Para quem procura um jeito natural de cuidar da saúde e reduzir o colesterol, o abacate pode ser uma boa escolha. O fruto, de elevado valor nutricional, ganhou lugar na dieta dos brasileiros e oferece uma flexibilidade única — pode usado tanto em pratos doces quanto em salgados.
Rico em nutrientes, o abacate se torna um verdadeiro parceiro para o bem-estar. Mas o que mais o consumo frequente dessa fruta pode proporcionar?
+ Leia mais notícias de Saúde em Oeste
Rico em fibras, antioxidantes, vitamina E e potássio, o abacate contribui para o melhor funcionamento do organismo. Além disso, favorece a saúde intestinal, reforça a imunidade e é benéfico para a visão.
Com isso, a fruta é um forte aliado na promoção da saúde e prevenção de doenças. Além disso, o sabor e textura cremos a tornam um ingrediente versátil e apreciado na gastronomia.
Apesar de calórico, o abacate pode ser consumido em porções moderadas, sem açúcar. A sugestão é incluí-lo em saladas, molhos ou pratos salgados, limitando-se a uma quantidade diária de até 100 g.
O abacate possui um alto teor calórico, mas isso não é um impedimento para o seu consumo, pelo contrário: ele é composto de gorduras saudáveis, que proporcionam saciedade e auxiliam na redução do colesterol ruim, sendo uma excelente escolha para uma alimentação balanceada.
Além de controlar o colesterol, abacate é rico em minerais
Fonte de vitaminas A, B e K, o abacate também fornece minerais como manganês, ferro, cobre e zinco, além de gorduras monoinsaturadas, benéficas para o organismo.
Segundo o Ministério da Saúde, essas gorduras contribuem para reduzir triglicerídeos e colesterol, aumentando o HDL (bom colesterol) e reduzindo o LDL (colesterol ruim).
Estudos recentes, publicados em revistas como o Journal of the American Heart Association, apontam que o consumo frequente de abacate pode diminuir em até 21% o risco de doenças cardíacas.
Em 2017, uma pesquisa liderada pelo professor Debasish Bandyopadhyay destacou que compostos presentes na casca da semente podem ajudar na prevenção de câncer e problemas cardíacos.
Leia também: “Os sintomas mais comuns de quem está com o colesterol alto”
Que tal, então, incorporar essa fruta nutritiva na sua rotina? Converse com um profissional de saúde e aproveite todos os benefícios que o abacate tem a oferecer.