O ChatGPT está encontrando cada vez mais concorrência na área da Inteligência Artificial, e essa corrida por novos sistemas apenas começou. O Grok é apenas um deles, criado pela empresa xAI, de Elon Musk.
Até agora o Grok fez parte do X/Twitter, numa experiência de integração entre IA e rede social. Agora a xAI anunciou o lançamento do Grok como aplicativo independente. Infelizmente esse lançamento (ainda experimental) está limitado por enquanto ao mercado dos EUA, e a usuários Apple. Mas logo deverá estar disponível para nós.
Como o ChatGPT, o Grok disponível pelo X/Twitter aprofunda os assuntos do noticiário, realiza pesquisas ao estilo Google e produz ilustrações em quatro versões com variações estilísticas. Por exemplo: “Faça uma imagem do Monte Fuji no estilo anime”.
Uma das variações é a mesma imagem “com aviação”:
Outra, com dragões voadores:
Minha opinião é a mesma para todos os LLM. Não são sistemas de IA, produzem textos e imagens por cálculo estatístico e são úteis para fazer textos e ilustrações genéricos, ajudam em ambiente de escritório em tarefas repetitivas, mas é absurdo estarem sendo incorporado em sistemas de busca e para produção de textos jornalísticos ou científicos.
Na primeira vez que usei o grok pedi que sugerisse um assunto e ele começou “você sabia que o Brasil é o único país do mundo que tem português como língua oficial?”
Parei ali. Não faz sentido.
Sua opinião vai mudar o mundo #@$&#👿
Toda tecnologia criada pelo Elon Musk é de vanguarda!