A Carmila, braço imobiliário do gigante mundial de supermercados Carrefour, anunciou que vai instalar caixas eletrônicos para criptomoedas em suas unidades na Europa. Com isso, os clientes poderão comprar e vender moedas digitais diretamente através destes caixas.
Segundo a companhia, a novidade será realizada graças a uma parceria com a Weex Capital, empresa provedora de caixas eletrônicos de criptmoedas. A princípio, as máquinas serão instaladas nos shoppings centers gerenciados pela Carmila na Espanha, país de origem da Weex. No entanto, a companhia não descarta que outros países possam receber a novidade futuramente. Isso inclui o Brasil, país no qual a rede Carrefour opera.
Com os caixas instalados, os clientes poderão comprar e vender criptoativos nas unidades da Carmila. Pouco foi detalhado sobre o funcionamento das operações, mas as transações financeiras serão restritas ao valor de € 990 (cerca de R$ 6,2 mil na cotação atual).
Uruguai tem 1º caixa eletrônico de criptomoedas
O primeiro caixa eletrônico de criptomoedas do Uruguai registrou mais de mil transações em poucas horas. O equipamento foi desenvolvido pela InBierto, startup uruguaia, em parceria com a companhia Urubit.
Com foco em turistas, a máquina está localizada em Maldonado, cidade a aproximadamente 130 quilômetros da capital Montevidéu. O local é famoso por abrigar cassinos.
A princípio, a máquina funcionava apenas com os próprios tokens da InBierto, que poderiam ser trocados por bitcoin ou ethereum (moedas digitais utilizadas em transações financeiras, inclusive no chamado metaverso).