Quantas senhas você tem que decorar quando usa seu smartphone? A Apple pretende acabar com esse tormento.
Em poucos meses, quando foi lançado o novo sistema operacional iOS 16, seus usuários vão ter acesso ao novo sistema. Segundo matéria do Wall Street Journal, os passwords (“senhas”) serão substituídos por passkeys (“chaves de acesso”).
O usuário entra no celular com uma impressão digital ou identificação visual. Isso cria uma passkey que fica armazenada no celular, sem acesso à internet. Um possível hacker não vai ter acesso a essa chave. O passkey interno combina com o passkey do sistema da Apple para uma identificação completa.
“Vamos dizer que seu banco adotou os passkey da Apple”, exemplifica a matéria do WSJ. “Quando você usa o aplicativo do banco no seu iPhone, você não vai ver um espaço para preencher a senha nem vai precisar usar seu nome de usuário. Ao invés disso, você toca o campo de seu nome, o que vai gerar um reconhecimento facial. Pronto, você entrou”. A partir da entrada pelo celular, o usuário fica habilitado a usar seu computador, seu laptop e seu tablet.
Será “experimento”? Já imaginou seu rosto sendo scaneado o tempo todo? Controle total das ações do cidadão… rumo ao fim da liberdade individual. Já imaginou quando o que vc pensa for diferente ao que o “controlador” pensa?
A “coleira” social está cada vez mais forte!!
E assim vão todos alegremente entregando sua identidade ao Big Brother…
“Vamos dizer que seu banco adotou os passkey da Apple”…. mediante um módico pagamento.
Prefiro o Gov.br, que é de graça.