No Reino Unido, um novo medicamento para o tratamento de diabetes tipo 2 foi aprovado para uso comum. A tirzepatida — comercializado sob a marca Mounjaro — deverá estar disponível para a prescrição médica a partir do início de 2024. A substância tem potencial para ser aplicada no tratamento de controle de peso.
O tratamento injetável Mounjaro ajuda o corpo a controlar a glicose — açúcares — no sangue depois das refeições, e também a regular o apetite.
A pesquisa sobre o desenvolvimento do novo medicamento comprovou que ele é mais eficaz no controle do açúcar no sangue e leva a uma maior perda de peso relativamente aos outros medicamentos para diabetes tipo 2 atualmente disponíveis.
Como o novo medicamento funciona?
De acordo com os cientistas, hormônios da insulina GLP-1 e GIP são produzidos por células especializadas em nossos intestinos grosso e delgado, que os liberam como resposta ao aumento dos níveis de glicose no sangue depois de uma refeição.
Esses hormônios atuam no pâncreas a fim de aumentar a produção da insulina, que reduz a glicose no sangue. Eles aumentam e diminuem a produção de glucagon, que normalmente aumenta nossos níveis de glicose quando estão muito baixos. Os pesquisadores acreditam que a menor capacidade de regular os níveis de glicose depois das refeições seja a causa do diabetes tipo 2. Isso implica no controle de peso.
O hormônio GLP-1 também atua no organismo diminuindo a velocidade com a qual o estômago se esvazia, contribuindo assim para que nos sintamos saciados por mais tempo. Quando combinados, esses hormônios contribuem significativamente para a redução dos níveis de glicose no sangue. Tais efeitos também demonstraram levar à perda de peso.
Os efeitos desses hormônios naturais, porém, duram apenas cerca de dois minutos. Mas a tirzepatida modificou a estrutura desses hormônios, de maneira que eles se degradam lentamente e têm ação mais prolongada — com duração de cerca de cinco dias. O medicamento, portanto, só precisa ser administrado uma vez por semana.
Mounjaro será usado para perda de peso?
Com a semaglutida deixando de ser um tratamento exclusivo para diabetes tipo 2 para se tornar um medicamento para o controle de peso, muitos interessados em manter a forma estão se perguntando se isso também acontecerá com a tirzepatida.
Durante um estudo de 72 semanas envolvendo pacientes obesos sem diabetes, aqueles que usaram tirzepatida perderam de 15% a 20% do peso corporal. O grupo que recebeu placebo perdeu apenas 3% do peso corporal.
Em outro estudo experimental, os cientistas descobriram que uma injeção semanal de tirzepatida resultou em uma perda média de 20% do peso corporal; isso para pessoas com sobrepeso, mas que não tinham diabetes tipo 2.
Apesar de a tirzepatida apresentar potencial para o tratamento de controle de peso, ainda não foi aprovada para essa finalidade no Reino Unido, na Europa e nos EUA. O novo medicamento, atualmente, só está aprovado para o tratamento de diabetes tipo 2.