Esta semana a Google lançou o primeiro sistema de criação de animações com Inteligência Artificial: o Lumiere. Ele funciona com o mesmo princípio dos sistemas de desenho por texto, como o Dall-e: você escreve o que quer, o Lumiere produz uma animação.
O sistema está nos seus primeiros passos, e ainda não foi disponibilizado para o grande público. Os vídeos ainda são curtos Mas os resultados apresentados são impressionantes. O usuário escreve o que quer e o programa faz o resto (veja o vídeo). Você pode criar uma animação a partir de um estilo gráfico, ou de uma referência.
Se você tem a imagem de um trem a vapor, basta isolar a chaminé e clicar “animar” para que a fumaça ganhe vida. Uma garota andando no campo pode “trocar de roupa” ou se transformar num campo de flores em forma humana. Um urso pode dançar em vários estilos.
Para algumas pessoas (incluindo jornalistas), o Lumiere significa apenas mais um instrumento de possíveis fraudes em campanhas eleitorais. Assim é a vida: alguns pensam grande. Outros não.
Fabuloso! Imagine em termos educacionais um professor com um pouquinho de treinamento criando filmes durante a aula para demonstrar o que é erosão, incêndio florestal ou como era a navegação marítima há alguns séculos… Dispensa muito blá blá blá decoreba e torna qualquer aula mais interessante e produtiva. Ao futuro!