Relatório divulgado nesta semana pela consultoria internacional Gartner Group apresenta mudança no topo do ranking das maiores fabricantes de smartphones. De acordo com os números apresentados, a Apple superou a Samsung e assumiu a liderança.
Leia mais: “Twitter vai permitir que influenciadores cobrem por acesso a conteúdos”
Os números apresentados à imprensa são relativos ao quarto trimestre de 2020. Segundo o levantamento, a Apple registrou quase 80 milhões de aparelhos celulares vendidos em todo o mundo no período. Número que, segundo o site Olhar Digital, representa 20% de todo o mercado.
Além de superar a concorrência e assumir a primeira posição do setor de smartphones, a Apple apresentou crescimento quando comparado com o próprio desempenho no quatro trimestre de 2019. Na ocasião, a empresa detinha 17% do mercado, com a venda de aproximadamente 70 milhões de celulares.
Apple cresce; Samsung cai
Enquanto sua principal rival cresceu, a Samsung encolheu a participação no setor. Durante o quarto trimestre do ano passado, a fabricante sul-coreana vendeu 62 milhões de smartphones — queda superior a 11% no comparativo com o mesmo período de 2019, quando comercializou mais de 70 milhões de aparelhos.
O ranking
Conforme os números divulgados pela Gartner Group, as maiores fabricantes de smartphones no quesito venda no quarto trimestre de 2020 são:
- Apple — 79,9 milhões (20,8%);
- Samsung — 62,1 milhões (16,2%);
- Xiaomi — 43,4 milhões (11,3%);
- Oppo Digital — 34,37 milhões (8,9%);
- Huawei — 34,31 milhões (8,9%).
Juntas, todas as outras marcas venderam 130 milhões de aparelhos celulares de outubro a dezembro do ano passado. Dessa forma, figuram com 33,9% de participação no mercado mundial.