A Organização Mundial da Saúde (OMS) atualizou suas orientações para consumo total de gorduras e carboidratos. O material da entidade serve como parâmetro para uma dieta saudável.
Com as recomendações, a entidade objetiva diminuir o ganho de peso prejudicial à saúde e o desenvolvimento de doenças ligadas à alimentação, como diabetes tipo 2, doenças cardiovasculares e alguns tipos de câncer.
Segundo a OMS, o aumento da produção de alimentos processados, a rápida urbanização e a mudança nos hábitos de vida levaram a uma alteração nos padrões dietéticos. Atualmente, muitas pessoas não consomem quantidades suficientes de frutas, vegetais nem fibras.
Leia também: 5 fatos que você precisa saber sobre a OMS
Recomendações da OMS
No relatório, orienta-se que a ingestão total de gordura não ultrapasse 30% do consumo diário de energia. A preferência é para gorduras poliinsaturadas, encontradas no azeite e em alguns alimentos oleaginosos.
Por seus malefícios, a gordura saturada deve estar limitada a no máximo 10% e a trans, a 1% do consumo energético total. Ambas estão presentes em frituras e produtos artificiais e são empregadas em industrializados para aumentar seu prazo de validade.
No caso dos carboidratos, a OMS aconselha que a ingestão venha principalmente de grãos integrais, vegetais, frutas e leguminosas. A orientação é para que se evitem produtos refinados e ricos em açúcar.
O sal, por sua vez, deve ser mantido em menos de 5 gramas por dia, para ajudar a prevenir hipertensão e reduzir o risco de doenças cardiovasculares em adultos.
Para os adultos, sugere-se o consumo diário de pelo menos 400 gramas de vegetais e frutas e 25 gramas de fibras dietéticas naturais.
Recomendações para crianças e adolescentes
O documento ainda recomenda consumo específico para crianças e adolescentes, de acordo com a faixa etária:
Frutas e vegetais
- de 2 a 5 anos, ao menos 250 gramas por dia;
- de 6 a 9 anos, ao menos 350 gramas por dia; e
- acima de 10 anos, ao menos 400 gramas por dia.
Fibras presentes naturalmente nos alimentos
- de 2 a 5 anos, ao menos 15 gramas por dia;
- de 6 a 9 anos, ao menos 21 gramas por dia; e
- acima de 10 anos, ao menos 25 gramas por dia.
Acho sempre muito útil essas recomendações da OMS: para saber o que nào se deve fazer.
OMS recomendou?? Farei exatamente o contrário…