A rede de internet 5G chega nesta terça-feira, 16, a mais três capitais. Curitiba (PR), Goiânia (GO) e Salvador (BA) já estão contando com a tecnologia que oferece maior velocidade de conexão.
Os testes para checar eventuais interferências nos sinais foram realizados na semana passada. O aval para a ativação do serviço nessas capitais foi dado na sexta-feira 12 pelo grupo que acompanha a implementação da tecnologia no Brasil.
No começo, segundo a Agência Nacional de Telecomunicações (Anatel), o sinal cobre apenas alguns bairros das cidades, sendo ainda comum que existam “áreas de sombra”, isto é, onde o 5G não pega. Isso deve ocorrer até que as operadoras concluam a instalação de antenas para cobrir 100% das capitais.
De acordo com a Anatel, até o fim deste mês, as cidades de Florianópolis (SC), Palmas (TO), Rio de Janeiro (RJ) e Vitória (ES) terão o sinal ativado pelas operadoras. Já as demais 15 capitais terão a tecnologia liberada até 28 de outubro. O prazo inicial de implementação era para até o fim de agosto, mas a Anatel postergou “com base em informações logísticas”.
Às três novas capitais, juntam-se, a partir de hoje, as cidades de Brasília (DF), Belo Horizonte (MG), Porto Alegre (RS), João Pessoa (PB) e São Paulo (SP), que já contam com a quinta geração de internet móvel.