Uma colaboração entre a empresa de design londrina Layer e a startup de São Francisco Saga, fundada por Samuel Matson, ex-pesquisador de realidade virtual do Google, resultou na criação da HoloBike.
Esta bicicleta ergométrica, conta o globo.com, simula a experiência de pedalar ao ar livre. O diferencial está na tela panorâmica e estereoscópica de 27 polegadas, com resolução 4K.
Desta maneira, a HoloBike pode transformar a prática de atividades físicas em uma experiência mais interativa. Tal prática tende a incentivar o uso regular e promover benefícios para a saúde física e mental.
Sem sair de casa, o usuário poderá fazer pedaladas em dias com condições climáticas desfavoráveis ou limitações de espaço, com a mesma sensação de estar ao ar livre.
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Com a exibição de imagens em 3D, o display da HoloBike proporciona uma sensação de profundidade sem a necessidade de óculos especiais. A tecnologia do produto recria de forma imersiva a experiência de ciclismo ao ar livre. Isto apesar de ser uma atividade indoor.
Gráficos detalhados em tempo real
A inovação se deve ao fato de que a HoloBike não utiliza vídeos pré-gravados. Em vez disso, as imagens das paisagens são renderizadas em tempo real por um processador gráfico Nvidia. Este ajusta o conteúdo de acordo com a velocidade das pedaladas e o ângulo de visão do ciclista, oferecendo um ambiente virtual dinâmico e realista.
Renderizar é o processo de transformar informações digitais em uma imagem visualmente compreensível para o usuário. No caso da HoloBike, um software gera gráficos detalhados e realistas em tempo real, baseados nos movimentos e na velocidade do ciclista.
Outro exemplo de renderização eficiente está nos videogames modernos. Nestes produtos, gráficos 3D são gerados em tempo real e se adaptam aos movimentos do jogador. Também criam, com isso, ambientes interativos e realistas.