O vocalista Anderson Leonardo, do grupo Molejo, foi hospitalizado em estado grave no domingo 24. Ele enfrenta um câncer desde 2022.
A volta ao hospital ocorreu poucos dias depois de o cantor receber alta de uma internação de 21 dias, em que também foi submetido a uma cirurgia de bloqueio de plexo nervoso hipogástrico. Anderson foi liberado na terça-feira 19.
Leia também: “Kate Middleton anuncia que está em luta contra um câncer”
Em publicação nas redes sociais, a assessoria de imprensa do conjunto confirmou a informação e disse que o cantor foi hospitalizado em decorrência do agravamento de seu estado de saúde.
O vocalista está em cuidados médicos desde 27 de fevereiro de 2023, submetendo-se a imunoterapia e medicações para alívio de dores.
Câncer raro
Anderson Leonardo enfrenta um tipo raro da doença, chamado câncer inguinal. O tumor se desenvolve na região da virilha e afeta os órgãos próximos, como os gânglios linfáticos e os vasos sanguíneos.
Os sintomas incluem:
- Caroço persistente na virilha;
- Dor;
- Inchaço contínuo;
- Desconforto na área; e
- Perda de peso inexplicada.
Leia também: “Brasil realiza mais de 600 amputações de pênis por ano”
O diagnóstico é feito por meio de exames físicos, como ultrassonografia, tomografia computadorizada, ressonância magnética e biópsia para determinar se o tumor é maligno.
Cirurgia, radioterapia e quimioterapia são alguns dos procedimentos utilizados no tratamento do paciente e são adaptados de acordo com o estágio do câncer, sua origem e outros fatores individuais.
Leia também: “Estudos mostram que o tomate pode reduzir os riscos de câncer”
Outras abordagens incluem a hormonioterapia, que visa a impedir o crescimento do câncer com a remoção do hormônio ou o uso de uma substância que tenha efeito contrário ao do hormônio.
Já a imunoterapia, utilizada por Anderson, atua ao estimular o sistema imunológico do paciente para combater o avanço da doença.
+ Leia mais sobre Saúde em Oeste