A comunidade do Twitter/X no Brasil é a sexta maior do planeta — a rede social gerida por Elon Musk tem 21,4 milhões de usuários ativos no país, de acordo com a plataforma alemã Statista. Esse é o tamanho da rede social que uma decisão monocrática de Alexandre de Moraes, ministro do Supremo Tribunal Federal, determinou bloquear.
Apenas São Paulo, o maior Estado do Brasil, possui uma população capaz de superar o X em usuários. Minas Gerais, por exemplo, dona da segunda maior população estadual do país, abriga menos gente: são 21,3 milhões de habitantes, segundo a projeção mais recente do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE).
Toda a Região Centro-Oeste também é menor, em número de moradores, que a audiência do Twitter. Nessa parte do Brasil moram 17 milhões de habitantes.
O mesmo ocorre com o Norte. Conhecida como a maior Região do Brasil em extensão territorial, essa parte do território nacional abriga 18,6 milhões de habitantes.
Países onde X tem mais usuários
A maior comunidade do X no mundo é a dos Estados Unidos — com 106 milhões de usuários, é o país fundador da plataforma.
No top 6 também aparecem Japão (69,2 milhões), Índia (25,4 milhões), Indonésia (24,8 milhões) e Reino Unido (24,3 milhões).
O bloqueio
Nesta sexta-feira, 30, Alexandre de Moraes determinou a suspensão do X no Brasil. O despacho estabelece prazo de 24 horas para a Agência Nacional de Telecomunicações “tomar todas as providências necessárias para cumprir a medida.”
A decisão ocorreu depois que Elon Musk não acatou a intimação feita por Moraes pela própria rede social para indicar um representante da big tech no Brasil.