A China está dando passos largos na construção de um megalaboratório na Província de Sichuan. O laboratório vai produzir energia limpa a partir de fusão nuclear. As novidades do projeto foram divulgadas na sexta-feira 9, por Peng Xianjue, professor da Academia Chinesa de Engenharia Física.
A medida representa um avanço significativo para a China. O país é responsável pela produção de 11% do CO2 global, de acordo levantamento publicado pela Carbon Brief. A energia por fusão nuclear é considerada muito limpa.
Além de poluir menos, o projeto também deve gerar mais energia do que as demais fontes adotadas na China. O megalaboratório vai contar com uma máquina tecnológica conhecida como Z-pinch — que replica as reações de fusão de uma bomba termonuclear por meio da pressão magnética criada por um pulso elétrico extremamente forte.
Segundo o professor Peng Xianjue, o aparelho reproduz 50 milhões de amperes de eletricidade. O valor representa cerca de duas vezes mais do que a energia produzida por um dispositivo semelhante à Z-pinch instalado nos Laboratórios Nacionais de Sandia, do Departamento de Energia dos EUA.
A fusão nuclear consiste em forçar dois núcleos atômicos a se unirem sob condições intensas. O resultado disso é a criação de um único núcleo, mais pesado, que se converte em energia e, posteriormente, em eletricidade. “A ignição por fusão é um grande tesouro da ciência e da tecnologia no mundo de hoje”, afirma Xianjue.
ou seja….mais um PRODUTOR de VAPOR.
Ainda não saímos da “revolução industrial”…vapor, vapor…vapor.
e suas CALDEIRAS PESADÍSSIMAS!
Mas já é um progresso, pois não emite radiação e se der merda é só desligar a tomada..
já nos reatores nucleares de acima de 500 megawatts…se der defeito no resfriamento…ninguem para a reação nuclear e vai derretendo o solo e soltando radiação como fumaça de vulcão..por décadas.
Por isso o Brasil investe em reatores de 50 Megawatts…pequenos…é mais fácil gastar seu combustivel e/ou lacra-lo.
DESENTRALIZAÇÃO NUCLEAR só em lugares estratégicos é a melhor opção
Meus caros, a imagem mostra uma usina de fissão nuclear. Sugiro a imagem ilustrativa que remeta ao Sol.
É só um pitaco de quem não tem o que fazer nessa hora, mas seria mais condizente com a idéia por trás dos projetos de fusão.
Nobre José Adailton Dos Santos;
Tu estás certíssimo, pois no centro do DEAT = DISTRIBUIDOR ENERGÉTICO ATÔMICO TERMONUCLEAR que os antigos faraós, chamavam primitivamente e indevidamente de DEUS SOL:
Existe o descomunal REAT = REATOR ENERGÉTICO ATÔMICO TERMONUCLEAR, que pelo processo de FUSÃO, transforma hidrogênio em hélio.
Por ter demonstrado considerável inteligência, tu és digno de acessar nosso blogger DESCOBERTAS CIENTÍFICAS AVANÇADAS.
Estranho essa informação pois a China e vários outros Países participam de um projeto de fusão nuclear chamado ITER que esta em fase de montagem na França, com precisão de inicio de operação para 2025. Talvez mudaram de ideia com as mudanças na atual politica internacional.
Quem confia? Pode escapar do laboratório, assim como o SARS-Covid.