O órgão regulador antitruste da União Europeia acusou a Apple nesta segunda-feira, 2, de restringir o acesso de concorrentes a sua tecnologia de pagamento em nome de monopólio de mercado. A iniciativa pode resultar em multa pesada para a empresa norte-americana e forçar a fabricante do iPhone a abrir seu sistema móvel para adversários.
A Comissão Europeia informou que enviou uma comunicação à empresa, detalhando como a companhia abusou de sua posição dominante nos mercados de pagamento em dispositivos iOS.
“Temos indicações de que a companhia restringiu o acesso de terceiros a tecnologias essenciais necessárias para desenvolver soluções de pagamentos nos dispositivos da empresa”, disse a chefe antitruste da União Europeia, Margrethe Vestager.
“Descobrimos preliminarmente que a empresa pode ter restringido a concorrência, em benefício de sua própria solução Apple Pay.”
We have informed Apple of our preliminary view that it abused its dominant position in markets for mobile wallets on iOS devices.
Our preliminarily findings show that Apple may have restricted competition, to the benefit of its solution Apple Pay.
— European Commission 🇪🇺 (@EU_Commission) May 2, 2022
O Apple Pay é solução da companhia usada para permitir pagamentos em lojas físicas e on-line. Os iPhones, iPads e softwares da empresa formam uma espécie de ‘ecossistema fechado’, com a companhia controlando todos os aspectos da experiência do usuário.
Em nota à imprensa na Europa, a companhia norte-americana disse que espera colaborar com a UE. A empresa também alegou que tem oferecido acesso equilibrado a concorrentes em sua tecnologia conhecida como NFC (Near Field Communication ou ‘comunicação de campo próximo’).