA SURDINI VIEIRA NOGUEIRA
    JHONATAN PAIVA SURDINI VIEIRA NOGUEIRA

    Deve ser o beautiful people do marilyn manson

  9. Vanessa Días da Silva
    Vanessa Días da Silva

    Graças a Deus, a maioria desses que apareceram nesse clipe eu nem sei quem são. Os que reconheci, já não admirava mesmo.

  10. Antonio Carlos Neves
    Antonio Carlos Neves

    Pois é, esse líder do VIRA VOTO Caetano Veloso ativista de primeira hora contra o governo Bolsonaro, foi convidado pela ministra Carmem Lúcia para cantar com seu violãozinho o hino nacional quando essa senhora tomou posse na presidência da SUPREMA CORTE. A coisa esta assustadora. Esta na hora da galera rural e conservadora da família e costumes entrar em cena.

  11. Decorozo Ortiz De Lima
    Decorozo Ortiz De Lima

    L DO #LULARÁPIOLULADRÃO – #LULAVOLTAJÁPRACADEIA – #CADEIAJÁNESSEMELIENTELULADRÃO – #LULAPSICOPATAELADRÃO – #LULACANALHAEMENTIRSO – #LULABANDIDOSOLTOPELO$TF – #LULANOJENTOPODRESERABJETO – #LULACACHACEIROECORRUPTOATÉAMEDULA

  12. Otacílio Cordeiro Da Silva
    Otacílio Cordeiro Da Silva

    Se nossa classe artística uma hora dessas desaparecer não nos fará falta alguma. Com apenas 100,00 por mês de internet, podemos ter acesso aos melhores conteúdos do mundo. Pra que então dar milhões de nosso dinheiro pra esse bando de chupins? Melhor dizendo: Pra que comprar a vaca quando o leite for de graça?

  13. Marco Mathias
    Marco Mathias

    Para gastar uma grana e tempo com um vídeo como esse, apoiando O MAIOR CORRUptO E LADRÃO DO PLANETA, dá para sentir a índole, o caráter dessa nossa “classe artística” com discursos mergulhados em formol. “Diga-me com quem andas e….

  14. maisvalia
    maisvalia

    Haha Fiuza descrevendo o beautiful people com exatidão, são cúmplices do Luladrão

  15. Erasmo Silvestre da Silva
    Erasmo Silvestre da Silva

    Isso não é classe artística, isso é uma curriola de Bandidos Criminosos que cometem crime de lesa-pátria e crime contra a soberania do povo brasileiro. Junto com esse terrorrista/comunista/bandido/ladrão/narcotraficante/genocida universal que extermina seres humanos na África e América Latina. Essa classe de artistas-bandidos é pra ser exilados do país ou presos e devolver os bilhões roubados do povo brasileiro

  16. Erasmo Silvestre da Silva
    Erasmo Silvestre da Silva

    Uma classe artística que se passa pra apoiar um elemento desse, com um prontuário de dá inveja a qualquer psicopata, um prontuário de incomodar o talibã. Essa classe de artistas-ladrões está apodrecida, não dá nem pra ser exumada nos livros de histórias que virão

  17. JOSE VICENTE ARROYO VITAGLIANO
    JOSE VICENTE ARROYO VITAGLIANO

    Que nojo

  18. Santilho
    Santilho

    L DE LAVAJATO. ORA, ORA, SENHORES. ESTÁ CHEGANDO A HORA DESSE LULADRÃO ACERTAR AS CONTAS COM A JUSTIÇA E VOLTAR PARA O PRESIDIO, DE ONDE NÃO DEVERIA TER SAÍDO. É UM LADRÃO E CORRUPTO QUE ENVERGONHA TODOS OS BRASILEIROS HONESTOS. BRASILEIROS HONESTOS.

  19. Paulo RS
    Paulo RS

    O sistema, do qual fazem parte os “artistas” ,infiltrados à la Gramsci, mas muito mais oportunistas aproveitadores das vantagens milionárias, antes dadas via Lei Rouanet e shows, etc, pagos com dinheiro público , enganaram bem por décadas. Enfim a partir de 2018 a verdade começou a vir à luz e observou-se que não passam de chupins da pátria, vivendo nababescamente à custa do suor dos que produzem algo de útil. Sejam artistas de verdade e ganhem a vida de venda de ingressos, de patrocínios privados, de coisas que afetam os comuns mortais que não tinham e nunca tiveram acesso aos cofres públicos. O sistema enraizou-se. Envolve o setor cultural como um todo e o musical. Não sou evangélico mas acredito agora que conhecerás a verdade e a verdade vos libertará. Estamos nos livrando, numa depuração histórica dos chupins da pátria. Que surjam os artistas de verdade que vivem de seu talento e não do compadrio ideológico. L adrão.

  20. Edson Carlos de Almeida
    Edson Carlos de Almeida

    ” Artistas ” de quinta categorias, bajulando ladrão de primeira grandeza.

  21. Gustavo G. Junior
    Gustavo G. Junior

    ” LAVA LULA – ô ladrão “. Condenado por 03 Instâncias + CABRAL + GEDDEL + etc, etc. Sabemos BEM em quem / onde n ã o gastar nosso suado $$.

  22. Andrea Vidal
    Andrea Vidal

    “ Você até se decepciona, pois já estava se apegando a essa experiência moderna de saber de forma leve e descontraída que será roubado — num comunicado musical cheio de sorrisos.” Que perfeição isso, Fiuza! 👏👏

  23. Jorge Apolonio Martins
    Jorge Apolonio Martins

    Um vídeo só de artistas renomados, todos cooptados pela lei Roanet.

  24. José Antônio Batalha Zocccoler
    José Antônio Batalha Zocccoler

    L DE LULLALADRAO ….

  25. Rosangela Ravanhani Meidas
    Rosangela Ravanhani Meidas

    L de Ladrão, com ajuda de artistas que não gravam à décadas, ou seja, Caetano que voltou do “tal” exilio e vive com toda família milionária nas costas do Brasileiro que paga muitos impostos, então o L de volta ladrão, é para continuar pousando de cueca , comendo , bebendo e vestindo muito bem e debochando de nossas caras, com o seu perfil social .

  26. Cesar Lovisaro Neto
    Cesar Lovisaro Neto

    O Clip é até bom, mas as figuras que aparecem todo mundo conhece, e já sabe o que querem, funciona também para gravarmos bem os rostos e nunca dar seu dinheiro para esse bando aonde quer que seja…

  27. Ricardo Kohn
    Ricardo Kohn

    Fiúza, vale a pena assistir o vídeo do Kim Paim de hoje. Ele mostra grandes fundos de investimentos que analisam os resultados das pesquisas eleitorais no Brasil. Ou seja, quais seriam suas previsões para os seus clientes investidores.

Anterior:
Vitor Brown: ‘Fiquei impressionado com o carinho que recebi ao chegar a Oeste’
Um drone mostra equipes de resgate dirigindo um barco em uma rua inundada em Porto Alegre, Rio Grande do Sul, Brasil (7/5/2024) | Foto: Reuters/Diego Vara Próximo:
Carta ao Leitor — Edição 216
Newsletter

Seja o primeiro a saber sobre notícias, acontecimentos e eventos semanais no seu e-mail.