publicidade
Brasil

Depois de críticas de Elon Musk a Lula e Moraes, governo manda Anatel investigar expansão da Starlink

Conselheiro da agência, Alexandre Freire negou que as falas do empresário sejam a razão do processo

Elon Musk
Musk está sob investigação depois que Moraes o acusou de supostas conexões com 'milícias digitais' | Foto: Reprodução/Twitter/X

Depois das críticas de Elon Musk ao presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) e ao ministro Alexandre de Moraes, do Supremo Tribunal Federal (STF), a Agência Nacional de Telecomunicações (Anatel) passou a analisar a proposta de expansão da Starlink no Brasil. A empresa, que pertence ao empresário sul-africano, foi criada para fornecer internet de alta potência, mesmo nas regiões mais remotas.

Musk, que também é dono do Twitter/X, está sob investigação depois que Moraes o acusou de supostas conexões com “milícias digitais”.

Receba nossas atualizações

+ Leia mais notícias de Brasil em Oeste

Alexandre Freire, conselheiro que lidera o Comitê de Infraestrutura da Anatel, pediu à Superintendência de Outorga e Recursos à Prestação que reúna informações sobre os pedidos e as autorizações já concedidos à empresa para uso de órbita de radiofrequências via satélites.

Freire destacou em seu pedido as recentes críticas de Musk a autoridades brasileiras, mas negou que as falas de Musk sejam a razão desse processo. Ele disse à Folha de S.Paulo que o pedido foi motivado por preocupações “de ordem concorrencial e de sustentabilidade ambiental”, pois a Starlink já detém “número significativo de satélites e busca expandir ainda mais a sua presença”.

Expansão e preocupações regulatórias

Em janeiro de 2022, a Anatel autorizou a operação dos satélites da Starlink no Brasil até março de 2027. Atualmente, a companhia possui mais de 4 mil satélites e busca aprovação para expandir sua frota e faixas de frequência.

Segundo dados da Anatel, houve um aumento significativo nos acessos à banda larga via satélite fornecida pela Starlink. Eles subiram de 57.605 em maio de 2023 para 149.615 em fevereiro deste ano. Houve um aumento de 260%, especialmente nas regiões da Amazônia e do Centro-Oeste.

Por último, o Ministério Público no Tribunal de Contas da União pediu uma revisão dos contratos do governo com a Starlink e o Twitter/X, devido a preocupações com a possível violação da soberania nacional por Musk.

Leia mais sobre:

21 comentários
  1. Rafael Vargas Trindade
    Rafael Vargas Trindade

    Mais um capitulo da injustica brasileira. Lamentavel.

  2. MIGUEL ALEXANDRE
    MIGUEL ALEXANDRE

    O Ditador Moraes, o Chefe da Quadrilha,Lula e capachos , estão fazendo de tudo pra destruir o país. Difícil entender como o Brasil resiste…

  3. Hermes
    Hermes

    Isso já encheu. Tudo é milícia digital,é fake news e desinformação. A esquerda pública as piores mentiras e desinformações e outros crimes e nada acontece. Eles que achem uma vírgula de desonestidade da Starlink, que quero ver. Detentores da pior fraude da história acham quer todos são como eles. Não conseguem mostrar nenhum serviço e para tentar se defender atacam,eles sim com, falsas suspeitas e narrativas equivocadas.

  4. Moisés Fróes
    Moisés Fróes

    Anatel cheia de corruPTistas, conta outra mentira. Seus FDPs.

  5. Daniel BG
    Daniel BG

    Um erro atrás do outro com essa fraude nas urnas ocupando a presidência. A Huawei é a qual deveria ser investigada, pois já é sabido que ela espiona.
    É aquilo que se torna um mantra: a esquerda não dialoga, mas emite ordens de censura contra o livre pensamento e a livre expressão.

  6. Otavio Lazario de Queiroz
    Otavio Lazario de Queiroz

    É assim mesmo. Incompetentes, autoritários e injustos mandam perseguir. Competentes , Democraticos e Justos se corrigem.

  7. Jorge Augusto Santos
    Jorge Augusto Santos

    Isso é arte do nosferatu brasileiro e obedecido pelo capacho velho

  8. Bibliófilo

    Coitado do Elon Musk! Nem deve estar dormindo à noite com a perseguição o desgoverno Lulle.

  9. Julio José Pinto Eira Velha
    Julio José Pinto Eira Velha

    Lula já atrasou o Brasil em mais de 50 anos, e pelo visto quer dobrar a meta.

  10. José Roberto da Silva
    José Roberto da Silva

    A mentira é a marca deste governo do molusco.

  11. Paulo
    Paulo

    Se não era relevante, não deveria ter citado no pedido. É um despreparado.

  12. Ed Camargo
    Ed Camargo

    O pior de nós, “O regime esquerdopata petralha”, nunca poderá atrapalhar o melhor de nós “Elon Musk”., cujo nível de conhecimento transcende em muito o que os esquerdopatas conseguem mostrar. É fácil se destacar quando o nível de competência é apenas um desempenho abaixo da média ou escasso. Com Deus no coração, tudo o que estiver contra você será sempre inferior ao que reside dentro de você.

  13. ANTONIO MARCOS MARTINS DE ANDRADE
    ANTONIO MARCOS MARTINS DE ANDRADE

    Motivos patéticos e fracos. A Anatel trabalhando para agradar um governo corrupto e incompetente. O Musk não é exatamente a pessoa que gosta de dominar Países como Soros e Gates. Ele é exatamente o oposto. Conclusão : Inveja e rancor de um governo disfuncional que não deveria estar aí se esse País fosse uma democracia de fato. O STF é o culpado, mas existem vários depois dele.

  14. J. Cruz
    J. Cruz

    Esta é a melhor Internet possível para os lugares mais distantes, para que as pessoas possam começar a ter acesso a notíciais de verdade. E ainda sem os ditadores poderem bloquear.

  15. Jonathan Sequera
    Jonathan Sequera

    Este governo e a esquerda planeja p o Brasil alcançar o nível de de progresso, tecnologias, e bem estar p todos igual a Coréia do Norte, que notável plano, parabéns aos senhores PT, PSOL, PSD , REDE, PCb e do B.

    1. JAIR FERNANDES MACHADO
      JAIR FERNANDES MACHADO

      Comunistas sendo Comunistas, criticou tem que ser eliminado, levou informações aos desinformados tem que ser eliminados, essa corja deve sonhar com a China colocando os espiões tecnológico dela por aqui.

Canal Oeste
Nossos colunistas
J. R. Guzzo (diretor perpétuo)
Augusto Nunes
Ana Paula Henkel
Guilherme Fiuza
Rodrigo Constantino
Alexandre Garcia
Antonio Cabrera
Eugênio Esber
Eugênio Esber
Evaristo de Miranda
Flávio Gordon
Roberto Motta
Miriam Sanger
Adalberto Piotto
Frank Furedi, da Spiked
Jeffrey A. Tucker.
Theodore Dalrymple
Flavio Morgenstern
Ubiratan Jorge Iorio
publicidade
Background
NEWSLETTER
Cadastre-se e receba nossas newsletter com matérias exclusivas toda semana
Background
TELEGRAM
Cadastre-se e receba nossas newsletter com matérias exclusivas toda semana
publicidade
Background
Assine a Revista Oeste
Seja um dos brasileiros que acreditam que o bom jornalismo transforma um país.