Filme
Ela (Star+)
Esse filme de 2013 parece cada vez mais atual. É uma love story de um homem com um sistema operacional. Algo como alguém se apaixonar pela Alexa, a assistente virtual da Amazon. Nove anos depois de seu lançamento, estamos cada vez mais ligados e dependentes dos nossos celulares. O que não é ruim em si.
O problema é que o personagem central de Ela, Theodore (Joaquin Phoenix) é um cara solitário, com dificuldade de se adaptar a uma vida social. Ele então descobre que seu celular e seu computador agora contam com uma assistente virtual chamada “Samantha”. Para piorar, Samantha tem a voz sexy de Scarlett Johansson. Hoje conversamos com “bots” atendentes de empresas e serviços mas percebemos logo que se trata de uma pessoa artificial.
Samantha, fruto de uma inteligência artificial avançada, não tem um rosto nem um corpo. Mas fala normalmente, reflete sobre a vida, se diverte com Theodore, tem senso de humor e o acompanha o dia inteiro. À sua maneira também acaba se apaixonando pelo seu “dono”. Escrito e dirigido por Spike Jonze, diretor do igualmente esquisito Quero Ser John Malkovich (1999).