Com a redução dos casos de covid-19 pelo mundo e a retirada da maioria das restrições, os gigantes da tecnologia estão retomando a rotina do trabalho presencial nos escritórios.
Na sexta-feira 4, o CEO da Apple, Tim Cook, estabeleceu um prazo para o retorno dos funcionários aos escritórios.
A partir de 11 de abril, os colaboradores da Apple deverão trabalhar na sede da companhia pelo menos um dia por semana. Isso vai aumentar para pelo menos três dias por semana a partir de 23 de abril.
“Para muitos de vocês, sei que retornar ao cargo representa um marco muito esperado e um sinal positivo de que podemos nos envolver mais plenamente com os colegas que desempenham um papel tão importante em nossas vidas”, disse Cook em um memorando. “Para outros, também pode ser uma mudança perturbadora.”
A Alphabet, dona do Google, também está exigindo que os funcionários permaneçam pelo menos três dias por semana no escritório a partir de 4 de abril. A big tech não está mais exigindo vacinas para seus trabalhadores nos EUA.
O Twitter está oferecendo uma política mais liberal. Quando seus escritórios reabrirem em 15 de março, os funcionários poderão escolher se desejam continuar trabalhando remotamente ou frequentar o escritório regularmente.
“Onde quer que você se sinta mais produtivo e criativo é onde você vai trabalhar, e isso inclui trabalhar em casa em tempo integral para sempre”, disse o CEO do Twitter, Parag Agrawal, em uma carta aos funcionários. “Escritório todos os dias? Isso também funciona. Alguns dias no escritório, alguns dias de casa? Claro.”
A Microsoft retomou as atividades presenciais gradualmente em 28 de fevereiro, com meta programada para abrir totalmente em 28 de março.