A rede de internet de alta velocidade 5G vai iniciar oficialmente as operações no Brasil na quarta-feira 6. A Agência Nacional de Telecomunicações confirmou que Brasília será a primeira cidade brasileira a receber o sinal no país.
Segundo o vice-presidente da Anatel, Moisés Moreira, a capital federal foi escolhida para o início da operacionalização por questões de logística. “Tivemos toda a cautela por ser a primeira cidade, que funciona como um piloto para as operações”, disse.
De acordo com Moreira, os testes foram realizados durante todo o fim de semana. A cobertura inicial contempla 80% do Distrito Federal. Até o momento, 100 estações de rádio-base foram instaladas na região.
As três operadoras que arremataram as principais faixas de 5G — Claro, Tim e Vivo — poderão operar na frequência de 3,5 GHz (giga-hertz) a partir de amanhã. A comercialização dos chips depende de cada operadora.
Usuários da capital federal se surpreenderam com a velocidade da internet no fim de semana durante os testes. Algumas pessoas postaram os testes nas redes sociais.
quem disse que não tem 5G de verdade no Brasil hein??? MAIS DE 1G DE VELOCIDADE pic.twitter.com/6iFp90X0MC
— luiz (@luicitovinicius) July 2, 2022
Alô, @thassius , não sei se oficialmente o 5G SA já está liberado em Brasília, mas 1G de download não pode ser o 5G DSS… certo? pic.twitter.com/oMI5ytBiTi
— Nonato Viegas (@nonatoviegas) July 3, 2022
5G em todas as capitais
De acordo com a Anatel, todas as capitais do país devem ter o 5G funcionando até 29 de setembro. À princípio, a tecnologia chegaria em julho, mas dificuldades com a importação e a instalação de equipamentos fizeram com que o prazo fosse estendido.
Belo Horizonte, Porto Alegre e São Paulo estão em estágio avançado para receber a tecnologia 5G. “Esse trabalho compete à Entidade Administradora da Frequência”, declarou Moreira. Não há, no entanto, data definida para que estas três cidades ativem a tecnologia.
Dois pesos e duas medidas, ótimo a evolução estar andando para frente. mas dizer que é logística e ser em Brasilia ficou historinha de branca de neve. Ja que é pra testar faz no estado de maior arrecadação e ai sim tera um teste .. Vamoemfrente@22
É claro que começa na capital do país. Onde mais existe um local sem indústria, agropecuária, mas que concentra renda e recursos concentrados para financiar a casta de parasitas inúteis que lá habita? Brasília foi, e é, um dos maiores cânceres desse país, junto com as estatais.
progresso para todos. internet rápida abre inúmeras possibilidades de emprego, evolução, difusão do conhecimento e beneficia a todos
Beleza! Vamos divulgar o sucesso do governo Bolsonaro com mais velocidade.