As chamadas de voz ou vídeo pela internet estão entres os serviços digitais mais populares no país. De acordo com os dados do Instituto Brasileiros de Geografia Estatística (IBGE), elas superam o uso de redes sociais no país.
Os dados são da Pesquisa Nacional de Domicílios Contínua. Em 2022, quase 95% dos usuários com idade acima dos dez anos acessaram a internet para fazerem chamadas de voz e vídeo no Brasil, em 2022. O número fechou em pouco menos de 74%, em 2016.
Chamadas pela internet em 2022
Assim, a proporção aumentou em quase 20 pontos porcentuais. Os dados da pesquisa mostram que 152 milhões de brasileiros com idade acima de 10 anos usaram o serviço. Em 2016, o número fechou em cerca de 85 milhões.
+ Leia mais sobre Tecnologia em Oeste
Somente a transmissão de mensagens de texto por aplicativos como o WhatsApp está em um patamar próximo (92%). Curiosamente, enviar ou receber tem se tornando cada vez menos comum. A queda no mesmo intervalo foi de cerca de dez pontos porcentuais — com a proporção caiu para 59%.
Até mesmo o uso para as redes sociais é menor que o para as chamadas de áudio ou vídeo. Na verdade, a proporção atual coloca as chamadas como a principal finalidade dos acessos à internet.
De acordo com o IBGE, o acesso à rede mundial por banda larga móvel deu um salto desde 2016. A proporção dos domicílios com esse tipo de serviço partiu de 77,5% para 86,4%.
A banda larga fixa também teve um boom. Antes ela não chegava à metade dos domicílios e agora o serviço abrange quase 68%.