Em entrevista à edição desta terça-feira, 10, do Oeste Sem Filtro, o neurocirurgião Paulo Porto de Melo explicou o que aconteceu com o presidente Luiz Inácio Lula da Silva. Depois de os médicos detectarem hemorragia intracraniana, o petista precisou viajar a São Paulo, na noite desta segunda-feira, 9, para se submeter a um procedimento cirúrgico, no Hospital Sírio-Libanês.
+ Leia mais notícias de Saúde em Oeste
Ao Oeste Sem Filtro, o especialista esclareceu que a hemorragia não foi cerebral, mas dentro do crânio. De acordo com o neurocirurgião, há um espaço entre o crânio e a dura-máter — uma espécie de membrana. À medida que a pessoa envelhece, o espaço se amplia.
Hemorragia pode ter sido ocasionada por acidente que Lula sofreu em outubro
Nesse espaço, há algumas veias que estão esticadas. Quando há um acidente — como aconteceu com Lula em 19 de outubro, quando bateu a cabeça —, algumas dessas veias podem romper. O sangue, portanto, se espalha pelo espaço que há entre o crânio e a dura-máter.
De acordo com Melo, isso pode ocasionar dores de cabeça, fraqueza, além de atrapalhar a fala. É mais comum, no entanto, que esse tipo de rompimento das veias aconteçam com crianças, idosos ou pessoas com problemas com alcoolismo.
Como é o procedimento cirúrgico
Os profissionais, segundo o neurocirurgião, realizam a cirurgia por meio de uma perfuração na cabeça de quatro ou cinco centímetros. Depois, o médico abre um orifício de aproximadamente dois ou três milímetros no crânio.
Feito esse procedimento, o profissional ingere soro fisiológico sob pressão dentro do crânio. Como o líquido é posto sob pressão, o hematoma que está na parte interior é expulso para fora. “Você substitui o hematoma pelo soro fisiológico”, afirma Melo.
Ainda segundo o especialista, em 30 anos de profissão, nunca viu um procedimento como esse deixar sequelas. O presidente ainda deve ficar de 48 a 72 horas internado no hospital.
apenas especulando …. não teria sido um AVC ?
Avançada Vontade de Cachaça.
…..
a propósito, estão colocando o alkimin para escanteio ou é somente minha impressão ?
colegiado de ministos para comandar a agenda do 9 dedos, enquanto se recupera do AVC, e não o vice presidente do galinheiro ?
…..
estamos assistindo muitas inovações no comando político da república das bananas.
POBRE E PODRE BRASIL
No caso do ladrão injetaram cachaça, e fizeram dois orifícios na testa para desobstruir o crescimento do chifre
Favor corrigir: O neurocirurgião “injeta”e não “ingere” soro fisiológico.
OESTE: Sugiro correção do artigo na parte em que constou equivocadamente o seguinte: “Feito esse procedimento, o profissional INGERE(sic) soro fisiológico sob pressão dentro do crânio”.
Pois é, dá a entender que o médico tomou um porre de soro após ingerir.