Uma mulher de 28 anos ficou à beira da morte depois de contrair a bactéria “comedora de carne” durante o parto de sua filha. Charleigh Boyne, de Essex, na Inglaterra, desenvolveu fasciíte necrosante, uma infecção grave que causou um buraco em seu abdômen.
+ Leia mais notícias de Saúde em Oeste
Seis dias depois de deixar o hospital com a filha recém-nascida, Charleigh começou a apresentar sintomas como erupção cutânea, febre e calafrios. Ela procurou atendimento médico imediatamente ao perceber que algo estava errado.
“Uma tomografia computadorizada mostrou que eu tinha fasciíte necrosante e que ela estava corroendo meu abdômen”, relatou Charleigh em entrevista. “Os médicos chegaram rapidamente e disseram que eu precisava de uma cirurgia de emergência ou eu iria morrer”.
Cirurgia de emergência e trauma
A cirurgia para remover a área afetada pela bactéria deixou uma cicatriz de 13 centímetros. Charleigh também recebeu um diagnóstico de transtorno de estresse pós-traumático.
“Foi o momento mais estranho da minha vida, como em um filme no qual alguém recebe uma grande notícia e tudo fica abafado”, relembra Charleigh.
+ Anvisa aprova importação de vacina e remédio contra mpox sem registro
Apesar do trauma, Charleigh ainda considera ter mais filhos. “Mas eu vou ser muito mais cautelosa”, afirma.
O que é a bactéria ‘comedora de carne’, que afetou mulher na Inglaterra
A fasciíte necrosante é uma infecção agressiva no tecido subcutâneo, que se espalha rapidamente e de forma grave. Uma das suas principais características é causar a necrose.
Leia também: “Secretário de Saúde de Guaraci (SP) morre depois de incêndio florestal“
De acordo com o Hospital Israelita Albert Einstein, a fasciíte necrosante é mais comum em pessoas com sistema imunológico fragilizado. Os sintomas incluem feridas, dor, inchaço, febre, bolhas e erupções na pele, além da presença de pus nos machucados.