A Agência Nacional de Telecomunicações (Anatel) liberou o sinal 5G para mais 506 cidades nesta segunda-feira, 5. A expansão aumentou o número de municípios cobertos para 4,8 mil.
As operadoras que compraram lotes na faixa de 3,5 GHz no leilão do 5G já podem solicitar o licenciamento e a ativação das estações.
Prazos para instalação do 5G pela Anatel
Depois da aprovação, cabe às prestadoras a instalação das redes 5G nas cidades. De acordo com as regras, as empresas têm até julho de 2025 para implantar a conexão nas cidades com mais de 500 mil habitantes.
Já o prazo para a implementação nos municípios com mais de 200 mil habitantes é até julho de 2026.
+ Leia mais notícias de Tecnologia em Oeste
A cobertura 5G é a quinta geração das redes de internet móvel. A tecnologia oferece alta velocidade de download e upload. Isso permite, por exemplo, baixar um filme em poucos minutos.
Além da rapidez, outros serviços, como streamings, jogos, videochamadas e transmissões, podem ser acessadas com mais qualidade e estabilidade.
Adaptações para quem tem antena parabólica
Quem recebe as transmissões da TV aberta pela antena parabólica terá de adaptar o equipamento para evitar eventuais interferências.
Os inscritos no Cadastro Único podem solicitar o kit gratuito para a adaptação do equipamento à Siga Antenado, nome fantasia da Entidade Administradora da Faixa.
Moradores afetados pelas enchentes deste ano no Rio Grande do Sul também podem adquirir o material gratuitamente.
A nova geração de internet móvel teve sua liberação dada pelo Ministério das Comunicações para mais cem cidades brasileiras já em agosto do ano passado.
À época, a cobertura ocorreu em 73 municípios do Rio Grande do Sul e em outros 27 em Santa Catarina. O processo começou pelas capitais, em junho de 2022.