Cérebro precisa de pausas entre reuniões, conclui estudo da Microsoft

Publicação faz parte de pesquisa sobre o futuro do trabalho diante da pandemia
-Publicidade-
Pausas entre reuniões fazem bem à saúde, segundo estudo realizado pela Microsoft
Pausas entre reuniões fazem bem à saúde, segundo estudo realizado pela Microsoft | Foto: Reprodução/Pexels

Reunião virtuais, comuns em tempos de pandemia do coronavírus, são estressantes — é o que conclui pesquisa conduzida pela Microsoft. Segundo o estudo, entretanto, pequenas pausas podem fazer a diferença e, inclusive, aumentar a capacidade de o indivíduo concentrar-se nas tarefas. O Laboratório de Fatores Humanos da Microsoft — empresa proprietária do aplicativo Teams, de videoconferências — buscava solução para conter o cansaço gerado pelas reuniões virtuais.

Catorze pessoas participaram de videoconferências enquanto usavam equipamentos de eletroencefalograma, que monitoram a atividade elétrica do cérebro. Cada voluntário esteve em duas sessões. Na primeira, eles compareceram a quatro reuniões consecutivas, cada uma com duração de meia hora, sobre temas diversos. No segundo dia, os quatro encontros foram intercalados com intervalos de dez minutos, nos quais os participantes meditaram com o aplicativo Headspace.

O estudo obteve conclusões curiosas. Uma delas é que as pausas permitem que o cérebro dê um “reset” e não acumule tanto o estresse das reuniões. Os encontros consecutivos podem reduzir a capacidade de foco nas discussões, mas, com os intervalos e a meditação, os padrões de ondas cerebrais mostraram níveis positivos de assimetria alfa frontal, que se correlaciona com um maior envolvimento durante a conferência.

-Publicidade-

Leia também: “China pode dominar tecnologia mundial, alerta Reino Unido”

Com informações da CNN Brasil

-Publicidade-
* O espaço para comentários é destinado ao debate saudável de ideias. Não serão aceitas postagens com expressões inapropriadas ou agressões pessoais.

Envie um comentário

Conteúdo exclusivo para assinantes.

Seja nosso assinante!
Tenha acesso ilimitado a todo conteúdo por apenas R$ 19,90 mensais.

Revista OESTE, a primeira plataforma de conteúdo cem por cento
comprometida com a defesa do capitalismo e do livre mercado.

Meios de pagamento
Site seguro
Seja nosso assinante!

Reportagens e artigos exclusivos produzidos pela melhor equipe de jornalistas do Brasil.