O cantor MC Marcinho, de 45 anos, teve piora no quadro da infecção generalizada que o afeta desde 27 de junho. A assessoria de imprensa do funkeiro informou que ele teve a condição de saúde agravada nas últimas 24 horas.
Internado há quase dois meses Hospital Copa D’Or, no Rio de Janeiro, MC Marcinho apresenta um quadro de insuficiência cardíaca e renal. Em 14 de julho, ele sofreu uma parada cardiorrespiratória que durou cerca de 14 minutos.
Há dez anos, MC Marcinho convive com uma série de doenças crônicas. Ele sofre de diabetes, doença renal e cardiopatia dilatada.
Além desses problemas, o funkeiro enfrenta um segundo drama. Ele saiu da fila para receber transplante de coração. O Sistema Nacional de Transplantes (SNT) afirmou que Marcinho não tem condições mínimas para suportar uma cirurgia.
“Muitas complicações surgiram”, informa Vanessa Bicalho, assessora do cantor. “Nesse momento, ele não tem condições de suportar uma cirurgia e receber um coração.”
MC Marcinho recebeu um coração artificial
Em 14 de agosto, MC Marcinho recebeu um coração artificial, equipamento que dura de três a quatro meses e ajuda a bombear o sangue para o corpo. No entanto, o surgimento de um novo coração para o funkeiro é importante para que ele não fique exposto ao risco de coágulos ou infecções, de acordo com Ana Luiza Sales, coordenadora do programa de transplante cardíaco do Hospital Pró-Cardíaco.
Além de estar em condições de saúde para receber um novo coração, o receptor precisa que surja um órgão do mesmo tipo sanguíneo e de um doador com peso similar.
Família de MC Marcinho pede doação de sangue
Pelas redes sociais, familiares e amigos do cantor pediram doação de sangue. “Amigos, preciso da ajuda de vocês, mais uma vez”, solicitou Mauro García, irmão do cantor. “A situação do Marcinho piorou. Só um milagre de Deus ajuda a salvá-lo nesse momento.”