O mercado automobilístico de picapes do Brasil estará bem servido em 2024. Modelos compactos, médios e tradicionais terão vez no país no decorrer dos próximos meses.
Confira o que as principais montadores têm preparado para esse setor em 2024.
1 — Chevrolet planeja renovar a linha S10 no Brasil
A fabricante de automóveis General Motors, responsável por fazer os veículos distribuídos pela Chevrolet no Brasil, quer renovar a linha S10. A companhia não busca uma renovação, mas transformar a picape mais tradicional da marca em algo mais tecnológico e semelhante à picape Colorado, dos Estados Unidos.
Espera-se que a motorização 2.8 turbodiesel de 200 cv permaneça com alterações mínimas, principalmente para atender aos padrões do Proconve L8, responsável por regular a poluição emitida pelos carros.
Leia também: “A China será a líder mundial dos carros elétricos em 2024?”, artigo de Carlo Cauti publicado no site da Revista Oeste
Não estão previstas mudanças para a Montana, lançada em 2023. A Silverado terá suas primeiras entregas no início do ano.
2 — Ford não planeja grandes mudanças
No segmento tradicional de picapes, a nova geração da Ranger trouxe bastante sucesso à Ford. A linha Maverick provavelmente não vai passar por mudanças ou receber novas versões ao longo do ano.
No entanto, a linha da F-150 pode ser complementada por uma nova versão esportiva, a Raptor, equipada com um motor V8 de 5,2 litros preparado para render 730 cv, além de uma suspensão esportiva com maior curso e um novo visual.
3 — Renault pode apresentar sucessora da Oroch
A picape Oroch vai ter uma sucessora, que já foi apresentada ainda como conceito. A Niagara pode ser revelada no fim de 2024, e ser um veículo híbrido produzido no Brasil, ou na Argentina, sobre a plataforma ampliada CMF-B.
CMF-B é uma sigla para “Common Module Family” — conceito de arquitetura modular desenvolvido em conjunto pelos fabricantes Nissan e Renault, por meio da parceria Renault-Nissan-Mitsubishi Alliance.
A nova picape vai contar com o motor E-Tech Hybrid 4×4, que combina um motor a combustão com um sistema híbrido-leve de 48 volts na parte dianteira e um motor elétrico na traseira.
4 — Nissan planeja lançar a própria picape
A Nissan pretende lançar em breve a própria picape. Durante um evento na Índia, executivos da marca confirmaram que ela terá uma utilitária baseada na estrutura da Niagara e na plataforma CMF-B.
Assim como o motor E-Tech Hybrid 4×4, a Nissan quer desenvolver um produto específico para seu portfólio. O veículo vai ser produzido na Argentina, onde a marca concentra sua fábrica de picapes.
5 — Volkswagen continua com Amarok
A principal novidade da Volkswagen em 2024 será a Amarok, que não vai receber a nova geração apresentada na Europa e na África do Sul.
A utilitária da marca passará por um extenso facelift, alteração na dianteira e no nível de equipamentos, o painel e outras mudanças cosméticas. Espera-se que o motor 3.0 V6 de 258 cv permaneça.
6 — Fiat planeja lançar Titano entre fevereiro e março
Segundo o portal R7, a picape Titano já está pronta e tem previsão de lançamento até março. Produzida no Uruguai, ela deve contar com um motor 2.0 turbodiesel de 190 cv e sistema de tração 4×4.
A Titano, provavelmente, vai ter uma proposta de preço mais acessível em comparação com outras picapes médias disponíveis no Brasil. O veículo visa ser concorrência a modelos como a Hilux, Ranger, S10, Frontier e L200.
7 — A Great Wall Motors vai iniciar a produção de picapes no Brasil
A Great Wall Motors já decidiu iniciar a produção nacional pelo SUV Haval H6 para aproveitar o momento positivo de vendas da marca no país. Além disso, a empresa provavelmente vai lançar a picape Poer. Inicialmente, o veículo será importado da China.